Deparar-se com os vidros do carro embaçados é uma situação que provavelmente todo motorista já enfrentou. Afinal, quando há um grande volume de chuva, é bastante comum que isso aconteça.

Contudo, embora seja comum, o vidro embaçado dificulta a visão do condutor, então saber como evitá-lo é muito importante para a segurança dos passageiros, pedestres e demais carros que estão circulando.

Pensando nisso, a seguir, preparamos um conteúdo que visa responder às principais dúvidas relacionadas a este tema, abordando os motivos do embaçamento, como prevenir vidros embaçados e também como deixá-los desembaçados. Confira tudo nas próximas linhas!

Por que o vidro fica embaçado?

Que o vidro fica embaçado de vez em quando, todos sabem, mas, afinal, por que isso ocorre? Esse fenômeno se dá, basicamente, por conta da temperatura no interior do carro. Em dias de chuva, que é quando geralmente o vidro embaça, a temperatura dentro do veículo se encontra maior do que a temperatura ambiente. 

Somado a isso, quando respiramos dentro do automóvel, há a formação do vapor de água, o que combinado com a temperatura mais elevada no interior do veículo causa uma condensação nos vidros, embaçando-os. Por isso, quanto mais passageiros houver no carro, mais rapidamente os vidros ficarão embaçados.

Portanto, com os vidros elevados e a consequente falta de circulação do ar (maior temperatura) e com a chuva no ambiente externo (menor temperatura), a água que antes estava em estado gasoso passa para o estado líquido, o que faz com que gotículas de água sejam formadas e transformadas em um embaçamento.

pessoa clicando no botão do painel do carro

Se você dirige, em algum momento vai ter de lidar com os vidros embaçados, mas não se preocupe. Esse problema tem solução rápida.

O que fazer para desembaçar o vidro? 

Para desembaçar o vidro do carro, é necessário alterar a constituição de ar que está no interior do veículo. Então, pensando em ajudar os motoristas a passarem por essa situação inconveniente no trânsito, preparamos algumas dicas a seguir, confira!

1. Ligue o ar-condicionado

Nessa hora, acionar o ar-condicionado é a opção mais fácil e eficaz. Basta posicionar a refrigeração em direção ao para-brisa, com uma temperatura mais baixa. Dessa forma, evita-se que o choque térmico aconteça e gere o efeito de condensação, que embaça os vidros.

2. Aplique sabão líquido ou detergente neutros

Em um pedaço de papel ou um pano limpo, adicione um pouco de sabão ou detergente (ambos neutros). Na sequência, passe o pano ou o papel com o produto no para-brisa, nos espelhos e nos demais vidros do veículo até que o composto esteja espalhado e não mais visível.

Desse modo, o vapor d’água não se concentra no vidro, pois o sabão/detergente faz com que a tensão superficial da água seja quebrada. Embora seja simples, também é uma técnica muito eficaz para desembaçar os vidros do carro.

3. Impermeabilize os vidros do automóvel

Diferentemente das dicas anteriores, aqui, o condutor deve levar o veículo até uma oficina mecânica especializada para que a impermeabilização seja feita. Com os vidros impermeabilizados, será possível que a água presente no para-brisa seja escoada com mais facilidade, evitando que os vidros fiquem embaçados.

No entanto, é importante informar que a impermeabilização dura em torno de seis meses, sendo necessário refazê-la depois desse período para que os benefícios provenientes dela continuem ocorrendo.

pessoa lavando o vidro do carro

Você conferiu como resolver o problema dos vidros embaçados, mas que tal evitá-lo antes que ele apareça? Veja como prevenir.

Como prevenir vidros embaçados

Além de saber como desembaçar os vidros, é muito relevante entender como prevenir o embaçamento dos mesmos para que situações desagradáveis sejam evitadas na hora de dirigir. Pensando nisso, confira as dicas que preparamos a seguir:

1. Assim que começar a chover, ligue o ar-condicionado

Para carros com ar-condicionado, essa dica é a principal tanto para desembaçar os vidros do carro quanto para evitar seu embaçamento.

2. Utilize uma compressa de sílica

Por ser um mineral muito útil para a absorção de umidade, a sílica é uma ótima opção para evitar o embaçamento dos vidros do veículo. Para utilizá-la, basta despejar os cristais do mineral em uma embalagem de pano, como uma bolsa ou até mesmo uma meia, e deixá-la no interior do  automóvel.

Dessa forma, na presença de chuva, a compressa de sílica absorverá a umidade presente no veículo, evitando que os vidros do mesmo embacem.

3. Mantenha o veículo limpo

Somado ao embaçamento, um vidro sujo dificulta ainda mais a visibilidade do motorista, o que pode causar acidentes. Portanto, é muito importante manter o para-brisa, os vidros e os espelhos do veículo sempre limpos. Vale destacar que a limpeza pode ser feita de forma simples, com água e sabão.

4. Cheque as condições do limpador do para-brisa

O limpador do para-brisa é fundamental para a condução do veículo quando está chovendo. Por isso, verifique se o mesmo está em pleno funcionamento e se suas palhetas não estão com ressecamento. Além disso, contar com um antiembaçante para-brisa é uma ótima pedida para dias chuvosos em que o vidro embaça.

Agora que você já conferiu as principais dicas para evitar vidro embaçado, bem como lidar com ele, não deixe de cuidar das outras partes do seu veículo. Dar atenção para a bateria, por exemplo, é muito importante. Acesse o mourafacil.com e confira os melhores produtos automotivos!