br

START-STOP TECNOLOGIA

É a tecnologia que desliga o motor do automóvel de forma automática quando ele pára e volta a ligá-lo, instantaneamente, quando o motorista deseja movimentar o veículo.

Saiba mais

POR QUE É IMPORTANTE?

10%

De redução no consumo de combustível

7%

De redução na emissão dos gases do efeito estufa

75%

Dos carros na América do Sul que possuem essa tecnologia são equipados pela Moura

Essa tecnologia pode reduzir o consumo de combustível em até 10%, além de reduzir até 7% a emissão de gases que causam o efeito estufa.

Apesar de os números parecerem insignificantes, na prática, as pequenas vantagens dessa tecnologia fazem uma grande diferença para o meio ambiente e o bolso do consumidor.

Vamos mostrar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia start-stop e como a Moura pode te ajudar a combinar performance e economia no seu dia a dia. Afinal, 75% dos carros fabricados na América do Sul possuem essa tecnologia, usando as baterias Moura.

Start-Stop:
saiba tudo sobre essa tecnologia!

O sistema Start-Stop é uma tecnologia que vem se tornando cada vez mais popular. Seu benefícios são variados e seu funcionamento é, ao mesmo tempo, simples e sofisticado. Por esse mesmo motivo, muitas informações acabam atrapalhando a compreensão correta de como este sistema opera e quais são as melhores práticas para quem o possui em seu veículo.

Foi pensando nisso que nós preparamos um conteúdo especial onde te explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o sistema Start-Stop, cobrindo as principais dúvidas e desvendando as melhores práticas para que você consiga usar todo o potencial desta tecnologia.

Mas afinal: o que é Start-Stop?

Você está parado em uma grande avenida, preso a quilômetros de engarrafamento. São centenas de carros com motores ligados esperando o desafogo do trânsito. Alguns motoristas desligam os motores para tentar economizar um pouco de combustível, mas o trabalho mecânico de dar partida a todo momento é penoso. Horas depois, o trânsito volta ao normal e você percebe que o ponteiro do marcador de combustível desceu mais do que deveria.

Essa cena, que todos conhecemos muito bem, tem dois custos enormes: gasto excessivo de combustível e emissão de gases tóxicos. O sistema Start-Stop foi desenvolvido justamente para minimizar este problema. Como? Através do desligamento automático do motor quando o veículo pára e a retomada da ignição quando pressionada a embreagem (nos veículos manuais) ou retirada do pé do pedal de freio (nos veículos automáticos).

Estudos demonstram que esta tecnologia tem capacidade de reduzir em até 10% o consumo de combustível. De acordo com o Departamento de Saúde e Meio Ambiente da Carolina do Sul, o veículo com motor ligado e parado gasta, em média, 1.89L/h.

Ainda, de acordo com o USAToday, o sistema Start-Stop tem capacidade de reduzir a emissão de gases estufa em até 7%.Estes números podem parecer pouco expressivos mas, na prática, fazem uma enorme diferença para o meio ambiente e para o seu bolso.

De acordo com reportagem publicada pelo UOL, as baterias Moura alcançaram a credibilidade e referência para o mercado automotivo mundial. Isto porque nós entendemos a importância de construir parcerias entre nosso time de engenheiros e parceiros em busca das melhores soluções para seu veículo.

Confira o bate papo com João Carvalho, engenheiro de Desenvolvimento de Produto das baterias Moura

Dessa forma, vamos mostrar em detalhes, tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia Start-Stop e como a Moura pode te ajudar a aliar desempenho e economia no seu dia a dia. Afinal, 75% dos carros fabricados na América do Sul com essa tecnologia, usam baterias Moura.

Como o Start-Stop funciona?

Quando você para o carro no trânsito, há um corte de energia que desliga o veículo.

Quando o veículo é posto em movimento novamente, a bateria ativa o motor de arranque, ligando o carro.

Esse processo acontece acontece, aproximadamente, de 10 a 20 vezes mais do que em veículos sem o sistema start-stop.

Todo esse sistema exige uma bateria mais robusta e um motor de arranque com uma vida útil maior.

Através de um sistema elétrico inteligente e otimizado, o Start-Stop tem características específicas a depender do tipo de transmissão do seu veículo. Para os veículos com transmissão manual, para que o motor desligue, é necessário que o carro esteja parado, desengatado e com o pedal da embreagem livre.

No caso dos veículos com transmissão automática, é o pedal de freio que deve estar pressionado. É importante lembrar que o sistema Start-Stop possui procedimentos de segurança que impedem, por exemplo, que o veículo desligue em aclive.

Como vimos ao longo deste artigo, toda essa tecnologia é alimentada pelo sistema elétrico, que identifica o melhor momento para cada decisão. Para que isso aconteça de maneira segura, otimizando o desempenho do motor e aumentando a vida útil dos componentes do seu veículo, este sistema precisa de uma alimentação desenhada especificamente para as suas necessidades.

Bateria para Start-Stop: qual devo escolher?

Os acumuladores de energia - conhecidos popularmente como baterias automotivas - sempre andaram juntos com as tecnologias disponíveis no mercado e às necessidades dos automóveis. Para cada modelo de carro, uma bateria é desenvolvida para suprir as necessidades do sistema elétrico e minimizar as chances de problemas.

É de se esperar que veículos com sistema elétricos mais robustos, embarcados com novas tecnologias de distribuição de energia e tantas outras inovações vão precisar de acumuladores novos, inteligentes e que deem suporte a estas evoluções.

Se o seu veículo possui sistema Start-Stop, você vai precisar de uma bateria que garanta o funcionamento ótimo do seu sistema elétrico. Do contrário, não apenas a vida útil da sua bateria vai diminuir, como também pode acarretar danos em diversos componentes do veículo, além da perda de eficiência.

As baterias de tipo EFB (Baterias Convencionais Melhoradas) são a evolução da bateria tradicional. Trabalham em estado parcial de carga, o que as baterias tradicionais não suportam. Isto garante a otimização e adequação às necessidades do sistema Start-Stop, sobretudo para dar suporte a maior quantidade de ignições que esta tecnologia demanda (no modelo tradicional temos, em média, 4 partidas por dia, já neste modelo de veículo, o número sobe para 100).

Imagine um eletrodoméstico de voltagem 220V ligado em uma rede elétrica que marca 110v. O que acontece? Ele funcionará abaixo do ideal. O paralelo com os automóveis é o mesmo. Para que seu veículo possa desempenhar todo seu potencial, ele deve estar “conectado” a um sistema de energia adequado.

Energia para mover o futuro

Baterias com a mais avançada tecnologia, como as feitas para o sistema start-stop, demonstram a capacidade de inovação do Grupo Moura.

Bateria Moura AGM Bateria Moura EFB
01

Melhor
desempenho

3 vezes mais ciclos

02

Motor silencioso

Com o desligamento automático do motor, os ruídos e as vibrações são interrompidos

03

Maior
vida útil

Projeto de durabilidade avançado com postes, straps e soldas fortificadas.

04

Alta
eficiência

Trabalha em estado parcial de carga.

FAQs Start-Stop

Quais são os cuidados e recomendações para veículos Start-Stop?

O sistema Start-Stop tem se tornado cada vez mais popular e está presente em diversos modelos de novos e usados no mercado brasileiro. Mesmo com sua popularidade, ainda existem muitas dúvidas sobre os cuidados mais gerais para que este componente possa funcionar da maneira correta.

Em primeiro lugar, o veículo precisa cumprir certos requisitos para que o sistema Start-Stop possa ser ativado. Por exemplo, o sistema só é ativado quando o carro atinge seu nível de temperatura normal. Isso significa que o Start-Stop não será ativado caso o veículo esteja “frio”. O motivo é que partidas em baixas temperaturas tendem a exigir mais dos componentes do motor, inclusive em relação ao gasto de combustível.

No quesito estrutural, os veículos equipados com o sistema Start-Stop possuem seus componentes construídos de maneira reforçada, para conseguir suportar a maior demanda por ignições. Neste ponto é importante ressaltar que a bateria cumpre papel fundamental no desempenho deste equipamento.

Veículos que possuem baterias não apropriadas para suportar o Start Stop irão ter sua vida útil diminuída. Em alguns casos, uma bateria em más condições pode até mesmo fazer com que o sistema todo pare de funcionar. É por isso que existem baterias fabricadas especificamente para sistemas de tipo Start Stop.

Como dito anteriormente, as baterias de tipo EFB e AGM possuem capacidade e durabilidade superior e são construídas para suprir este sistema de alto desempenho, mantendo o veículo funcionando corretamente mantendo sua estabilidade e confiabilidade.

Mesmo com o valor superior, baterias de tipo EFB e AGEM, por serem mais potentes e construídas para o sistema Start-Stop, terão uma durabilidade muito maior. Isso certamente irá se converter em uma relevante economia no longo prazo, já que você não precisará trocar sua bateria antes do tempo.

A Bateria AGM é indicada para veículos EFB?

Não. As baterias de tipo AGM (Bateria com Manta de Vidro Absorvido), são indicadas para sistemas mais complexos, que exigem uma resposta de absorção muito rápida, normalmente vinda das tecnologias de freio regenerativo. Ao contrário das baterias de tipo EFB ou às SLI (tradicionais) que são fabricadas a partir de placas de chumbo, a AGM possui um conjunto de mantas de lã de vidro que conseguem absorver os ciclos de carga de maneira muito mais rápida.

Start-Stop economiza combustível?

Sim. O sistema Start-Stop pode economizar de 5% até 10% de combustível.

Posso usar uma bateria AGM em veículo indicado para EFB ou SLI?

Não. As baterias automotivas são desenhadas especialmente para cada tipo de sistema. O uso incorreto deste item pode acarretar problemas graves no seu veículo. Consulte o manual do fabricante ou acesse MouraFácil.com e verifique qual a bateria correta para seu veículo.

Entrega, instalação e teste GRÁTIS

Pagamento na entrega

18 meses de garantia