Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Dos números e tributos à missão de desenvolver pessoas

Grupo Moura

Dos números e tributos à missão de desenvolver pessoas

3 min

Quando foi contratado com apenas 19 anos pela Moura, Moacy Freitas não imaginava a jornada que iria empreender. Começou como mecanógrafo, realizando cálculos industriais e comerciais. Formado em Ciência Contábeis, com mestrado em Controladoria, MBA em Finanças e especialização em Direito Tributário e Econômico construiu uma carreira dedicada aos números. Mas há seis anos, foi designado para um desafio maior e mais gratificante: cuidar do principal ativo da companhia: as 6.000 pessoas que formam o time de colaboradores do Grupo Moura.

Como Diretor de Pessoas e Organização, Moacy continua responsável por suas áreas de tradicional expertise: Tributária, Jurídica, Governança Corporativa e Auditoria Interna. Mas é como gestor responsável por manter a chama acesa da empresa que, em 2018, foi considerada uma das 60 melhores para se trabalhar no Brasil e a melhor de grande porte de Pernambuco, que seu trabalho alcança os resultados mais transformadores.

“Em 61 anos, o compromisso da Moura com o desenvolvimento de suas pessoas transformou o sonho dos visionários Edson Mororó Moura e Conceição Moura na maior empresa de baterias da América do Sul. Está lá, como pilar fundamental da Cultura Empresarial Moura: acreditar nas pessoas é base do nosso sucesso. Buscamos o fortalecimento de vínculos diariamente”, celebra Moacy, que conhece bem a empresa.

Primeiro adquiriu o conhecimento técnico na área fiscal, contábil e financeira entre 1985 e 1993. Depois foi para a Controladoria e fez a integração das empresas da Moura, que passou a ser centralizada em Acumuladores Moura S/A. Em 1997, foi para a área financeira e, em 2002, para a Controladoria da rede de distribuição.

Em 2012 fez a transição para a área de Gestão de Pessoas, reflexo de uma decisão tomada pelo Conselho de Administração do Grupo Moura, no ano anterior, passou a se preocupar ainda mais fortemente em como manter a cultura Moura diante do crescimento acelerado da empresa.

“A empresa cresce e as necessidades vão sendo modificadas. Resultado dessa evolução. Precisamos estar sempre atentos a isso. Em seguida, devemos identificar as outras demandas: desenvolvimento, reconhecimento, valorização, auto realização, etc. As pessoas só vão estar conosco, engajadas e motivadas, se conseguirem ver na empresa sinergia para a concretização dos seus projetos de vida”, explica.

Nesta época foi cravada no papel o que já residia nos corações do moureanos: a Cultura Empresarial Moura – CEM. Extraída de uma revisitação histórica dos pilares ideológicos que sustentam a empresa, foi transformada em cartilha e compartilhada com todos os colaboradores. Ainda que tenha como base a história da companhia, carrega o desejo de onde a Moura quer chegar, destacando temas como Sustentabilidade e Inovação.

Para entender a área que estava assumindo, Moacy fez uma verdadeira imersão. Realizou uma pós-graduação em Gestão de Pessoas e passou três anos estudando e estruturando a estratégia da área com a ajuda de consultorias. “O grande desafio foi trocar o pneu com o carro andando. Ou seja, aprender, criar estratégias e tocar a área que já existia, promovendo melhorias para todos”.

Começou promovendo a melhoria básica de segurança e estrutura de trabalho para os funcionários com o foco em evitar acidentes. E criou o programa de Desenvolvimento da Moura, que beneficia cerca de 1.000 colaboradores com cursos à distância e que deu as condições para o surgimento da Universidade Moura, totalmente digital. Outro desafio foi criar um programa de sucessão dos líderes da empresa.

“Tive que aprender para poder fazer, com liberdade e oportunidade de construir o que era necessário. Aqui pensamos nos programas estratégicos respeitando a individualidade das pessoas, permanecendo atrativos para que as pessoas queiram trabalhar na Moura”, pontua Moacy.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Dicas Moura

Cano de descarga do carro vazando? Confira como resolver!

O cano de descarga do carro é também conhecido como escapamento. Este sistema possui várias funções: ajudar na liberação dos

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos