A maioria dos motoristas não sabe o que é e para que serve a amperagem de bateria. São muitas as dúvidas sobre o assunto. Por isso, neste post, resolvemos trazer algumas informações importantes sobre o tema. Você vai aprender o que é amperagem, para que ela serve, quais os tipos que existem e qual é a importância da amperagem de bateria para o automóvel.

Ficou curioso para aprender tudo com a gente? Então, vamos lá!

O que é amperagem de bateria?

Apesar de ser o mais conhecido popularmente, o termo ‘amperagem’ refere-se a capacidade nominal, que nada mais é do que a quantidade de energia elétrica que a bateria pode fornecer à 25°C em um regime de 20 horas até que a tensão nos seus terminais atinja 10,5V. 

Segundo o Sistema Internacional de Unidades,ampere é a unidade de medida da corrente elétrica. Ele simboliza a capacidade que a bateria tem de armazenar e distribuir energia em descarga para o sistema elétrico do automóvel a cada hora. No entanto, a definição de como a amperagem de bateria atua pode ser complexa, mas podemos dizer que quanto maior for o ampere, maior a capacidade que a peça tem de atender a demanda de energia dos dispositivos do automóvel.

Isso inclui o motor de partida e/ou Start & Stop, por exemplo. Quanto mais equipamentos e sistemas eletrônicos o automóvel possui, maior será a amperagem de bateria. No entanto, é necessário que haja distribuição de energia suficiente para que nenhum dos componentes sejam afetados quando todo o conjunto elétrico estiver em pleno funcionamento.

Qual é a função da amperagem dentro do automóvel?

A amperagem de bateria é a medida da sua energia e é baseado em relação ao seu consumo em relação a gasto/hora. É a força que a bateria tem que fazer para distribuir eletricidade para vários componentes do automóvel. Portanto, quanto mais completo for o seu carro, mais alta será a amperagem de bateria.

Os valores variam, mas é importante checá-los de acordo com as mudanças do automóvel. A instalação dos componentes que não são originais pode consumir mais energia. A bateria com a carga fraca ainda pode gerar falhas, tanto no sistema elétrico, quanto eletrônico, do seu carro.

Portanto, preste atenção ao tipo de automóvel que você tem. Essa medida é importante para que você possa identificar qual é a melhor bateria para o seu veículo. Entretanto, caso tenha dúvida, dê uma olhada no manual do carro, pois a bateria é especificada pela fábrica.

No automóvel, a amperagem de bateria pode afetar até o funcionamento do motor, do som ou dos faróis. Caso você faça alguma adaptação em seu veículo e coloque acessórios elétricos, você terá que trocar o alternador do carro por outro mais forte e de maior amperagem para que tudo funcione bem.

Outro alerta, é que enquanto a voltagem se refere à tensão (potencial elétrico entre dois pontos), a amperagem de bateria se refere à corrente, ou seja, ao fluxo ordenado de partículas portadoras de cargas elétricas. Portanto, quanto maior for a voltagem, mais energia poderá fluir, mesmo que a amperagem da bateria for a mesma.

rua com muitos carros com diferentes medições da amperagem de bateria

Fique atento a amperagem de bateria automotiva na hora de fazer a troca no seu carro.

Qual é a importância de escolher uma bateria com a amperagem certa?

Quando você escolhe a bateria com a amperagem correta, você evita vários problemas no seu automóvel. Se a bateria tem a amperagem menor que a original, ou seja, a indicada no manual de proprietário do automóvel, você poderá ter dificuldades na hora de dar a partida do veículo. Isso é, sem dúvida, um problema sério, ainda mais em dias frios, onde a ignição geralmente é mais afetada pela baixa temperatura.

Por outro lado, se a bateria tem a amperagem acima da capacidade do seu alternador, será difícil repor a carga da peça ou mantê-la. Você vai demorar mais tempo do que é especificado para carregar a sua bateria, o que também pode acarretar problemas durante o funcionamento dos equipamentos. 

Por isso, a Moura informa que a bateria nova pode ter uma amperagem no máximo 50% maior que a original para que se possa usar o mesmo alternador. Ainda sim, é importante lembrar que os fabricantes não aconselham a utilização de peças que não estejam no catálogo oficial. 

Problemas que podem ser gerados pelo uso da bateria errada:

Nunca é demais lembrar os prejuízos que podem ser causados pela escolha errada da bateria. Uma bateria com dimensões maiores pode não caber no fixador e, assim, danificar as peças e causar vazamentos, problemas que não podem ser resolvidos com o uso da garantia. Outro motivo que pode contar para evitar a compra de uma bateria mais potente que a original é o custo mais elevado somado a falta de necessidade de uma maior amperagem.  

Por conta disso, sempre que trocar a bateria original, faça isso por uma peça equivalente. Se o automóvel foi comprado usado e a bateria veio com uma amperagem muito maior, mesmo que você não tenha problemas com a peça, troque-a por uma equivalente a original quando a vida útil terminar. Afinal de contas, é melhor prevenir do que remediar os problemas, não é verdade?

Como não errar na hora de escolher a amperagem de bateria?

Verifique as informações no manual do seu automóvel. Lá, você encontra todas as informações necessárias sobre o veículo. Em seguida, escolha a bateria, não pelo preço, mas pela qualidade e a durabilidade da peça. Além disso, toda a bateria tem selo de qualidade Inmetro. Portanto, verifique se está tudo de acordo com a sua. 

Outro detalhe é com relação ao tempo de garantia da peça. Preencha o termo de garantia na hora da compra, pois isso será importante caso você precise trocar a bateria. Além da garantia, veja o que a cobertura cobre, como é a sobrecarga da bateria e o que anula na garantia do produto.

infográfico sobre amperagem de bateria

Como você pode ver, ficar de olho na amperagem de bateria é a sua garantia para que a peça funcione bem, não é verdade? Na hora de trocar a bateria automotiva, escolha marcas que garantem a qualidade e a durabilidade da peça!

botão que leva até o mourafacil.com

Gostou do nosso conteúdo? Continue acessando o nosso blog e fique por dentro das novidades!