Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Entenda o que é uma bateria selada e suas aplicações

Baterias Estacionárias

Entenda o que é uma bateria selada e suas aplicações

bateria-selada
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

A bateria selada é também conhecida como bateria de chumbo-ácido, dividida em dois tipos de tecnologia, Ventilada – Convencional e EFB (Eletrólito livre) e VRLA – AGM e Gel (Eletrólito imobilizado). 

Quais os modelos que existem?

É possível encontrar bateria selada em diferentes tensões e capacidades. 

A bateria selada de 12V é a habitual, mas existem mais opções, como 2V, 6V e 24V. Já no que diz respeito ao armazenamento de carga elétrica, temos baterias menores, que vão de 1,3 Ah (Ampère-Hora), até 2000 Ah – podendo ter capacidades maiores a depender do projeto.

Há algumas baterias menores que são utilizadas para alimentar eventuais dispositivos eletrônicos, como computadores, em caso de queda de energia. É muito comum encontrarmos equipamentos que se utilizam de bateria selada 12 V 7Ah.

Quais as vantagens de optar por uma bateria selada?

A seguir, você vai conhecer mais das características e das vantagens de escolher uma bateria selada:

Possui menores riscos de vazamento

Uma das vantagens de optar por uma bateria selada é que ela possui menos riscos de vazamento ácido, já que não há nenhum acesso do elemento ao exterior da bateria. Dessa forma, o risco de danos aos equipamentos eletrônicos que estejam ao redor é bastante diminuído.

Dispensa a manutenção

Não há necessidade de qualquer tipo de manutenção; a bateria selada é projetada com a quantidade de água adequada para perdurar por toda a vida útil da peça.

Quais os compradores ou negócios que mais se beneficiam com a bateria selada?

Imagem de ambiente que poderia ser beneficiado com o uso da bateria selada

Dentre outras vantagens da bateria selada está a comodidade em não ter que realizar manutenção e verificação do nível de água.

Os mais diversos tipos de baterias se beneficiam com a tecnologia de baterias seladas, e a Moura conta com a linha mais completa, confira: 

Linha Clean

As baterias seladas da linha Clean da Moura foram projetadas para aplicações estacionárias como nobreaks, GTDE, petróleo e gás. Elas têm uma maior resistência à ciclagem, temperatura e podem permanecer em regime de flutuação por muito mais tempo que as baterias comuns.

Também são certificadas pela Anatel para aplicações em telecomunicações, pois possuem os mais altos níveis de exigência. Além disso, também são certificadas pelo Inmetro. Essas baterias possuem um sistema de segurança que permite que elas sejam utilizadas no mesmo ambiente que os equipamentos eletrônicos. Também são adaptadas ao clima tropical do Brasil, podendo operar em temperaturas altas.

VRLA Estacionária

Já a linha VRLA de baterias estacionárias da Moura é ideal para ambientes controlados. Possui vida útil prolongada, maior durabilidade quando alocada em ambientes de temperatura controlada (até 25°C), mais potência instantânea, pois possuem baixa resistência interna e garantem maior aceitabilidade de carga de alta corrente.

A tecnologia VRLA reduz a liberação de gases e permite que a peça seja posicionada deitada. A bateria selada VRLA também é versátil para a utilização em locais remotos e tem a sua energia garantida.

Além dessa bateria estacionária ser utilizada na estação central de telecomunicação, ela serve para equipamentos médico-hospitalares, caixas eletrônicos 24h, caixas de lojas e supermercados, plataformas de petróleo (offshore), religadores e UPS/Nobreaks.

Imagem de grandes máquinas industriais amarelas que fazem uso da bateria selada.

Como temos visto, as aplicações das baterias estacionárias também são beneficiadas pela bateria selada.

Tecnologia VRLA na linha automotiva AGM 

As baterias AGM (Absorbent Glass Mat) são muito indicadas para automóveis de alto desempenho que precisam ainda mais das baterias. Em português, a sigla significa “manta de fibra de vidro absorvente” e se refere a absorção total da solução ácida (eletrólito) em seus separadores. Por isso, a bateria não degrada e não derrama líquido como ocorre na bateria inundada.

Isso acontece por conta do separador AGM que mantém o eletrólito em suspensão, mantendo-o em constante contato com o material ativo das placas. Isso também resulta numa maior eficiência quando ambas descarregam e recarregam, proporcionando mais durabilidade que as baterias convencionais e também um maior desempenho elétrico para o automóvel. 

Baterias EFB

As baterias Enhanced Flooded Battery, conhecidas como EFB ou baterias convencionais melhoradas, em português, são baterias bastante recomendadas para carros que contam com o sistema start-stop

Algumas montadoras têm apostado nessa tecnologia em seus projetos por ter um custo mais baixo e resultados elétricos parecidos com o da bateria AGM. Mas é aconselhado sempre consultar o manual veículo para uma correta aplicação. 

A bateria EFB é a inovação das próprias baterias convencionais (ou SLI); a EFB é mais usada em veículos que exigem cargas bem ligeiras, como aqueles embarcados com o sistema start stop, que necessitam dar muitas partidas ao longo do percurso.

O que é o sistema start stop?

O sistema start stop é o responsável por desligar o motor do automóvel de forma automática quando ele pára e por voltar a ligá-lo de maneira automática quando o condutor deseja movimentar o veículo. 

Entre os principais objetivos do sistema, estão: reduzir a emissão de CO2 e diminuir o consumo de combustível.

Agora que você aprendeu o que é uma bateria selada, não terá dúvidas sobre a sua próxima compra de baterias, não é verdade? Leia sempre os nossos conteúdos e continue bem informado. E, não se esqueça, precisou de bateria automotiva é só acessar o portal online de agendamento da Moura, o jeito mais fácil de adquirir sua peça nova:

botão que leva até o mourafacil.com

Gostou do artigo? Acesse o nosso site e conheça as baterias estacionárias da linha Moura!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Acumulação de Energia

Confira o portfólio Moura para negócios industriais

Por aqui dizemos que o nosso sucesso depende do sucesso dos nossos clientes. É por isso que muito mais que...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos