Cinco dias, duas mil pessoas e mais de cem filmes

Cinco dias, duas mil pessoas e mais de cem filmes

Pelo quinto ano consecutivo, Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, respirou sétima arte com o Cine Jardim, festival promovido pelo Instituto Conceição Moura


28/05/2019

Mais de duas mil pessoas, entre moradores, visitantes e estudantes da rede municipal de ensino de Belo Jardim, participaram da 5ª Edição do Festival Internacional Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim – Cine Jardim, que terminou no último sábado (25). Promovido pelo Instituto Conceição Moura e a Pontilhado Cinematográfico, o evento que já faz parte do calendário da sétima arte do Nordeste, teve como tema “Cinema e Periferia” e promoveu importante intercâmbio com obras cinematográficas cubanas.

“O conjunto de mais de cem obras exibidas gratuitamente no Cineteatro Cultura e ao ar livre no Parque Ariano Suassuna estimularam, mais uma vez, a reflexão do público sobre a necessidade de firmar compromissos em prol da inclusão sociocultural e pela construção coletiva de melhores cidades para se viver”, celebrou a presidente do Instituto Conceição Moura, Taciana Moura.

O resgate do acesso à cultura cinematográfica é pilar fundamental dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto. “Cinema não é apenas lazer, mas uma ferramenta educacional poderosa. Hoje o Instituto mantém a única sala de exibição da cidade e, tanto na grade regular, quanto no Cine Jardim, privilegiamos filmes que despertem o senso crítico e um olhar diferenciado em adultos e jovens”, complementa Taciana.

Na Mostra Competitiva do V Cine Jardim, o prêmio de melhor longa-metragem ficou com o cearense Inferninho, de Guto Parente e Pedro Domingues, que usa como pano de fundo o dia a dia de um bar descrito como “refúgio de sonhos e fantasias”.

Na competição de curtas, o vencedor foi o brasiliense Aulas que matei, dirigido por Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia. Este ano, o festival Cine Jardim homenageou a Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños (EICTV) e Dona Conceição Moura, empreendedora visionária, cofundadora do Grupo Moura e referência nacional em ações de transformação social, falecida este ano.

Além dos 116 filmes exibidos, entre curtas e longas-metragens das Mostras Competitiva e Especiais, foram realizadas oficinas como Animação em Stop Motion, Maquiagem e Efeitos Especiais para o Cinema; e Cinema de Terror: Como Produzir um Filme de Terror de Baixo Custo.

Precisa de uma bateria?
Peça online agora!

  • Entrega, teste e instalação grátis da sua bateria

    Entrega, teste e instalação grátis
    da sua bateria

  • Receba em até 50 minutos ou agende o atendimento

    Receba em até 50 minutos
    ou agende o atendimento

  • Pague ao receber em dinheiro ou cartão de crédito.

    Pague ao receber em dinheiro ou cartão de crédito.

Carro Bateria Moura Fácil

Assine nossa newsletter e seja um dos primeiros a saber das novidades da Moura.

Inscreva-se para Newsletter Portal Moura