A quarta edição do projeto Era uma vez… Brasil, iniciativa do Instituto Conceição Moura e Origem Produções, deu seu pontapé esta semana na cidade de Belo Jardim (PE), a 184 quilômetros do Recife. Mais uma vez, estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental da rede pública de Ensino terão a oportunidade de realizar intercâmbio cultural em Lisboa, Portugal. Uma experiência única de ampliação da visão de mundo através do estudo de História, mais especificamente, sobre o período de colonização do Brasil pelos portugueses.

O projeto é um programa de atividades que colabora com o desenvolvimento da cultura nacional e promove o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes, parceiro do projeto e que já acompanhou os jovens em 2016 e 2017 na viagem a Portugal.

“Muito além de proporcionar uma viagem inesquecível, o projeto estimula os estudantes a compreender a história do Brasil e refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é o de despertar o lado crítico desses adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva, é uma possibilidade dos alunos ampliarem a visão sobre os acontecimentos atuais, baseado no olhar histórico”, destaca a presidente do Instituto Conceição Moura, Taciana Moura.

Para terem uma chance de passar 10 dias nessa troca de experiências e conhecimento na capital portuguesa, professores de História e seus alunos precisam participar de uma formação e produção de Histórias em Quadrinhos (HQs). As inscrições podem ser feita pelo site: http://www.eraumavezbrasil.com.br/ e só podem participar docentes da disciplina de História da rede pública de ensino e estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II.

Na segunda etapa, 100 adolescentes participam de um Campus em Belo Jardim: durante sete dias, em período integral, participam de oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, capoeira e HQs. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto. Em novembro, acontece a última e tão esperada etapa: a viagem para Portugal com os alunos selecionados, quando os estudantes terão a oportunidade de percorrer os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil em um intercâmbio cultural em Lisboa.