O sistema de transmissão é considerado um dos mais importantes itens do automóvel. Compreender como ele funciona te  ajudará a ficar atento com possíveis problemas e buscar soluções de maneira rápida.

Além disso, o conhecimento sobre esse sistema permite que você dirija com mais cuidado para prolongar a vida do veículo.

 Também é preciso destacar que é o sistema de transmissão que ajudará o veículo a se deslocar de um lugar para o outro. Para isso, ele conta com um conjunto de peças que garantem a agilidade do carro.

Portanto, por ser um sistema essencial, preparamos este artigo com várias dicas sobre o sistema de transmissão. Neste post, a Moura  vai te ensinar um pouco de mecânica automotiva e assim, você vai saber quais os principais defeitos e como solucionar os problemas no sistema de transmissão

 

Então, ficou interessado em conferir o artigo com a gente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Siga com a leitura!

 

O que é o sistema de transmissão? 

O sistema de transmissão possui um conjunto de engrenagens, polias e eixos que levam a energia do motor às rodas do carro. É por causa disso que o veículo anda, pois o motor funciona em uma determinada rotação por minuto e a energia fornecida gira as rodas

No entanto, cada automóvel possui um intervalo de rotação diferente e o sistema de transmissão funciona de acordo com o modelo do veículo, como os automóveis com câmbio manual e automatizado.

mecânico mexendo no motor de um carro com capô aberto

Conte sempre com um mecânico de sua confiança para ficar de olho no funcionamento do sistema de transmissão do seu veículo!

 

Quais são as principais funções do sistema de transmissão?

As principais funções do sistema de transmissão estão relacionadas ao funcionamento e seleção das marchas, a transferência de potência e, por fim, a movimentação das rodas. Basicamente, o sistema de transmissão é totalmente responsável pelos movimentos do automóvel e, também, pela sua estabilidade e funcionamento pleno.

Confira com detalhes para que serve cada parte do sistema de transmissão:

 

Selecionar marchas 

Quando você está com o automóvel em ponto morto e dá a partida no carro, não há transmissão de movimento às rodas, certo? 

Para movê-las, você deverá selecionar uma marcha e pisar no pedal da embreagem até o fundo. Em seguida, engate a primeira marcha para sair. A ação entre seus comandos e o funcionamento do carro é realizada pelo sistema de transmissão!

 

Transferir potência 

Depois da marcha engatada, uma força é gerada pelo motor entre as rodas do carro. Aqui, é importante enfatizar que nem sempre a divisão é igual. 

Nas curvas, por exemplo, há diferença na potência disponível para cada roda. O equilíbrio entre essas diferenças é, também, feito por meio do sistema de transmissão.

 

Movimentar as rodas 

Para movimentar as rodas, você contará com o diferencial do sistema de transmissão. Ele possui duas saídas conectadas a um semi-eixo. A ponta do semi-eixo não é ligada ao diferencial e sim conectada à roda, para receber o movimento do motor

Desta forma, o carro começará a andar e você poderá engatar outras marchas, aumentar a velocidade de rotação na saída do diferencial e, por consequência, do veículo — tudo isso ocorre graças à ação do sistema de transmissão.

 

Quais defeitos podem surgir? 

Assim como qualquer componente do veículo, o sistema de transmissão pode sofrer alguns defeitos. Por isso, fique atento a dificuldade para engatar as marchas, ruídos metálicos, marchas que desencaixam e trancos na hora da troca de marcha. Ao menor sinal desses pontos, procure seu mecânico de confiança.

 

Confira com detalhes estes principais defeitos do sistema de transmissão:

 

Dificuldade para engatar as marchas 

Normalmente, isso significa que falta óleo no câmbio. Esse problema provoca desgaste entre as engrenagens. 

 

Ruídos metálicos 

Você percebeu algum barulho no seu carro? Pode ser um dos defeitos mais comuns do sistema de transmissão. Observe se há ruídos no câmbio, principalmente ao engatar o ponto morto.

O defeito pode ser causado por falta de viscosidade do óleo de câmbio ou até mesmo por alguma falha no motor do automóvel. 

Marchas que desencaixam

Esse defeito pode ser causado por problemas na embreagem. Não force a marcha e não tente resolver o problema por conta própria, pois você poderá ter prejuízos com várias peças. 

Trancos na troca de marcha 

Isso pode acontecer principalmente com carros com câmbio automático. Os trancos podem ser causados por falta de óleo de câmbio. Em alguns casos, o problema pode ser irreversível e você terá que trocar o sistema de transmissão inteiro

motorista acenando de dentro do carro, feliz.

Dirija com tranquilidade sabendo que o sistema de transmissão do seu carro está sempre ok — e, claro, utilize baterias Moura!

Como solucionar os problemas no sistema de transmissão? 

Para solucionar os problemas no sistema de transmissão você deve, primeiramente, levar o carro num centro automotivo especializado. Além disso, é essencial o cuidado e a manutenção preventiva do automóvel e a verificação contínua do óleo do câmbio e tenha sempre uma boa bateria automotiva.

 

Veja o que fazer quando surgir um problema no sistema de transmissão:

Leve o carro num centro automotivo especializado 

Caso você perceba que há problemas no sistema de transmissão do automóvel, leve o carro num centro automotivo especializado. Lá, os mecânicos poderão fazer alguns testes e propor as melhores soluções.

 

Tenha cuidado com o automóvel 

Os cuidados com o automóvel garantem uma longa vida útil do seu carro. Por isso, não dê trancos ao dirigir, faça sempre a manutenção preventiva e fique atento aos sinais como barulhos na caixa de câmbio. 

 

Verifique o óleo do câmbio 

Na hora da manutenção preventiva, peça ao mecânico para verificar o óleo do câmbio. Somente um profissional saberá o que fazer para evitar problemas futuros com a caixa de marchas ou a própria embreagem. 

 

Tenha uma boa bateria automotiva 

A bateria automotiva é o “coração do automóvel”. Para que todos os sistemas elétricos e eletrônicos funcionem bem, é necessário energia de qualidade. Por isso, você deverá escolher baterias como as da Moura, que têm qualidade e excelência garantidas

 

Viu como o sistema de transmissão é importante para o veículo? Agora que você já sabe como ele funciona e como solucionar os defeitos, evitará problemas graves com o sistema, não é mesmo?

Fique atento aos sinais que o seu automóvel dá e tenha um bom carro por mais tempo! 

Quer mais dicas como essa? Acesse o nosso próximo post e entenda tudo sobre piloto automático!  

 

PEÇA AQUI SUA BATERIA