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Sendo uma espécie de “escuta do motor”, o sensor de detonação é uma peça fundamental para o funcionamento correto do veículo.
Pensando em te ajudar a compreender melhor o seu modo de operação, quando é a hora certa de trocá-lo, quais os “sintomas” de que o mesmo está com defeito, bem como tirar outras dúvidas, preparamos o conteúdo a seguir.
Continue a leitura para ficar por dentro de tudo!
Localizado na parte externa do motor, o sensor de detonação, basicamente, funciona como um sensor de vibrações mecânicas. Ele tem a função de transformar as vibrações mecânicas do motor em relações elétricas capazes de serem interpretadas pela unidade de comando do veículo.
Ou seja, o sensor de detonação, a partir de uma análise por meio de cálculos matemáticos complexos, detecta ruídos oscilantes, os quais destoam daqueles considerados padrões no funcionamento do motor.
Então, por meio da detecção da presença dessa detonação, a unidade consegue identificar e separar a detonação das outras fontes de irrigações mecânicas presentes no motor, enviando a informação na forma de um sinal de tensão variável cujo valor depende da intensidade da vibração mecânica detectada.
Dessa forma, quando, de fato, há detonações no motor, o sinal de ignição do cilindro sofre um “retardamento” até que não haja a presença de nenhuma combustão detonante. Assim, o sensor de detonação evita que o motor sofra danos.
Como a função do sensor de detonação é “escutar” o barulho do motor, identificando a presença de ruídos oscilantes — os quais podem prejudicar o funcionamento do mesmo —, quando ele não está operando adequadamente, o funcionamento do veículo pode ficar comprometido, além de não ser possível ter uma garantia de que a combustão está acontecendo da forma correta.
Um dos sinais que indica que o sensor de detonação precisa ser trocado é o acionamento da luz da injeção no painel do carro
É necessário trocar o sensor de detonação quando o mesmo apresenta falhas, isso porque apenas fazer reparos não resolve o problema. Para identificar quando o sensor de detonação está ruim, há alguns “sintomas” muito comuns. Confira a seguir quais são eles a fim de saber quando é a hora certa de trocar a peça!
Assim como as demais peças de um automóvel, o sensor de rotação pode apresentar alguns problemas já conhecidos. Entre eles, destacam-se:
Para saber se um sensor MAP — importante sensor do sistema de injeção eletrônica do veículo — está com defeito, basta atentar-se para alguns sintomas, como:
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