Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Tipos de caminhão: confira seus tamanhos e capacidades

Baterias Moura

Tipos de caminhão: confira seus tamanhos e capacidades

6 min

Você sabe quais são os tipos de caminhão? Atualmente existe uma série de caminhões que são utilizados de acordo com a necessidade dos motoristas e cargas a serem transportadas.

Ou seja, alguns modelos se adequam melhor para rodar dentro de perímetros urbanos, enquanto outros são produzidos para rodar percursos mais longos. Cada modelo traz características e especificações próprias.

Confira neste artigo quais são alguns dos principais tipos de caminhões, seus atributos e os modelos mais utilizados na indústria de transporte!

Tipos de caminhão: modelos e categorias

Existem diversos tipos de caminhão e cada um deles é indicado para uma situação, conforme o seu modelo e categoria. E colocando em termos práticos, existem dois tipos de caminhão disponíveis no mercado atualmente.

Primeiro, temos os caminhões para cargas leves, feitos com foco no transporte em perímetro urbano. Já o segundo tipo são os caminhões para cargas pesadas, desenvolvidos para estradas e viagens de longo período.

Além disso, dentro de cada um dos tipos de caminhão existem modelos específicos, sobre os quais falaremos a seguir:

  • Caminhão para cargas leves: Dentre os caminhões para cargas leves, existem três modelos mais comuns: o VUC (Veículo Urbano de Carga), o Caminhão Toco (ou Semipesado) e o Caminhão Truck (ou Caminhão Pesado).
  • Caminhão para cargas pesadas: Entre os tipos de caminhão desenvolvidos para cargas pesadas, existem dois modelos mais comuns. Estes modelos são o Cavalo Mecânico (ou Caminhão Extrapesado), Cavalo Mecânico Trucado (ou LS). 

Confira mais sobre esses modelos de caminhão:

Caminhão ¾ ou veículo urbano de carga (VUC)

caminhão vuc

O caminhão urbano pode ser muito prático para quem precisa em seu cotidiano!

O modelo de caminhão ¾ é considerado de pequeno porte e é desenvolvido para circular dentro da cidade. Para isso, a capacidade de carga de caminhões desse tipo é necessário que seja de, no máximo, 3,5 toneladas.

Além disso, esse modelo possui uma largura máxima de 2,20 m e 6,30 m de comprimento. No geral, esse modelo é encontrado com uma carroceria do tipo baú e as cargas a serem transportadas são secas, como caixas e embalagens. 

Caminhão Toco ou Semipesado

caminhão toco

Os tipos de caminhão podem ser bem variados e é preciso conhecer sobre suas capacidades antes de escolher o melhor para o seu negócio.

Em seguida, dentre os tipos de caminhão para carga leve estão os de modelo Toco ou Semipesados. Considerados de médio porte, a principal característica desse modelo é o seu eixo simples para suporte da carroceria.

Em resumo, capacidade de carga de caminhões de modelo Toco é de até 6 toneladas de carga, com um peso bruto de 16 toneladas em seus 14 metros de comprimento.

Sendo assim, sua capacidade de carga é maior em comparação ao modelo anterior, além de possuir uma maior capacidade de locomoção. No geral, são usados esses tipos de caminhões para transporte de cargas secas, aço e engradados.

Caminhão Truck ou Caminhão Pesado

caminhão truck

Conheça também o caminhão traçado com grandes capacidades nos tipos de caminhão mais conhecidos.

Por fim, dentro dos tipos de caminhão para cargas leves está o Caminhão Truck, também conhecido como Caminhão Trucado ou Pesado. O modelo possui eixo duplo em sua carroceria, o que oferece melhor desempenho na estrada.

Em seus 14 metros de comprimento estão distribuídas 23 toneladas de peso bruto, a capacidade de carga de caminhões Trucados é de 10 a 14 toneladas.

