Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Uma fábrica modelo em recursos hídricos

Grupo Moura

Uma fábrica modelo em recursos hídricos

2 min

A UN10 – Unidade Automotiva, fábrica mais recente do Grupo Moura em seu complexo fabril na cidade de Belo Jardim (PE) possui um sistema inteligente para captação e utilização de águas de chuva. Calhas instaladas no topo da planta, assim como o seu sistema de drenagem, conduzem as águas pluviais para duas lagoas de armazenamento, que juntas possuem 4 mil metros cúbicos (m³) de capacidade. Em 2019, ano de alta precipitação na cidade, foram captados e utilizados cerca de 8 mil m³ ao longo de cinco meses. A UN10 reduziu 50% do seu consumo de recursos hídricos graças a essa solução.

Somente essa ação de utilização das águas da chuva fez com que, nos meses de abril a agosto, o Grupo Moura reduzisse 7,6% do seu consumo . Além de servir a UN10, os recursos hídricos armazenados foram destinados a outras plantas próximas, contribuindo para reduções em cascata. Um efeito dominó sustentável.

“Deixamos de consumir a água disponibilizada pela concessionária estadual, redirecionando-a para a população da cidade. O Agreste pernambucano, onde está localizada a cidade de Belo Jardim, é uma região que nos últimos anos sofreu com uma forte estiagem. Por isso a Moura traçou uma série de ações permanentes para reduzir o seu consumo. A inovação implementada na UN10 é uma dessas ações e, em 2019, mostrou resultados excepcionais”, destaca o diretor de Metais e Sustentabilidade do Grupo Moura, Arnolfo Menezes.

Além do sistema individual de coleta e utilização de águas das chuvas, a UN10 adota a política de reuso das águas industriais – já consolidada nas outras cinco fábricas da Moura em Belo Jardim. Até 2019, a Moura reduziu 42% do seu consumo de recursos hídricos na produção de baterias. A meta, para 2023, é alcançar 50%.

A nova unidade é um marco para o Grupo Moura e posiciona a empresa líder em sistemas de acumulação de energia no Cone Sul como uma das mais avançadas fabricantes de baterias do mundo. Consolida ainda a cidade de Belo Jardim, como maior polo produtivo de baterias da América do Sul.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Grupo Moura

Moura: energia para mover o futuro. E o seu negócio.

A Moura é sinônimo de vanguarda, com qualidade, pioneirismo e inovação. São mais de 65 anos produzindo e entregando as

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos