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Por que muitos motoristas preferem suspensão fixa?

Por que muitos motoristas preferem suspensão fixa?

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Semelhante à função do amortecedor, a suspensão do carro é responsável por absorver os impactos do solo e garantir mais conforto e comodidade aos passageiros. Entretanto, existem diferentes tipos do equipamento no mercado automotivo, como suspensão fixa, suspensão a ar e suspensão por rosca.

Então, pensando em te auxiliar na escolha do melhor tipo dessa peça para seu veículo, nas próximas linhas, iremos explicar como se dá seu funcionamento e qual é a mais indicada para cada tipo de utilização. Confira!

Tipos de suspensão

Suspensão fixa

O nome suspensão fixa vem pela altura não ser regulável, como nos casos de suspensão de rosca ou pneumáticas por bolsas de ar. Vale destacar também que essa peça é muito utilizada em veículos esportivos.

E, por trabalhar sempre com a mesma altura, ajuda na estabilidade e até no conforto durante o deslocamento, além de ter menor custo de manutenção. Outro fator positivo é que, com esse modelo de suspensão, fica mais fácil de manter o carro legalizado. Por conta de tudo isso, muitos motoristas preferem a suspensão fixa.

Suspensão fixa preparada

A suspensão fixa preparada substitui as molas e os amortecedores originais do carro por componentes esportivos, que proporcionam o rebaixamento do veículo, jogando seu centro de gravidade para baixo. 

Com a altura menor do também chamado CG, o carro tem menor rolagem e ganha estabilidade nas curvas, o que se traduz em mais segurança para uma condução mais esportiva, ao proporcionar uma maior estabilidade em curvas e menos movimentação da carroceria nas frenagens.

Suspensão a ar

A suspensão a ar é uma opção que permite o veículo ser inclinado ou abaixado, dependendo do nível de ar presente na bolsa do carro.

Como o próprio nome já diz, esse tipo de suspensão é constituído por estoques de ar em vez de molas. Para controlar a peça, o condutor pode utilizar controle remoto ou sensores (automático). A suspensão a ar proporciona ao veículo a possibilidade de ser inclinado ou abaixado, alterando o modo de amortecimento a depender do nível de ar presente na bolsa do carro.

Suspensão por rosca

Nesse modelo, o ajuste da altura do automóvel tem de ser realizado manualmente, o que pode ser feito inclinando ou rebaixando as molas. Quanto menor a altura, maior a pressão interior do amortecedor. Vale destacar que a suspensão por rosca permite regulagens específicas para cada uso e até para diferentes pistas, o que é vantajoso.

O que é melhor: suspensão fixa ou rosca?

Afinal, qual modelo escolher, suspensão a rosca ou fixa? Bom, a escolha de melhor suspensão depende de alguns fatores, como orçamento. A suspensão fixa é mais barata do que a com rosca, podendo ser reaproveitada boa parte dos componentes originais, substituindo apenas as molas e os amortecedores por esportivos.  

Já a suspensão por rosca, cujas peças são mais caras e também exige a troca de outros componentes, tem a vantagem de proporcionar regulagens específicas para cada uso, ou mesmo para diferentes terrenos. Portanto, se houver orçamento disponível e conhecimento técnico para a realização dos ajustes, optar pela suspensão por rosca é o mais recomendado.

Qual a diferença entre mola esportiva e a normal? 

Um automóvel, ao ser projetado, visa atingir o patamar que mais agrada a maioria do público consumidor. Alguns preferem  um uso mais esportivo, enquanto outros preferem uma utilização mais confortável. Essas variáveis dependem também da destinação que mais se dará ao veículo, ou seja, se irá trafegar por rodovias, centros urbanos ou estradas de terra. 

As molas originais normais do carro buscam atender o meio termo entre esses dois pontos. Contudo, se o usuário deseja que seu carro tenha um desempenho mais esportivo, mesmo que tenha um detrimento em relação ao conforto, pode trocar as molas normais por esportivas, desde que sejam atendidas as premissas impostas pela legislação, em nome da segurança do condutor e demais passageiros. 

Dessa forma, a mola esportiva tem uma altura em repouso ou livre menor, proporcionando o rebaixamento do veículo e do seu centro de gravidade, diminuindo a rolagem e permitindo uma maior velocidade em curvas. As constantes da mola esportiva também são maiores, ou seja, aumenta-se a força necessária para um determinado deslocamento vertical.

Há vantagens nas molas esportivas?

As molas esportivas permitem que o carro conte com maior estabilidade, pois seu centro de gravidade é rebaixado.

A principal vantagem da mola esportiva está na maior estabilidade para o carro, em virtude do rebaixamento de seu centro de gravidade. Em contrapartida, o veículo fica menos confortável em pisos esburacados ou com muitas imperfeições, justamente pela maior rigidez dessas molas e pelo seu menor curso. 

As molas esportivas são permitidas para uso?

As molas esportivas são permitidas para uso desde que sigam a norma que as rege — Resolução 479/2014 do Contran. Ela determina que o rebaixamento em veículos com peso bruto total (PBT) de até 3,5 toneladas é permitido caso, ao se esterçar o máximo a direção, as rodas e os pneus não toquem a estrutura do veículo. Ademais, a legislação exige altura mínima do solo de 10 cm, tomando por base a distância entre solo plano e o assoalho do carro.

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