Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Dicas de como manter a bateria do seu carro funcionando bem

Bateria Automotiva

Dicas de como manter a bateria do seu carro funcionando bem

2 min

Muitos motoristas não sabem que a bateria do carro também precisa de cuidados especiais. Formada por placas de chumbo e solução de ácido sulfúrico, que ficam alojados dentro de uma caixa plástica, a bateria é uma fonte acumulativa de energia.

Por isso, antes de instalar novos acessórios, você deve verificar a capacidade máxima da bateria do seu carro para não correr o risco da bateria descarregar antes do tempo.

Acessórios eletrônicos como rádio, alarme, rastreadores e componentes elétricos e eletrônicos que nunca ficam desligados – como a central de injeção – são aparelhos que possuem a chamada corrente de stand by. Eles demandam mais energia da bateria. A luz acesa também contribui para a descarga antecipada. Isso porque ela puxa energia da bateria quando o veículo está desligado, ou seja, sem estar gerando energia.

Utilizar peças originais é a principal dica para que a corrente stand by não descarregue a bateria.
Outra dica importante é antes de instalar qualquer acessório como um som mais potente, é preciso verificar a capacidade máxima da bateria e do alternador. Procure um especialista que possa medir isso de forma correta para que você não fique no prejuízo.

Carros parados também consomem energia da bateria
Carros parados também consomem energia da bateria. Nesse caso, se o veículo for ficar parado por mais de 20 ou 30 dias, caso não seja possível deixá-lo com alguém para que ele continue em funcionamento, o correto é desligar o cabo do terminal positivo, a fim de evitar a redução da vida útil da bateria.

Cuidado com o alternador
Alternador funcionando corretamente também ajuda a manter a durabilidade da bateria. Por isso, é fundamental fazer as revisões periódicas do seu carro, em uma oficina especializada. O alternador é o responsável por fornecer a corrente necessária aos acessórios elétricos e manter a carga da bateria adequada. Quando ele não funciona bem, utiliza mais energia da bateria do que o comum.

 


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Manutenção de caminhão: aprenda a garantir segurança

Um bom caminhoneiro sabe o quanto é importante manter em dia a manutenção de caminhão. Afinal, o veículo é a

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos