19

Preparando a juventude para o futuro profissional
Programa Jovem Aprendiz Moura funciona em sinergia com projetos do Instituto Conceição Moura, proporcionando formação mais completa para os participantes
Ampliar as oportunidades de vida para jovens de Belo Jardim, a 184 quilômetros do Recife e que abriga o maior polo produtivo de baterias da América do Sul, é um dos compromissos firmados pelo Grupo Moura com a população da cidade. O Programa Jovem Aprendiz, este ano, contemplará uma turma com 27 jovens, e consiste na tradicional parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco (SENAI-PE) para capacitação na prática e na teoria do dia a dia de uma indústria. Mas com um diferencial: funciona em sinergia com o projeto Academia dos Desenrolados, do Instituto Conceição Moura, fazendo com que o processo de transformação seja ainda mais intenso.
Desenrolado, em bom “pernambuquês”, significa uma pessoa hábil, versátil, capaz de colocar a mão na massa e superar desafios com criatividade e eficiência. Atributos fundamentais para o crescimento profissional e, por isso, tão importante para a formação dos Jovens Aprendizes. Somente em 2018, 116 jovens participaram da Academia dos Desenrolados, sendo que uma das turmas foi toda preenchida por participantes do Programa Jovem Aprendiz Moura – e outras cinco de estudantes da rede pública de Ensino.
Em 10 encontros, de três horas de duração cada, os jovens são bombardeados com conhecimentos e atividades para desenvolver cinco competências principais: técnica, social, metodológica, liderança e atitude.
Todo o programa da Academia é baseado nos pilares iCANamy. I de “Eu”. CAN, de “Posso”. E Amy, de Academy, ou seja, Academia. A “Academia do Eu Posso”. O segredo é combinar o aprendizado de novas competências, da produtividade e inspiração inovadora com o estímulo ao autoconhecimento e potencialização dos talentos.