Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

A amperagem de bateria é um dado essencial sobre o produto

Bateria Automotiva

A amperagem de bateria é um dado essencial sobre o produto

6 min

A maioria dos motoristas não sabe o que é e para que serve a amperagem de bateria. São muitas as dúvidas sobre o assunto. Por isso, neste post, resolvemos trazer algumas informações importantes sobre o tema. Você vai aprender o que é amperagem, para que ela serve, quais os tipos que existem e qual é a importância da amperagem de bateria para o automóvel.

Ficou curioso para aprender tudo com a gente? Então, vamos lá!

O que é amperagem de bateria?

Apesar de ser o mais conhecido popularmente, o termo ‘amperagem’ refere-se a capacidade nominal, que nada mais é do que a quantidade de energia elétrica que a bateria pode fornecer à 25°C em um regime de 20 horas até que a tensão nos seus terminais atinja 10,5V. 

Segundo o Sistema Internacional de Unidades,ampere é a unidade de medida da corrente elétrica. Ele simboliza a capacidade que a bateria tem de armazenar e distribuir energia em descarga para o sistema elétrico do automóvel a cada hora. No entanto, essa percepção de como uma bateria funciona por dentro pode ser um pouco opaca. Basta saber que, quanto maior for o ampere da peça, mais potência a bateria terá para suprir às demandas de energia do veículos.

Isso inclui o motor de partida e/ou Start & Stop, por exemplo. Se um carro possui muitos dispositivos dependentes de energia em seu sistema, ele precisará de uma bateria com uma amperagem alta. É necessário que haja distribuição de energia suficiente para que nenhum dos componentes sejam afetados quando todo o conjunto elétrico estiver em pleno funcionamento.

Qual é a função da amperagem dentro do automóvel?

A amperagem de bateria é a medida da sua energia e é baseado em relação ao seu consumo em relação a gasto/hora. É a força que a bateria tem que fazer para distribuir eletricidade para vários componentes do automóvel. Portanto, quanto mais completo for o seu carro, mais alta será a amperagem de bateria.

Os valores variam, mas é importante checá-los de acordo com as mudanças do automóvel. A instalação dos componentes que não são originais pode consumir mais energia. A bateria com a carga fraca ainda pode gerar falhas, tanto no sistema elétrico, quanto eletrônico, do seu carro.

Portanto, preste atenção ao tipo de automóvel que você tem. Essa medida é importante para que você possa identificar qual é a melhor bateria para o seu veículo. Entretanto, caso tenha dúvida, dê uma olhada no manual do carro, pois a bateria é especificada pela fábrica.

No automóvel, a amperagem de bateria pode afetar até o funcionamento do motor, do som ou dos faróis. Caso você faça alguma adaptação em seu veículo e coloque acessórios elétricos, você terá que trocar o alternador do carro por outro mais forte e de maior amperagem para que tudo funcione bem.

Outro alerta, é que enquanto a voltagem se refere à tensão (potencial elétrico entre dois pontos), a amperagem de bateria se refere à corrente, ou seja, ao fluxo ordenado de partículas portadoras de cargas elétricas. Portanto, quanto maior for a voltagem, mais energia poderá fluir, mesmo que a amperagem da bateria for a mesma.

Imagem de rua com muitos carros com diferentes medições da amperagem de bateria

Fique atento a amperagem de bateria automotiva na hora de fazer a troca no seu carro.

Qual é a importância de escolher uma bateria com a amperagem certa?

Quando você escolhe a bateria com a amperagem correta, você evita vários problemas no seu automóvel. Se a bateria tem a amperagem menor que a original, ou seja, a indicada no manual de proprietário do automóvel, você poderá ter dificuldades na hora de dar a partida do veículo. Isso é, sem dúvida, um problema sério, ainda mais em dias frios, onde a ignição geralmente é mais afetada pela baixa temperatura.

Por outro lado, se a sua bateria tem a amperagem acima da capacidade do seu alternador, será difícil repor essa carga na peça, assim como será difícil fazer esta carga durar. Quando for a hora de carregá-la, o processo irá demorar mais tempo do que normal, o que pode acarretar alguns problemas no funcionamento dos equipamentos do veículo.

Por isso, a Moura informa que a bateria nova pode ter uma amperagem no máximo 50% maior que a original para que se possa usar o mesmo alternador. Ainda sim, é importante lembrar que os fabricantes não aconselham a utilização de peças que não estejam no catálogo oficial. 

Problemas que podem ser gerados pelo uso da bateria errada:

Nunca é demais lembrar os prejuízos que podem ser causados pela escolha errada da bateria. Uma bateria com dimensões maiores pode não caber no fixador e, assim, danificar as peças e causar vazamentos, problemas que não podem ser resolvidos com o uso da garantia. Outro motivo que pode contar para evitar a compra de uma bateria mais potente que a original é o custo mais elevado somado a falta de necessidade de uma maior amperagem.  

Por conta disso, sempre que trocar a bateria original, faça isso por uma peça equivalente. Se o automóvel foi comprado usado e a bateria veio com uma amperagem muito maior, mesmo que você não tenha problemas com a peça, troque-a por uma equivalente a original quando a vida útil terminar. Afinal de contas, é melhor prevenir do que remediar os problemas, não é verdade?

Como não errar na hora de escolher a amperagem de bateria?

Verifique as informações no manual do seu automóvel. Lá, você encontra todas as informações necessárias sobre o veículo. Em seguida, escolha a bateria, não pelo preço, mas pela qualidade e a durabilidade da peça. Além disso, toda a bateria tem selo de qualidade Inmetro. Portanto, verifique se está tudo de acordo com a sua. 

Outro detalhe é com relação ao tempo de garantia da peça. Preencha o termo de garantia na hora da compra, pois isso será importante caso você precise trocar a bateria. Além da garantia, veja o que a cobertura cobre, como é a sobrecarga da bateria e o que anula na garantia do produto.

Infográfico sobre amperagem de bateria

Como você pode ver, ficar de olho na amperagem de bateria é a sua garantia para que a peça funcione bem, não é verdade? Na hora de trocar a bateria automotiva, escolha marcas que garantem a qualidade e a durabilidade da peça!

botão que leva até o mourafacil.com

Gostou do nosso conteúdo? Continue acessando o nosso blog e fique por dentro das novidades!

 


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Moura lança nova geração de baterias automotivas de alta performance

Uma nova geração de baterias automotivas tecnológicas. Líder em vendas na América do Sul e peça original de metade de

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos