Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Quanto tempo dura uma bateria de carro? Saiba mais!

Bateria Automotiva

Quanto tempo dura uma bateria de carro? Saiba mais!

5 min

A bateria do automóvel é uma peça importante para que seu carro ligue e funcione normalmente. Ela é constituída de placas de chumbo (positivas e negativas) e solução de ácido sulfúrico (eletrólito), que ficam alojados dentro de uma caixa plástica. Mas você sabe quanto tempo dura uma bateria de carro?

Neste post, vamos falar sobre o assunto. Você também vai saber quais os fatores que aumentam ou diminuem a durabilidade desta peça. Quer ficar por dentro do nosso tema e aprender como aumentar a vida útil da bateria do seu automóvel? Então, continue com a gente e leia o nosso artigo!

Quanto tempo dura uma bateria de carro?

Se você deseja saber quanto tempo dura uma bateria de carro, é preciso pensar que a vida útil do equipamento varia muito. Antes de tudo, é preciso saber que a vida útil do equipamento varia muito. No entanto, é inegável que existem marcas com maior durabilidade. A Moura, por exemplo, tem a linha Automotiva, que foi projetada para aumentar a segurança e a durabilidade demandada pelos veículos com maior eletroeletrônica embarcada, garantindo assim o desempenho e a performance dos equipamentos.

Segundo especialistas, há baterias que tem em média, uma durabilidade de 2 a 3 anos, mas esse tempo de vida útil pode cair pela metade se o dono do automóvel não tiver os devidos cuidados que explicaremos no próximo tópico deste artigo.

Quais os fatores que diminuem o tempo de vida útil da bateria automotiva?

Listamos, abaixo, alguns dos principais motivos de desgaste excessivo das baterias:

Temperatura

O calor e o frio são os elementos que mais influenciam a condução de eletricidade. Assim, como os polos da bateria, liga de chumbo e o fios dos terminais do veículo conectados  à bateria são feitos de metal, as temperaturas extremas mudam a forma de reação dessas peças, o que altera sua capacidade de transmitir energia. No entanto, é comum que a bateria puxe mais energia durante o frio. Isso acontece devido a retração das peças que geram uma sobrecarga de calor, quando as reações químicas são aceleradas, em contrapartida, as altas temperaturas alteram a reação interna da bateria, e consequentemente acelera o processo de corrosão das ligas de chumbo, antecipando a morte natural.

Uso de faróis, lâmpadas internas e rádio

Naturalmente, a vida útil da bateria automotiva diminui se você usá-la com mais frequência ou intensidade. Observar o seu uso e os dispositivos elétricos são duas formas de saber quanto tempo dura uma bateria de carro. Por isso, preste atenção nos faróis e no rádio. Não os deixe ligados, com o veículo desligado, pois eles aumentam o consumo de energia, o que, com o tempo, pode diminuir a longevidade da peça.

Sujeira nas conexões

Com o passar do tempo, todas as peças, sejam de um carro zero quilômetro ou antigo, podem se desgastar e ficar sujas. Isso é algo normal, porém, quando você não limpa os itens do automóvel, pode causar uma série de problemas no seu funcionamento, inclusive afetar a longevidade da bateria.

Veículo parado

Você sabia que deixar o veículo parado pode prejudicar a vida útil da bateria? Isso mesmo! Quando o automóvel fica estacionado por longos períodos de tempo, mais de um mês, por exemplo, isso pode descarregar a peça. Portanto, mesmo que você não ligue algum dispositivo, a própria estrutura do carro vai puxar alguma energia passivamente, o que desgasta ainda mais as células da peça. Sendo assim, recomenda-se  deixar um responsável para funcionar o veículo por 5 minutos regularmente.

Imagem de carros demonstrando quanto tempo dura uma bateria de carro no trânsito

Entenda quanto tempo dura uma bateria de carro e como cuidar melhor da vida útil dessas peças

O que fazer para aumentar a durabilidade?

Confira boas práticas para que sua bateria dure mais:

Limpe os terminais da bateria

Se você deseja saber quanto tempo dura uma bateria de carro e como aumentar a durabilidade da peça, a primeira dica é limpar os terminais. Esse é um procedimento padrão que pode prolongar a vida útil. Por isso, sempre que você tiver problemas para dar a partida do automóvel, observe a peça e veja se ela precisa de algum reparo. Faça o mesmo em verificações de rotina, o procedimento costuma ser simples e rápido. Para fazer, basta passar um pouco de bicarbonato de sódio com água, esperar a espuma aparecer, removê-la e secar bem.

Recarregue a bateria

Outra dica para saber quanto tempo dura uma bateria de carro é prestar atenção no funcionamento do veículo. Se ele “engasgar”, ou seja, não funcionar bem na estrada, é hora de recarregar a peça. No entanto, é muito comum os motoristas tentarem dar uma última carga na bateria com uma chupeta. Essa pode ser uma boa solução para quem precisa sair do meio da estrada, no entanto, o procedimento não é o ideal, pois pode gerar consequências negativas ao sistema de funcionamento. 

Substitua a peça

Outra dica para saber quanto tempo dura uma bateria de carro é você observar se o carro não liga de jeito algum, deve-se chamar um profissional qualificado para analisar a bateria, caso o parecer seja negativo, essa é a hora de trocar a peça. Por isso,  havendo tempo e recursos, faça a substituição se necessário. E, ao fazer a troca, descarte a bateria de forma adequada, pois esse tipo de lixo pode gerar diversos impactos, como destruição do meio ambiente e intoxicações.

Evite a bateria recondicionada

É importante ressaltarmos que você deve evitar a bateria recondicionada. Esse tipo de bateria não é um bom negócio. Também não vá atrás de receitas milagrosas, o importante é ter prudência na hora da compra do produto e também na preservação do mesmo, pois os riscos de acidentes são grandes. A manutenção da peça deve ser feita por uma pessoa especializada, que entenda bem o funcionamento da bateria. 

botão que leva até o mourafacil.com

Agora que você já sabe quanto tempo dura uma bateria de carro, comece a cuidar da peça para que não fique sem ela! Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para gente nos comentários!


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Comprar um carro ou assinar: qual é o negócio mais vantajoso?

Diante da encruzilhada entre comprar um carro ou aderir a um programa de assinatura de veículos, a decisão se torna

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos