Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Como funciona o sensor de temperatura do carro?

Baterias Moura

Como funciona o sensor de temperatura do carro?

sensor-de-temperatura
Leitura:4 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

O sensor de temperatura do carro é um componente de grande importância para todo o sistema de arrefecimento do motor. É esse componente que controla a temperatura do motor e indica quando há algum problema que exige atenção do motorista.

Mas você sabe como o sensor de temperatura do carro funciona? Neste artigo, vamos te explicar sobre a importância do componente e como ele age em seu veículo!

O que é o sensor de temperatura do carro?

Para entender como ele funciona, é necessário saber o que é o sensor de temperatura.

O sensor de temperatura é um dos principais itens que fazem parte do sistema de arrefecimento. Ele tem como função analisar e indicar qual a temperatura do motor, bem como a temperatura do fluído que circula para resfriá-lo.

Basicamente, sua função é indicar para o motorista quando há qualquer variação de temperatura no motor do veículo. 

Onde ele está localizado?

Para indicar com precisão qual a variação de calor do automóvel, o sensor de temperatura do carro é colocado no bloco do motor.

Mas a localização do componente pode variar de acordo com cada modelo de veículo. Em grande parte dos casos, ele é posicionado em contato com o duto de medição de fluxo do fluído de refrigeração do motor.

Contudo, a peça também pode ser instalada no cabeçote ou mesmo nas galerias de passagem do líquido de arrefecimento.

Seja qual for a localização, a peça acaba apresentando sempre o mesmo funcionamento.

Como funciona o sensor de temperatura do carro?

O sensor de temperatura do carro tem como função indicar no painel do automóvel qual o valor da temperatura do motor.

Sendo assim, para realizar essa indicação com máxima precisão, o componente é constituído por um termistor cerâmico, que recebe o nome de NCT (Negative Temperature Coefficient).

Com isso, a resistência elétrica desse termistor acaba mudando de acordo com a temperatura aferida. Com as variações na sua resistência, há um aumento ou diminuição da sua tensão, que é o que permite identificar a temperatura do motor com precisão.

O que causa a variação de temperatura?

Você deve estar se perguntando o que pode ocasionar essa variação de temperatura do motor do veículo. Em resumo, essa oscilação ocorre sempre que o motor está em funcionamento. 

Isso porque seus componentes internos se movimentam de forma acelerada, o que gera atrito, transmitindo calor entre esses componentes.

Dessa forma, o sensor de temperatura do carro identifica essa variação, informando o motorista, através do painel do automóvel, se essa variação está dentro do padrão ou não. 

Você consegue acompanhar essa variação por um pequeno ícone de termômetro no painel. De forma geral, a temperatura ideal para o funcionamento do motor é entre 80º C a 100º C. Acima disso, há um superaquecimento do motor, o que pode causar sérios danos aos seus componentes.

Como deve ser feita a manutenção do sensor?

homem em pé olhando o capô de um carro para acompanhar o sensor de temperatura

O sensor de temperatura do motor possibilita acompanhar as variações de calor e evitar o superaquecimento das peças

É importante saber quando há uma oscilação de temperatura maior do que a ideal e isso é feito por meio do sensor de temperatura. Por isso, cuidar da manutenção deste componente é essencial, já que é ele o responsável por identificar essas variações.

Em geral, o sensor de temperatura do carro deve ser checado depois de 30 mil quilômetros rodados. Esse valor é o período base indicado pelos fabricantes, mas pode ser diferente para cada tipo de veículo. 

O ideal é ler o que indica o manual do automóvel, assim você pode encontrar instruções direcionadas para o modelo de seu carro. Ou se preferir, consultar uma autorizada. 

Em caso de defeito ou mal funcionamento da peça, leve o seu veículo para uma revisão e, se necessário, faça a troca do componente o quanto antes. 

Qual é o preço desse componente?

O valor do sensor de temperatura no mercado não é alto. Em geral, para veículos nacionais, é possível encontrá-lo por menos de R$ 50,00. No caso dos sensores importantes, o valor sobe para R$ 100,00.

Além disso, a mão de obra para troca da peça acaba sendo bem específica. Isso porque, para que haja a indicação correta da temperatura, o troca deve ser feita por profissionais especializados.

Vale destacar que o ideal é sempre comprar peças originais, indicadas pelo fabricante. O componente é essencial para o funcionamento correto do seu veículo e problemas no sensor podem trazer sérios problemas em peças ainda mais importantes.

Gostou? Agora que você já sabe como funciona o sensor de temperatura do carro, acompanhe nosso blog para conferir outras dicas da Moura. Que tal aprender como economizar combustível com segurança?

E para garantir o bom funcionamento de seu carro, escolha a bateria que é sinônimo de qualidade! Acesse Mourafácil.com

Botão CTA


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Moura lança nova geração de baterias automotivas de alta performance

Uma nova geração de baterias automotivas tecnológicas. Líder em vendas na América do Sul e peça original de metade de...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos