Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Start-stop: mitos e verdades

Start-Stop

Start-stop: mitos e verdades

start-stop
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

O sistema start-stop surgiu a partir da fabricante Toyota, na década de 70. A tecnologia foi desenvolvida a fim de que as necessidades de veículos mais modernos e complexos fossem atendidas.

Além disso, ela trouxe consigo vantagens consideráveis para os usuários, aliando melhorias para o bolso e para o planeta. Mas, afinal, você sabe o que é start-stop, como se dá seu funcionamento e os benefícios desse sistema?

Pensando em sanar essas dúvidas, preparamos o conteúdo a seguir. Continue a leitura para ficar por dentro de tudo!

O que é o Start-Stop?

O sistema start-stop é nada mais do que uma tecnologia que desliga automaticamente o motor do veículo depois de alguns segundos da parada do automóvel, como ocorre no semáforo e no trânsito, por exemplo. 

Além disso, também de modo automático, o sistema start-stop volta a ligar o carro,quando movimentos nos pedais são acionados de novo. Tudo isso com a finalidade de economizar combustível e diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Embora a tecnologia conte com sistema de partida tradicional, há certas alterações em seu funcionamento. Os modelos que contam com o start-stop têm ganhos na performance do motor de partida e nos comandos eletrônicos do veículo.

Além disso, os automóveis com esse sistema possuem uma tecnologia que permite que o usuário saiba como está o estado de carga da bateria, bem como permite o encaixe de baterias maiores, que conseguem dar mais partidas no carro.

Quando o Start-Stop funciona?

O sistema start-stop funciona quando o carro está parado e com rotação do motor em marcha lenta. Nos veículos manuais, o pedal da embreagem não pode estar acionado, assim como as marchas não devem estar engatadas. Enquanto nos veículos automáticos, o sistema de frenagem do carro deve estar acionado.

Além dessas questões, é importante que a temperatura do ambiente e do motor do veículo estejam dentro do padrão, cabendo também seguir as instruções de cada fabricante, pois o funcionamento pode variar de montadora para montadora.

Ao seguir todas essas instruções pré-determinadas, o motor do carro será desligado de modo automático, ficando no modo de Stand By. Apenas depois do comando do condutor é que o motor é ligado novamente, isto é: para veículos manuais, quando o motorista pisa na embreagem; para veículos automáticos, quando o condutor solta o pedal do freio.

Além disso, é válido ressaltar que o sistema start-stop é inteligente. Quando o motorista para em uma rua íngreme, por exemplo, o motor não é desligado automaticamente por questões de segurança. 

Também vale destacar que, quando o veículo está parado, os mecanismos elétricos do mesmo continuam ativados — exceto em alguns modelos em que o sistema de ar condicionado tem seu funcionamento alterado (em vez de resfriar, começa a ventilar). 

A depender do modelo do veículo também, o ar condicionado pode continuar funcionando normalmente, mas para isso existe a condição de que a temperatura fora do carro esteja acima de determinado grau.

Quanto custa o botão Start-Stop?

star-stop

Silencioso enquanto parado no trânsito, o sistema star-stop economiza combustível e reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera.

O start-stop está presente no mercado de acessórios automotivos, mesmo para aqueles veículos que não contam com o sistema vindo de fábrica. No entanto, colocar aquele sistema comercializado por vendedores independentes, o qual é chamado de “start-stop universal”, pode não ser a melhor opção para seu automóvel.

Isso porque a tecnologia promete as mesmas funcionalidades, mas isso não ocorre na prática. Afinal, uma das principais vantagens do sistema é poupar combustível, no entanto, esses kits vendidos por terceiros não possuem essa função.

O custo do botão start-stop, acompanhado das outras peças necessárias para a instalação, fica na casa dos R$ 130. No entanto, além desse valor, caso o usuário não queira se arriscar e instalar o sistema por conta própria, há o custo da mão de obra para realizar esse serviço. A contratação de alguém para fazer a instalação do start-stop custa em torno de R$ 400.

Vale ressaltar que esse tipo de produto que não vem de fábrica não é recomendado para o veículo, podendo danificar o mesmo e seus componentes. 

Vantagens e desvantagens do Start-Stop

As principais vantagens do carro com start stop são no que diz respeito à economia de combustível e, consequentemente, dinheiro e também à redução da emissão de gases poluentes na atmosfera — o que ajuda o meio ambiente.

Além disso, como o motor é desligado automaticamente nesta tecnologia, os ruídos e as vibrações também são interrompidos,  portanto, o silêncio durante as paradas no trânsito e nos semáforos poderá ser muito recompensador para o motorista e para os passageiros. 

Já as desvantagens desse sistema não são consideráveis, afinal, é possível desativar a tecnologia a qualquer momento. O único fator que deve ser levado em consideração antes de adquirir um carro com start stop é no fator preço da bateria. 

Isso porque, como elas são mais robustas e têm maior capacidade de atender às necessidades do sistema, possuem um custo mais elevado se comparado às tradicionais. 

Na Moura, você encontra as melhores baterias para veículos com essa tecnologia. Confira no site

E se você gostou do conteúdo acima, não deixe de acompanhar nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades do setor automotivo!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Carros Convencionais que utilizam Baterias AGM e EFB

Por que Alguns Carros Precisam de Baterias AGM e EFB sem possuir a Tecnologia Start-Stop? Você já se deparou com...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos