Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Conheça os principais tipos de fusíveis automotivos

Conheça os principais tipos de fusíveis automotivos

tipos-de-fusiveis-automotivos
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Panes elétricas em carros, caminhões e outros veículos não são incomuns. Mas alguns motoristas, ao notar que itens como o rádio e o farol pararam de funcionar, negligenciam a sua manutenção. 

O que muitos motoristas não sabem é que a situação poderia ser resolvida com uma simples análise dos tipos de fusíveis automotivos, para entender se algum deles apresenta defeito.

Em muitos casos, tudo o que precisa ser feito é a troca dessas pequenas peças. Apesar da simplicidade da questão, um pouco de conhecimento técnico sempre é bem-vindo para pequenas manutenções.

Para ajudar você em situações assim, explicaremos como funciona um fusível e apresentaremos quais são os tipos de fusíveis automotivos. Continue com a gente e confira!

O que são fusíveis automotivos?

Os fusíveis automotivos são dispositivos feitos para proteger o sistema elétrico dos veículos de eventuais sobrecargas. Funcionam de maneira similar aos disjuntores dos quadros de energia domiciliares, protegendo os aparelhos elétricos. Assim, conseguem interromper o fluxo de uma carga de eletricidade e evitar que aparelhos e outros itens do seu carro sofram uma sobrecarga.

Todos os carros possuem uma série de fusíveis, de tamanhos e amperagens diferentes entre si, juntos em uma única caixa. Normalmente, a caixa de fusíveis está do lado esquerdo do motorista, abaixo do painel. 

Ao procurar pela caixa de fusíveis, o motorista deve encontrar algo parecido com isso:

uma caixa de fusíveis automotivos está à mostra

Caixa de fusíveis automotivos

 

Quais os principais tipos de fusíveis de um carro?

A troca de um fusível é simples. Você só precisa retirar o fusível antigo e colocar um novo. Para saber qual deles comprar, é preciso conhecer os tipos de fusíveis automotivos. Eles são separados por cores, com cada uma representando uma unidade de medida da corrente elétrica (ampere):

  • Natural (transparente) — 25 A;
  • Marrom e Laranja — 5 a 7,5 A;
  • Vermelho — 10 A;
  • Amarelo — 20 A;
  • Verde — 30 A.

Além da separação por cores, os tipos de fusíveis automotivos também são diferenciados por modelo e função. Conheça os principais: 

Fusíveis de louça (cerâmica)

Recomendados para circuitos de alta tensão. Conseguem interromper grandes sobrecargas elétricas.

Fusíveis de vidro

Apresenta estrutura visível, facilitando a inspeção de suas condições. É indicado para cargas menores.

Fusíveis Lâminas

Apresentam alta resistência térmica e são efetivos contra choques elétricos e mau contato.

Minilâminas

São os menores dentre os tipos de fusíveis automotivos, mas muito utilizados em carros novos.

Fusíveis Máxi

Já esses são os maiores entre os tipos de fusíveis automotivos. São usualmente aplicados para sons dos carros.

Um homem com roupas de mecânico está observando o interior do capô de um veículo

Conhecer os tipos de fusíveis automotivos é essencial na hora de fazer a manutenção de um item que não funciona.

Como funciona um fusível?

De forma simples e direta, a função de um fusível automotivo é queimar. Ele age como uma barreira que recebe toda sobrecarga antes que esta chegue aos itens elétricos do veículo.

Isso é possível, pois dentro do fusível há um filamento que se rompe toda vez que a quantidade de amperagem é maior que a suportada. Quando a carga elétrica chega, o fusível derrete e interrompe a sequência antes que alcance os aparelhos.

Ao verificar se um fusível está queimado, você deve encontrar algo como uma lâmpada queimada. Se a lâmina estiver rompida, seu fusível precisa ser trocado.

Quais são os problemas mais comuns?

Em geral, os diferentes tipos de fusíveis automotivos só são danificados por cargas elétricas. Por essa razão, não há como prever o tempo médio de uso dessas peças. Eles podem durar 1 dia ou alguns anos.

Um fusível queimar não é exatamente um problema, pois essa é basicamente a sua função. Porém, você pode ter algumas dificuldades caso utilize fusíveis com amperes maiores que o necessário.

Por exemplo, se a sua corrente elétrica for de 15A e você utilizar um fusível de 25A, a sobrecarga ultrapassará a peça e chegará até os componentes elétricos. Por isso, preste sempre atenção nas cores e na potência na hora de escolher os tipos de fusíveis automotivos.

Como os fusíveis se relacionam com o resto da parte elétrica e com a bateria veicular?

Os fusíveis se relacionam diretamente com a parte elétrica do seu carro e com a bateria, pois no final das contas todos fazem parte de um único sistema. Vamos para um exemplo para melhor entendimento:

Se você observar que os fusíveis estão queimando repetidamente e outros componentes elétricos, como setas e piscas, estão funcionando de forma desordenada, significa que o veículo está com problemas e que a origem possivelmente é a bateria.

Acontece que a bateria é a responsável por alimentar todo sistema elétrico do seu carro. Dependendo da marca, esse componente pode não apresentar força suficiente por um longo período.

Nessas situações, se a bateria não consegue segurar carga e trabalhar de maneira correta, o risco de pane elétrica é alto. Assim, mesmo que o carro ainda dê a partida, é recomendável trocar a bateria para garantir que os fusíveis e outros equipamentos elétricos do carro sejam preservados.

Troque sua bateria pelo Moura Fácil!

Podemos considerar os diferentes tipos de fusíveis automotivos como verdadeiros guardas dos seus aparelhos elétricos. Sem eles, tenha certeza de que seria praticamente impossível usufruir de todo o conforto e comodidade que o seu carro apresenta. 

Mas, se seus fusíveis ainda estão bons, que tal conferir a bateria? Como vimos, é essencial contar com uma bateria de qualidade a fim de garantir que os fusíveis cumpram o seu papel corretamente!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é habilitação ACC e quem precisa tirar?

A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos