às |Atualizado às
Quando falamos de sistemas de energia de reserva e sustentáveis, dois tipos de baterias costumam ser mencionados com frequência: baterias nobreak ventiladas e baterias nobreak VRLA. Cada uma dessas baterias possui características específicas que as tornam adequadas para diferentes aplicações.
Neste conteúdo, vamos te explicar as principais diferenças entre esses tipos de baterias, ajudando você a entender qual delas pode ser a melhor escolha para seu projeto.
As baterias nobreak (ou UPS, do inglês “Uninterruptible Power Supply”) são projetadas para fornecer energia temporária durante quedas ou interrupções elétricas.
Elas são muito usadas em escritórios, Data Centers e residências para proteger equipamentos eletrônicos sensíveis — como, por exemplo, computadores e servidores. Duas das suas opções mais comuns são:
Ambas têm seus próprios benefícios e a escolha entre elas depende de fatores como manutenção, custo, segurança e aplicação específica que receberá as baterias. A seguir falaremos um pouco mais sobre cada uma.
As baterias nobreak com eletrólito livre são baterias de chumbo-ácido tradicionais, onde os eletrodos estão imersos em uma solução líquida de ácido sulfúrico + água desmineralizada.
São muito utilizadas quando é possível aplicar em ambientes sem climatização. Entre as suas principais características, é interessante destacar que:
Já as baterias nobreak VRLA (Valve-Regulated Lead-Acid) são reguladas por válvulas que recombinam internamente os gases produzidos durante a operação — o que ajuda a minimizar a liberação de gás e a perda de eletrólito.
As qualidades destacadas nessas baterias são, principalmente:
Se você precisa proteger equipamentos eletrônicos durante quedas curtas de energia na sua operação, as baterias nobreak são a escolha ideal.
Entre baterias nobreak ventiladas e VRLA, sua escolha depende da necessidade de manutenção, orçamento e segurança. As baterias ventiladas podem ser econômicas onde não há possibilidade de climatização. Já as VRLA oferecem mais segurança no manuseio e menor espaço para instalação, além de poderem ser utilizadas em diversas posições.
Nesse sentido, tenha em mente três pontos principais na hora de escolher:
Todas têm seus méritos para diferentes demandas, e esses pontos ajudam na ponderação da decisão final.
Gostou desse conteúdo e quer mais informações? Entre em contato com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas! Confira o portfólio completo da Moura com qualidade e confiança reconhecida no mercado, além do suporte necessário desde a escolha até o descarte adequado.