19

Projeto Empreendedorismo e Inovação apresenta resultados com grupos de jovens de Belo Jardim
Soluções para negócios locais foram apresentados no Fab Lab, parceiro no projeto, no Recife
Estudantes do município de Belo Jardim, participantes do Projeto Empreendedorismo e Inovação apresentaram no Recife, os resultados alcançados com a experiência promovida pelo Instituto Conceição Moura e Fab Lab. Cinco problemas da cidade viraram cinco propostas de soluções para negócios locais dentro das áreas de tecnologia, design e negócios.
Dos 80 estudantes inscritos, 20 foram selecionados para o curso teórico-práticos no laboratório Território do Fazer – Centro de Robótica, situado na sede do Instituto, capacitados como agentes de Inovação no Letramento Tecnológico Básico em Fabricação Digital, no Desenvolvimento de Produtos de Baixa Complexidade, e na Elaboração de Plano de Negócios Simplificado. A lista de atividades contempla soluções para problemas como desperdício de alimentos, reaproveitamento de rejeitos, saúde e qualidade de vida.
Os projetos foram apresentados a empreendedores, investidores, representantes do Governo do Estado e gestores de empresas de Pernambuco para a avaliação. Conheça os projetos desenvolvidos:
Grupo 1
Problema: Aumentar a segurança dos feirantes e evitar o desperdício de lixo inorgânico
Proposta: Uso de calor para fundir sacolas de feira e papel manteiga e criar o teciplás, um material resistente e impermeável. Com ele, criaram uma pochete segura que evita furtos durante a feira e ajuda a manter o dinheiro organizado e passar troco. O grupo já tem planos de desenvolver mais produtos, como mochilas, bolsas, barracas e capas de chuva.
Grupo 2
Problema: Combater o desperdício de alimentos na feira
Proposta: Criaram uma farinha à base de casca de laranja e maracujá e, com ela, produzem biscoitos vendidos em uma embalagem feita de garrafa pet reciclada Como brinde, oferecem sementes de laranja e maracujá para plantar. O plano para o futuro é identificar mais alimentos que viram lixo e propor reuso criando produtos com alto valor nutricional e sabor.
Grupo 3
Problema: Ajudar os clientes a encontrar os produtos e feirantes
Proposta: App que conta a história da feira e cadastra feirantes com foto de perfil, produtos, sua história e contato telefônico. No futuro, o grupo pretende criar sistemas para aproximar o produtor e o artesão de seus consumidores.
Grupo 4
Problema: Controlar pragas na feira
Proposta: Uma ferramenta que diminui a presença das moscas, sobretudo em locais de venda de carnes. As soluções disponíveis no mercado são financeiramente inviáveis. A proposta do grupo é usar garrafas pet para montar armadilhas para moscas. A longo prazo, o grupo pretende continuar oferecendo soluções para controle de pragas sem venenos, sustentáveis e com menor impacto ambiental.
Grupo 5
Problema: Melhorar o espaço das barracas de feira
Proposta: Usando marcenaria e fabricação digital, o grupo criou uma coluna rotativa com prateleiras móveis para acomodar produtos de diversos formatos e tamanhos. A meta é produzir outros mobiliários mais práticos e versáteis para feiras livres.