Além disso, esse modelo possui restrições para locomoção nas cidades devido ao seu peso. Assim, são usados esses tipos de caminhões para transporte de cargas variadas, como carga seca, aço, engradados e produtos a granel, por exemplo. 

Assim, quando é necessário, pode se tornar um caminhão bitruck – aumentando sua capacidade de carga. Mas sempre com a segurança que um caminhão desse tamanho requer.

Aproveite e veja as coisas que você precisa saber sobre a bateria do seu veículo.

tipos de caminhão

Os diferentes tipos de caminhão podem ser classificados a partir de suas capacidades de carga e o destino dos produtos transportados.

Cavalo Mecânico ou Caminhão Extrapesado

tipos de caminhão

Conheça os tipos de caminhão mais pesados e escolha de acordo com a sua necessidade.

O Cavalo Mecânico ou Extrapesado é um modelo que se destina ao transporte de cargas pesadas. Estruturado com uma cabine de tração com eixo simples e duas rodas, é possível encontrá-lo também em uma segunda versão, com 2 e 3 eixos.

No modelo de eixo simples, o comprimento do caminhão chega a ser de 18 metros, com capacidade total de 33 toneladas. Isso faz com que seja possível transportar cargas maiores, como maquinários.

Já em sua segunda versão, com 3 eixos, a capacidade é ainda maior e chega a ultrapassar 40 toneladas

Em ambos os tipos, a carroceria pode variar entre grade, baixa ou alta, prancha e container.

Cavalo Mecânico Trucado ou LS

cavalo mecânico trucado

Os caminhões LS exigem grande controle e conseguem carregar grandes cargas.

Por fim, dentro dos tipos de caminhão para carga pesada está o Cavalo Mecânico Trucado ou LS. O modelo, assim como o anterior, também possui duas versões:

A primeira é o Bitrem, modelo que possui dois pares de eixo, chegando a medir quase 20 metros de comprimento e com uma capacidade de 57 toneladas.

Sua carroceria do tipo grade alta é feita para o transporte de produtos a granel e engradados.

Além disso, existe também o modelo Rodotrem, usado, em geral, para o deslocamento de quantias maiores de carga. No Brasil, o limite para o transporte de cargas é de 74 toneladas, que é divida nos 30 metros de comprimento do modelo.

Assim como o Bitrem, possui uma carroceria em grade alta, utilizada para o transporte de aço, engradados e produtos a granel.

Aprenda mais sobre PBT: Peso Bruto Total! 

Tipos de caminhão mais usados no Brasil

No mercado nacional existe uma grande variedade de caminhões comercializados e utilizados por empresas e indústrias. 

No Brasil, todos os tipos de caminhão, sejam de carga leve ou pesada, são usados para transporte de carga. O que varia é a categoria de carga que cada modelo transporta e se o mesmo é desenvolvido para rodar em cidades ou estradas.

Aproveite e descubra como é feita a manutenção de caminhão: aprenda a garantir segurança.

Caminhões mais utilizados na indústria de transporte

Como você aprendeu aqui, um fator bem importante para definir os tipos de caminhão é saber qual a categoria de carga que cada um dos modelos transporta. 

No geral, os modelos de caminhões mais usados na indústria do transporte são os tipos desenvolvidos para o transporte de cargas pesadas. Isso porque o transporte entre municípios, estados ou para portos exige uma capacidade maior de carga para que possa ser realizado.

Agora que você já conhece os principais tipos de caminhão, sabia que o Mourafacil.com também oferece delivery de baterias para caminhões? O serviço realiza a entrega em até 50 minutos e conta com instalação gratuita!

Aproveite para conferir nossas dicas de cuidados com seu veículo! Acesse nosso blog e fique sempre por dentro de novidades.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Moura lança nova geração de baterias automotivas de alta performance

Uma nova geração de baterias automotivas tecnológicas. Líder em vendas na América do Sul e peça original de metade de

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos