Com o Brasil e o mundo combatendo o coronavírus, muitas cidades decidiram diminuir a circulação de pessoas nas ruas, fechando estabelecimentos comerciais e sugerindo o isolamento social. Nesse cenário, é normal que surja o questionamento: é arriscado sair de carro na quarentena?

Em qualquer outra situação essa dúvida faria pouco sentido, afinal, andar de carro é um dos prazeres de muitos brasileiros. Porém, com a indicação dos governos para evitar aglomerações, é normal que muitos motoristas temam por sua segurança.

Para ajudar você a acabar com quaisquer dúvidas relacionadas a isso, preparamos este artigo abordando o assunto e dando dicas de como é possível sair de carro na quarentena de maneira segura. Continue com a gente e confira!

Sair de carro na quarentena é arriscado?

O primeiro ponto que precisamos abordar é que o vírus da Covid-19 ainda é uma realidade. E como a Organização Mundial de Saúde (OMS) sempre pontua, ainda não há uma vacina ou tratamento definitivo para a doença. Por esse motivo, independentemente do local que você esteja, sempre há o risco de contágio da doença.

No entanto, os mesmos órgãos de saúde deixam claro que as medidas de proteção ajudam a minimizar os riscos e permitem que as pessoas consigam realizar tarefas diárias com mais segurança.

Dessa forma, mesmo com a indicação de isolamento social, é possível sair de carro na quarentena. Afinal, o intuito é impedir aglomerações e permitir que as pessoas realizem tarefas essenciais, como compras de alimentos, de maneira segura.

Sair de carro na quarentena não é um problema e não está proibido, mas é importante fazer isso com cautela. Seguindo dicas de higiene pessoal e mantendo uma distância segura de outras pessoas, você pode dirigir na quarentena e ainda aproveitar os benefícios do seu automóvel.

Como sair de carro na quarentena de maneira segura?

Imagem de um homem limpando o automóvel após sair de carro na quarentena

É importante tomar alguns cuidados para garantir a segurança ao sair de carro na quarentena.

Como explicado anteriormente, sair de carro na quarentena é uma tarefa completamente possível desde que você siga boas práticas de segurança. Quer saber quais são? Confira, abaixo, algumas delas: 

Higienize o seu veículo por completo

Antes de entrar no seu automóvel ou tomar qualquer outra ação, você deve assegurar que ele esteja completamente higienizado. E em tempos de quarentena, não se trata apenas da lavagem convencional – ducha e aspiração –, é preciso realizar uma limpeza contra o coronavírus.

Para isso é interessante que você mesmo coloque a “mão na massa”, evitando assim que outras pessoas tenham contato com o interior do seu veículo.

Comece pelo câmbio e pelo volante, higienizando-os com álcool 70% e utilizando um pano para facilitar o processo. No painel do veículo não é recomendado o uso do álcool, pois pode danificar alguma função, então aplique apenas um pano úmido com detergente para fazer a limpeza nesta região. 

Por fim, higienize os cintos de segurança e estofados. Retire o excesso de poeira e de sujeira com papel toalha ou com aspirador de pó e, em seguida, aplique um pano com sabão neutro – sempre com cautela e seguindo recomendações do fabricante em relação aos estofados.

Ande sozinho no seu carro

Por mais que o carro seja um equipamento de transporte coletivo, você deve ter em mente que estamos vivendo tempos em que uma das principais dicas de segurança é evitar o contato direto.

Sendo assim, quando for andar de carro na quarentena, faça isso sozinho. Tome o momento como seu e aproveite-o o máximo possível. Como, em geral, você só utilizará o carro para tarefas essenciais, como trabalhar e comprar alimentos, será mais fácil evitar caronas.

Sempre que possível, ande com as janelas abertas 

Lugares confinados também não são recomendados neste momento. Por esse motivo, ao sair de carro na quarentena, mantenha as janelas sempre abertas. A livre circulação do ar é fundamental para diminuir os riscos de contágio.

Se for uma questão de segurança ou um fator climático como a chuva, por exemplo, não tem problema fechar tudo e ligar o ar-condicionado. Mas, em um cenário “normal”, priorize sua saúde e mantenha os vidros abertos.

Higienize as mãos toda vez que tiver contato com o exterior do carro

Imagem de uma mulher higienizando as mãos após sair de carro na quarentena

A higienização das mãos é essencial sempre que você tiver contato com a parte exterior do carro.

Você higienizou o carro para sair na quarentena, porém, ao tocar em objetos externos é preciso realizar uma outra limpeza pessoal antes de entrar novamente no veículo. Sem essa preocupação, a higienização primária do automóvel acaba sendo pouco eficaz.

Sendo assim, tenha sempre álcool em gel dentro do carro. Além disso, repita a limpeza do volante e do câmbio antes de dirigir novamente. Também é imprescindível que você evite tocar na parte externa do próprio veículo, pois é uma parte bastante vulnerável.

Utilize serviços de entrega para peças mecânicas

Mesmo durante a quarentena o seu automóvel pode apresentar defeitos. E como uma ida à oficina pode representar maior exposição ao coronavírus, você pode utilizar serviços delivery de peças ou consertos mecânicos.

A boa notícia é que grandes marcas, como a mourafácil.com, entregam e instalam peças sem maiores custos para o motorista. Tudo de forma simples e rápida. Assim, você tem o seu veículo pronto com muito mais tranquilidade e segurança.

Seguindo essas dicas você conseguirá sair de carro na quarentena de forma mais segura. Não se esqueça também de utilizar a máscara de proteção o tempo todo, mesmo quando estiver dentro do carro. A prevenção neste momento é a melhor saída para trazer tranquilidade para você e para a sua família.

botão CTA que leva até o mourafacil.com