Uma residência artística de 45 dias, com amplo intercâmbio de experiências entre artistas contemporâneos e comunidade. Um festival de música clássica com atrações nacionais e internacionais, e outro de música independente, incentivando a participação de bandas locais. Além de um festival de cinema que reúne filmes de toda a América Latina. A programação cultural de Belo Jardim, a 184 quilômetros do Recife (PE), se consolida como uma das principais da região Nordeste graças ao Circuito Cultural 2018 promovido pelo Instituto Conceição Moura.

Os projetos do Circuito Cultural são viabilizados por recursos da Lei Rouanet e patrocínio do Grupo Moura, sendo realizados em parceria com os produtores culturais: Pontilhado Cinematográfico, responsável pelo IV Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim; CODA, à frente do Festival No Ar Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim, voltado para a música independente, e do Virtuosi, consagrado evento de música clássica; e Automatica, produtora do Residência Belojardim, projeto que dá início ao calendário do Circuito Cultural, começando no dia 19 de abril.

Juntos, os quatro projetos que formam o Circuito Cultural promovem um trabalho de transformação social que impacta diretamente pouco mais de 8 mil pessoas. Eles dinamizam e incrementam o acesso à Arte e Cultura, ampliam a visibilidade a artistas da região, promovem a troca de experiências internacionais, brasileiras, da capital e do interior pernambucano, além de contribuírem com a organização e o aprimoramento do empreendedorismo associado às artes na cidade.

O Residência Belojardim é um programa de longo prazo, estruturado a partir de uma experiência in loco no município de Belo Jardim e focado no envolvimento entre artistas e comunidade e na descentralização da arte contemporânea e ampliação do debate sociocultural, especialmente acerca dos significados e ressignificados do Nordeste e seu legado artístico. A segunda edição contará com a participação de Carlos Mélo, artista pernambucano, de Riacho das Almas, também no Agreste do Estado, que concebeu um projeto voltado para a Comunidade Quilombola do Barro Branco, situada nos arredores da cidade de Belo Jardim.

Confira a programação:

  • Residência Belojardim: De 19 de abril a 30 de junho de 2018
  • Cinejardim: De 14 a 26 de maio de 2018
  • Virtuosi: De 4 a 8 de julho;
  • Coquetel Molotov: De 17 a 20 de outubro