Para realizar uma viagem de moto segura, é preciso se preparar. Independente da experiência do condutor, se precaver ao pegar a estrada garante que o trajeto seja mais seguro. Além disso, caso haja algum imprevisto, o motociclista conseguirá lidar com as adversidades sem grandes dificuldades.

Para isso, é preciso levar em consideração alguns fatores como a parte mecânica da moto, as vestimentas do condutor e a rota utilizada para chegar ao destino. Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir, que lista uma série de dicas que orientam o motociclista a viajar de moto com segurança. Confira na sequência.

Como se preparar para uma viagem de moto

Confira alguns pontos para os quais você deve se atentar antes de fazer uma viagem de moto!

Vestimenta adequada

É importante para garantir uma viagem de moto segura que a vestimenta utilizada pelo condutor seja adequada, isto é, utilize capacete com a viseira fechada, calça de material resistente, jaqueta com proteções de ombro, cotovelos e coluna, luvas e botas de cano curto. 

Nos dias de maiores temperaturas, recomenda-se o uso de uma jaqueta ventilada, para evitar a transpiração excessiva e garantir conforto e segurança durante a viagem. Já nos dias de chuva, o ideal é que se tenha uma capa de chuva reservada.

Uma dica importante é verificar a data de validade do capacete e conferir se ele não está danificado em nenhuma parte em decorrência de quedas bruscas anteriores.

Revisão mecânica

Antes de sair com a moto na estrada, é necessário conferir se todos os itens e mecanismos dela estão funcionando corretamente. Para isso, procure um mecânico de confiança para checar o nível de óleo, os freios, pneus, sistema de iluminação, correntes ou correia, cabo de acelerador e, claro, a bateria da sua moto

Para certificar se a bateria da moto está com algum problema, basta checar se a buzina ou farol estão mais fracos do que o habitual. Caso a resposta seja sim, é recomendado que a bateria seja conferida e trocada. 

Além disso, o leitor do multímetro deve apresentar os valores entre 12.3V e 12.8V, dependendo do modelo, com a moto desligada, pois isso indica que a bateria está carregada e funcionando corretamente. 

Manutenção na estrada

No manual do automóvel há informações acerca da necessidade de manutenção da moto de acordo com o fabricante. 

Verifique a quilometragem indicada para fazer a lubrificação das correntes — que deve ser feita com lubrificantes próprios para esse fim — e realize paradas de acordo com a indicação do fabricante. 

Conferir se os pneus estão calibrados durante o caminho também é uma boa forma de viajar de moto com segurança.

Planejamento de rota

viagem de moto

O planejamento de rotas é essencial para calcular os custos da viagem, bem como garantir a segurança do motorista durante o trajeto.

Para realizar uma viagem de moto, é importante planejar o trajeto que será feito, de forma a evitar imprevistos e garantir um percurso mais seguro. 

Para definir a melhor rota para a viagem, deve-se levar em consideração o estado do asfalto da rodovia, os tipos de veículos mais comuns no trajeto e a quantidade de pistas existentes.

Recomenda-se evitar pistas simples, principalmente quando o condutor possui pouca experiência e está realizando uma viagem de moto sozinho

Além disso, o motociclista deve evitar rotas com grande tráfego de caminhões, pois esse tipo de automóvel dificulta a visão do condutor, além de correr o risco de colisão caso a moto fique em um ponto cego do motorista do caminhão.

Por fim, é importante escolher um caminho onde haja boa conectividade com serviços de comunicação, como GPS e Internet. Isso pois, caso aconteça algum imprevisto, o motociclista conseguirá solicitar ajuda e se comunicar.

Distribuição da bagagem

É necessário planejar com cuidado a bagagem transportada em uma viagem de moto. Procure levar somente o necessário, como equipamentos de emergência para a moto, itens de uso pessoal e roupas necessárias. 

Distribua a bagagem no baú da moto e em alforjes laterais bem amarrados, de forma que fiquem firmes na estrutura do automóvel. 

Uma dica importante é não colocar muito peso no eixo traseiro da moto, pois isso faz com que ela perca a estabilidade e empine. Além disso, respeite as recomendações do fabricante de peso máximo a ser transportado na moto.

Calcule os gastos com combustível

Para saber quanto de combustível será necessário para realizar a viagem completa com a moto, é preciso calcular com antecedência para evitar ficar parado no meio do caminho. 

Para descobrir esse valor, basta dividir a distância até o destino pelo consumo médio da moto. Caso queira fazer o cálculo total da viagem, existem alguns aplicativos e sites que adicionam no trajeto o valor dos pedágios

Gostou do conteúdo acima? Para mais informações a respeito do universo automotivo, acesse nosso blog e, se precisar trocar de bateria, já sabe, né? Acesse o nosso site e conte com os melhores produtos do mercado!