Moura tem como meta reduzir 50% do consumo de água em suas operações fabris

Moura tem como meta reduzir 50% do consumo de água em suas operações fabris

Empresa assumiu o compromisso de construir políticas inovadoras de redução do uso e reutilização de efluentes em seus processos industriais.


22/03/2019

Belo Jardim, cidade nordestina que é o maior polo produtivo de baterias da América do Sul, enfrenta, há séculos um desafio comum a todos os municípios encravados no semiárido: a falta de água. Ciente das dificuldades históricas e da importância de contribuir com a construção de um novo futuro para a cidade e região, o Grupo Moura assumiu o compromisso de construir práticas inovadoras de redução do uso e reutilização de efluentes em seus processos fabris. Neste Dia Mundial da Água, de debates em todo o planeta sobre preservação dos recursos hídricos, a Moura apresenta a meta de alcançar uma diminuição de 50% no consumo nos próximos anos.

Até 2018, a redução alcançada foi de 40%. O trabalho começou em 2015, com um amplo diagnóstico em todas as unidades operacionais da empresa, seguido da implementação de sistemas inovadores, como: nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e a implantação de sistemas e práticas de reutilização. Um investimento conjunto de R$ 10 milhões.

Duas tecnologias aplicadas nas atividades fabris do Grupo Moura permitem a reutilização diária de 80% das águas industriais: um Sistema de Osmose Reversa, com capacidade de tratamento de 9 metros cúbicos por hora (m³/h). E um de Ultrafiltração, capaz de tratar de 4 m³/h. Esses sistemas recebem toda a água que seria descartada, deixando-a em condições químicas para voltarem a serem utilizadas nos processos industriais.

O Sistema de Osmose Reversa atua, principalmente, no tratamento dos efluentes do setor de lavagem das baterias. Já o Sistema de Ultrafiltração alcança todas as áreas e promove a remoção de bactérias, turbidez e outras matérias orgânicas encontradas nos efluentes.

Prioritariamente, a água reutilizável é encaminhada para os sistemas de refrigeração; lavagem das baterias; lavagem de plástico, setor de reciclagem, limpeza do piso, vias internas das fábricas e para irrigação dos jardins que formam o cinturão verde interno das fábricas.

Todas as unidades industriais possuem um balanço hídrico completo de suas operações, além de grupos de trabalho internos focados na análise constante dos processos para combater desperdícios e busca de novas soluções para reduzir o consumo de água em cada etapa de produção das baterias Moura.

Precisando de Bateria?
Peça agora!

Cidade
Carro
  • Grátis entrega, teste & instalação

    Grátis entrega, teste & instalação

  • Receba em até 50 minutos

    Receba em até 50 minutos

  • Pague apenas após a instalação

    Pague apenas após a instalação

Assine nossa newsletter e seja um dos primeiros a saber das novidades da Moura.

Inscreva-se para Newsletter Portal Moura