Você sabe quais são os tipos de caminhão? Atualmente existe uma série de caminhões que são utilizados de acordo com a necessidade dos motoristas e cargas a serem transportadas.

Ou seja, alguns modelos se adequam melhor para rodar dentro de perímetros urbanos, enquanto outros são produzidos para rodar percursos mais longos. Cada modelo traz características e especificações próprias.

Confira neste artigo quais são alguns dos principais tipos de caminhões, seus atributos e os modelos mais utilizados na indústria de transporte!

Tipos de caminhão: modelos e categorias

Existem diversos tipos de caminhão e cada um deles é indicado para uma situação, conforme o seu modelo e categoria. E colocando em termos práticos, existem dois tipos de caminhão disponíveis no mercado atualmente.

Primeiro, temos os caminhões para cargas leves, feitos com foco no transporte em perímetro urbano. Já o segundo tipo são os caminhões para cargas pesadas, desenvolvidos para estradas e viagens de longo período.

Além disso, dentro de cada um dos tipos de caminhão existem modelos específicos, sobre os quais falaremos a seguir:

Caminhão para cargas leves

Dentre os caminhões para cargas leves, existem três modelos mais comuns: o VUC (Veículo Urbano de Carga), o Caminhão Toco (ou Semipesado) e o Caminhão Truck (ou Caminhão Pesado).

Caminhão ¾ ou veículo urbano de carga (VUC)

O modelo de caminhão ¾ é considerado de pequeno porte e é desenvolvido para circular dentro da cidade. Para isso, é necessário que sua carga seja de, no máximo, 3,5 toneladas.

Além disso, esse modelo possui uma largura máxima de 2,20 m e 6,30 m de comprimento. No geral, esse modelo é encontrado com uma carroceria do tipo baú e as cargas a serem transportadas são secas, como caixas e embalagens. 

Caminhão Toco ou Semipesado

Em seguida, dentre os tipos de caminhão para carga leve estão os de modelo Toco ou Semipesados. Considerados de médio porte, a principal característica desse modelo é o seu eixo simples para suporte da carroceria.

Em resumo, ele suporta até 6 toneladas de carga, com um peso bruto de 16 toneladas em seus 14 metros de comprimento.

Sendo assim, sua capacidade de carga é maior em comparação ao modelo anterior, além de possuir uma maior capacidade de locomoção. No geral, o modelo transporta cargas secas, aço e engradados.

Caminhão Truck ou Caminhão Pesado

Por fim, dentro dos tipos de caminhão para cargas leves está o Caminhão Truck, também conhecido como Caminhão Trucado ou Pesado. O modelo possui eixo duplo em sua carroceria, o que oferece melhor desempenho na estrada.

Em seus 14 metros de comprimento estão distribuídas 23 toneladas de peso bruto, suportando uma carga total que varia de 10 a 14 toneladas.

Além disso, esse modelo possui restrições para locomoção nas cidades devido ao seu peso. Pode transportar uma série de cargas, como carga seca, aço, engradados e produtos a granel, por exemplo.

Na imagem, uma caminhoneira está em foco, atrás dela temos vários tipos de caminhões

Os diferentes tipos de caminhão podem ser classificados a partir de suas capacidades de carga e o destino dos produtos transportados.

Caminhão para cargas pesadas

Por outro lado, entre os tipos de caminhão desenvolvidos para cargas pesadas, existem dois modelos mais comuns. Estes modelos são o Cavalo Mecânico (ou Caminhão Extrapesado), Cavalo Mecânico Trucado (ou LS).

Confira mais sobre esses dois tipos:

 

Cavalo Mecânico ou Caminhão Extrapesado

O Cavalo Mecânico ou Extrapesado é um modelo que se destina ao transporte de cargas pesadas. Estruturado com uma cabine de tração com eixo simples e duas rodas, é possível encontrá-lo também em uma segunda versão, com 2 e 3 eixos.

No modelo de eixo simples, o comprimento do caminhão chega a ser de 18 metros, com capacidade total de 33 toneladas. Isso faz com que seja possível transportar cargas maiores, como maquinários.

Já em sua segunda versão, com 3 eixos, a capacidade é ainda maior e chega a ultrapassar 40 toneladas

Em ambos os tipos, a carroceria pode variar entre grade, baixa ou alta, prancha e container.

Cavalo Mecânico Trucado ou LS

Por fim, dentro dos tipos de caminhão para carga pesada está o Cavalo Mecânico Trucado ou LS. O modelo, assim como o anterior, também possui duas versões:

A primeira é o Bitrem, modelo que possui dois pares de eixo, chegando a medir quase 20 metros de comprimento e com uma capacidade de 57 toneladas.

Sua carroceria do tipo grade alta é feita para o transporte de produtos a granel e engradados.

Além disso, existe também o modelo Rodotrem, usado, em geral, para o deslocamento de quantias maiores de carga. No Brasil, o limite para o transporte de cargas é de 74 toneladas, que é divida nos 30 metros de comprimento do modelo.

Assim como o Bitrem, possui uma carroceria em grade alta, utilizada para o transporte de aço, engradados e produtos a granel.

Tipos de caminhão mais usados no Brasil

No mercado nacional existe uma grande variedade de caminhões comercializados e utilizados por empresas e indústrias. 

No Brasil, todos os tipos de caminhão, sejam de carga leve ou pesada, são usados para transporte de carga. O que varia é a categoria de carga que cada modelo transporta e se o mesmo é desenvolvido para rodar em cidades ou estradas.

Caminhões mais utilizados na indústria de transporte

Como você aprendeu aqui, um fator bem importante para definir os tipos de caminhão é saber qual a categoria de carga que cada um dos modelos transporta. 

No geral, os caminhões mais usados na indústria do transporte são os tipos desenvolvidos para o transporte de cargas pesadas. Isso porque o transporte entre municípios, estados ou para portos exige uma capacidade maior de carga para que possa ser realizado.

Agora que você já conhece os principais tipos de caminhão, sabia que o Mourafacil.com também oferece delivery de baterias para caminhões? O serviço realiza a entrega em até 50 minutos e conta com instalação gratuita!

Botão CTA

Aproveite para conferir nossas dicas de cuidados com seu veículo! Acesse nosso blog e fique sempre por dentro de novidades.