Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

O sistema start stop chegou pra ficar: confira 5 curiosidades sobre ele!

Dicas Moura

O sistema start stop chegou pra ficar: confira 5 curiosidades sobre ele!

5 min

É fato que os automóveis têm evoluído muito. Hoje, além dos vidros elétricos, ar condicionado, direção hidráulica e tantos outros dispositivos, você conta com o sistema start stop.

Esse sistema é o que há de mais moderno em relação a tecnologia automotiva na América do Sul. Mas o que é o start stop?

Neste post, você vai aprender quais as características desta tecnologia, como ela funciona, qual é a sua função, quais carros a possuem e conhecer 5 curiosidades sobre o sistema start stop. E aí, quer conferir tudo com a gente? Então, acompanhe!

O que é o sistema start stop?

O sistema start stop desliga o motor do automóvel de forma automática quando ele para e volta a ligá-lo, instantaneamente, quando o motorista deseja movimentar o veículo. O sistema tem como objetivo diminuir o consumo de combustível. Além disso, foi projetado pensado para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera. 

O start stop é fundamentado no sistema de partida convencional, mas conta com algumas mudanças:

Em suas primeiras modificações, ganhou um motor de partida melhorado e mais resistente, uma central eletrônica que comanda o sistema, detectando quando é necessário ligar ou desligar o motor do automóvel. Além disso, conta com um sistema de gerenciamento do estado de carga da bateria e uma bateria mais robusta capaz de atender um número bem mais elevado de partidas.

Como funciona o start stop?

Existem algumas regras básicas para que o sistema funcione. Antes de tudo, o veículo precisa estar parado e com a rotação do motor em marcha lenta. No caso dos automóveis com câmbio manual, o pedal da embreagem deve estar solto e nenhuma marcha engatada. Já para os com transmissão automática, o freio deve estar pressionado.

Além disso, a temperatura ambiente e do motor deve estar dentro do normal e algumas outras condições determinadas por cada montadora devem ser obedecidas. Geralmente, quando se para o veículo e cumpre essas regras, o motor se desliga automaticamente e fica no modo de espera. Após o devido comando do motorista, o motor volta a funcionar e se liga quando é pressionada a embreagem novamente (veículos manuais) ou solto o pedal do freio (veículos automáticos).

O sistema start stop também é inteligente. Ao parar em uma ladeira, por exemplo, o sistema não desliga por motivo de segurança. Outra curiosidade é que durante a parada do automóvel, o sistema elétrico continua funcionando perfeitamente. Já em alguns modelos, somente o ar condicionado para de gelar e entra em modo de ventilação enquanto o carro está desligado. Já em outros, o ar condicionado continua ativado desde que a temperatura externa esteja acima de determinado grau.

Confira o infográfico que preparamos para você:

 

infográfico sobre o sistema start stop

Qual é a principal função do start stop?

A principal função do sistema start stop é diminuir o consumo de combustível e reduzir a emissão de poluentes no ar. Engenheiros falam que o sistema pode economizar até 10% no consumo médio de combustível. Portanto, com o start stop, o meio ambiente ganha e o seu bolso também.

Quais os carros têm versões com sistema start stop?

Veja alguns dos modelos que têm versões equipadas com essa tecnologia:

Fiat Argo

O Fiat Argo é o novo hatch compacto da Fiat que chegou para substituir o Palio e Punto. Ele tem um sistema start stop como um opcional, o que representa um avanço tecnológico neste sentido no Brasil.

Fiat Toro versões 1.8 e 2.4

O Fiat Toro é um modelo que está em alta no mercado brasileiro. Apostando em uma nova tendência de design e na modernidade, ele conta com o sistema start stop nas versões 1.8 e 2.4.

Renault Logan

O Renault Logan é um dos modelos de carro sedan mais populares do Brasil. Ele é uma ótima opção para quem deseja carregar até cinco pessoas sem perder o espaço para as malas. Além disso, nas versões mais completas oferece o sistema star stop e outras modernas tecnologias. 

Jeep Compass

O Jeep Compass é outro automóvel com o sistema start stop. Você conta com um SUV luxuoso e cheio de tecnologia.

Quais as curiosidades sobre o sistema?

Confira algumas informações sobre esse sistema inovador que podem te surpreender:

1. Poupa combustível

Com o sistema start stop você consegue poupar combustível do automóvel. Isso acontece principalmente se você mora em uma cidade com o trânsito mais lento, onde você fica com o para-arranca. O start stop também ajuda a reduzir as emissões de gases na atmosfera.

2. Tem a opção de ser desligado

Para muitos motoristas, outra opção do sistema start stop é que ele tem a opção de ser desligado. Além disso, esse sistema está cada vez mais popular.

Automóveis com sistema start stop têm bateria auxiliar. Já a bateria principal é maior e o sistema possui gerenciamento eletrônico que alerta o condutor que a peça está com a carga baixa.

Isso é importante porque significa que você não terá problemas ao tentar dar a partida no carro. 

4. Torna o ambiente mais silencioso

Outra curiosidade é que o sistema start stop torna o ambiente mais silencioso: quem está dentro do automóvel não escuta nenhum barulho vindo do motor. Essa é uma grande vantagem para o motorista que circula em meios urbanos, contribuindo para a diminuição do barulho.

Agora que você conhece essas 5 curiosidades sobre o sistema start stop, que tal ter um automóvel com essa tecnologia? Só não se esqueça de optar por modelos com baterias Moura!

Botão CTA

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e conheça as diferenças de garantia para as linhas Convencional e AGM da Moura para automóveis start stop!


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Dicas Moura

Aprenda como limpar banco de carro em passos simples!

Se você gosta de manter os ambientes de sua casa confortáveis e higienizados, com seu carro não deve ser diferente,

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos