Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Tração traseira ou dianteira? Entenda os benefícios!

Dicas Moura

Tração traseira ou dianteira? Entenda os benefícios!

tracao-traseira
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

No atual mercado automotivo, você encontra automóvel com várias configurações para tração. Há a tração traseira e a tração dianteira. Também existe uma configuração chamada de tração “all-whell”. No entanto, muitas pessoas não entendem bem essas configurações e quais os benefícios elas podem trazer para o automóvel. 

Por isso, neste post, vamos abordar apenas a tração traseira e a dianteira. Se você se interessou pelo assunto e deseja saber um pouco mais, veja a partir de agora essa dica da Moura! 

O que é tração? 

Antes de falarmos sobre tração traseira e dianteira, abordaremos o significado da palavra tração. Quando um profissional diz que um carro é tracionado, isso significa que ele tem força para puxar, mover ou arrastar qualquer coisa independente do peso. É o caso das caminhonetes que, muitas vezes, são usadas como veículos para trabalho, os chamados carros utilitários. 

Caminhonetes como  a Ford Ranger, por exemplo, servem para transportar reboques com maquinários pesados, como microtratores ou transportadores agrícolas. E isso só é possível graças a sua tração.   

O que é tração traseira e qual é a sua função?

O automóvel com tração traseira é aquele que o motor aciona apenas as rodas traseiras. Esse tipo de tração está cada vez mais raro nos carros de hoje. Ela é mais encontrada em caminhonetes como a Hilux. No entanto, no passado, fez muito sucesso com carros como o lendário Maverick, o Opala e o Omega. 

Geralmente, as caminhonetes têm tração traseira, pois a carga deve estar sobre as rodas que terão a força da aceleração e, assim, poderão ser evitadas situações como deslizamento em ladeiras ou estradas escorregadias de lama. Portanto, para trabalhos mais pesados, o ideal é um automóvel com tração traseira. 

O que é tração dianteira?

Já a tração dianteira serve para tornar um chassi mais compacto. Assim, não é necessário muito espaço, pois as rodas e o motor são impulsionados pela dianteira do automóvel. É importante frisar que veículos com tração dianteira tem motor transversal (fica de um lado para o  outro), enquanto automóvel de tração traseira tem motor longitudinal (da frente para trás).

Quais são as vantagens da tração traseira e da dianteira? 

Conheça os benefícios de cada tipo de tração:

Tração traseira

Vista traseira de uma caminhonete branca estacionada

Carros com tração traseira, na maioria das vezes, são indicados para quem precisa carregar cargas pesadas!

Os automóveis com tração traseira possibilitam a realização de manobras esportivas. Eles têm mais equilíbrio e os pneus desgastam por igual. Também tem uma melhor divisão do peso. Outra vantagem é que tem uma potência maior e são mais fáceis de serem rebocados

Também há outras vantagens como:
possuem uma melhor distribuição de peso durante a aceleração;

  • freiam com mais segurança;
  • tem melhor direção;
  • tem manutenção mais fácil;
  • possuem maior capacidade de reboque;
  • contam com motores mais potentes.

Tração dianteira

A tração dianteira é mais comum em carros de baixo custo. Esses automóveis também são econômicos. Além disso, ela proporciona mais segurança para as pessoas que não têm muito costume em andar em carros com tração e também apresenta as seguintes vantagens:

  • mais espaço interior no automóvel;
  • menor peso;
  • melhor direção e eficiência;
  • centro de gravidade que melhora a tração;
  • manuseio previsível. 

Como identificar o tipo de tração do automóvel?

Preste atenção nos seguintes itens abaixo e saiba que tipo de tração tem o seu veículo:

Localize o motor do automóvel

Automóveis como o Fusca tem tração traseira, pois o motor fica na parte de trás. Já a maioria dos carros possui motor na parte da frente. Neste caso, os veículos podem ser tanto de tração dianteira como traseira, pois o que irá definir a tração é o tipo de veículo. 

Observe a montagem do motor

Motor na transversal é sinal que o carro tem tração dianteira. Se estiver montado de frente para trás e com as correias voltadas para a grade dianteira é sinal que tem tração traseira. 

Identifique o diferencial 

O diferencial leva a energia do eixo motor para as rodas do automóvel. Se o sistema for montado do eixo traseiro, o carro terá tração traseira. 

Qual carro escolher: tração traseira ou dianteira? 

Carros esportivos andando em estrada

Para escolher entre carros com tração traseira ou dianteira, vale levar em conta o que você fará com o veículo.

Para quem viaja muito e precisa utilizar com mais frequência o porta-malas do veículo, a melhor escolha é um automóvel com tração na dianteira. Ele oferece mais espaço para as cargas. Já para quem deseja puxar um reboque, a tração traseira tem mais capacidade. 

É bom lembrar que as rodas dos automóveis com tração traseira e tração dianteira acompanham o giro do volante. Portanto, caso o carro fique preso na lama, você não terá problemas na estrada, pois bastará girar ligeiramente em uma direção para que os pneus tenham outra superfície para você desatolar. 

Entendeu o que é tração traseira? Viu a diferença entre ela e a tração dianteira? Agora que você aprendeu o que são essas duas trações e viu as vantagens de cada uma, será mais fácil na hora de identificar o tipo de automóvel, não é verdade? 

Saiba também que os carros com tração traseira são mais propensos a ziguezaguear em uma derrapagem e, por isso, você precisa ter uma boa noção de direção defensiva. 

Gostou do conteúdo? Leia o nosso próximo post e veja como funciona o piloto automático automotivo! E se precisar de bateria para o seu veículo, conte com o MouraFácil.com:

Botão CTA


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é GNV? Entenda os prós e contras desse combustível!

Se você busca por alternativas de combustível, provavelmente já se perguntou sobre as vantagens de adotar o Gás Natural Veicular....

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos