Atualmente, vivemos um momento delicado no Brasil e no mundo, por conta da pandemia do Coronavírus, uma séria infecção respiratória que precisamos prevenir. Por isso, devemos ficar mais em casa para o vírus não circular. Entretanto, quanto tempo um veículo pode ficar parado na garagem?

A partir de agora, vamos falar tudo sobre o assunto. Você também vai saber como prevenir os problemas provenientes de deixar bateria parada, os melhores hábitos que você deve ter para evitar outros problemas no seu automóvel e as vantagens de contar com o serviço do mourafacil.com na troca da bateria. 

E aí, ficou interessado em aprender um pouco mais sobre o que fazer com o veículo parado muito tempo? Então, continue com a gente! 

O que fazer com um carro muito tempo parado?

Para que você possa passar esse período de isolamento social e não ter problemas com o seu veículo muito tempo parado, nós da Moura separamos algumas dicas:

Uma semana com o carro parado

Se o carro ficar parado por uma semana, você não tem o que se preocupar. Não há necessidade de cuidados especiais, mas é sempre bom ligá-lo periodicamente. 

Um mês caracteriza veículo muito tempo parado

E a questão continua, quanto tempo um veículo pode ficar parado? Apesar de não ser o pior dos casos, um mês já caracteriza um veículo muito tempo parado. Nesta situação, você vai precisar colocar algumas libras a mais nos pneus antes de deixar o carro guardado, para que ele não fique achatado na parte em contato com o chão. Se precisar voltar a rodar com o automóvel, não deixe de calibrar os pneus com a pressão recomendada pelo fabricante. 

Também fique de olho na lista de acessórios do automóvel e observe as demandas de energia que podem descarregar a bateria. Preste atenção e veja a possibilidade de desligar a bateria, desconectando o cabo negativo. Quando ligar a sua bateria automotiva, talvez seja preciso reprogramar algumas funções do automóvel. 

Mais de um mês sem rodar

Quando o tempo de isolamento social para prevenir o Coronavírus passar, calibre os pneus do carro, abasteça o automóvel e verifique o óleo. 

Caso não seja possível rodar com o carro, você deverá: 

  • Desligar a bateria: faça isso para que ela não descarregue;
  • Deixar de usar o freio de estacionamento: isso evitará que a pastilha grude no disco ou na lona do tambor;
  • Abastecer o tanque e o tanquinho de gasolina: use a gasolina aditivada, pois ela tem maior prazo de validade;
  • Tomar cuidado com a calibragem dos pneus: calibre os pneus com 20% a mais de pressão do que a recomendada no manual.
homem trocando pneu de um veículo muito tempo parado

Mas, afinal, quanto tempo um veículo pode ficar parado?

Seis meses ou mais com o carro parado 

Neste caso, fique atento para evitar problemas. Para preservar os pneus, coloque o carro sobre cavaletes. Mantenha o mínimo de combustível para dar a partida e levar o carro para reabastecer. Não acione a embreagem, pois assim você evitará que os sistemas de disco e volante acabem grudando.

Porque não deixar um veículo parado muito tempo?

Entender quanto tempo um veículo pode ficar parado é fundamental para evitar diversos inconvenientes. Sem rodar, você poderá ter problemas nos pneus do automóvel, com os sistemas de embreagem e freio, com o ar-condicionado e com a validade da sua gasolina.

Isso tudo sem falar na bateria que ficará sem carga, não é mesmo? Mas não são apenas esses problemas: você ainda poderá ter funções importantes do veículo como a do computador de bordo, desprogramadas. Então, tenha sempre na sua cabeça que carro foi feito para rodar e não para ficar parado por meses! 

Quanto tempo um veículo pode ficar parado?

A partir de um mês já caracteriza-se carro parado por muito tempo. A partir desse período, seu automóvel provavelmente vai apresentar alguns problemas de manutenção naturais frente às atuais circunstâncias. Portanto, fique atento e pelo menos vire a chave deixando seu carro funcionar por alguns minutos sempre que possível. 

Importância da bateria automotiva

É enorme a importância da bateria automotiva para o funcionamento do automóvel: 

Preserve a bateria

Se a bateria estiver conectada ao veículo, mesmo com o automóvel desligado, ela sofrerá uma descarga com correntes bem baixas que continuam a ser demandadas pelo próprio veículo. Chamamos essas correntes de Stand By e elas servem para manter as funções da bateria ligadas a algumas funções essenciais do veículo, que precisam estar acionadas 24h. 

Entre essas funções estão o alarme, o relógio, as diversas memórias eletrônicas e etc. No carro parado por muito tempo, você deve manter o cabo negativo da bateria desconectado e, se possível, manter o veículo em locais onde a temperatura seja mais amena. 

Prefira baterias novas

Não se esqueça que a bateria automotiva é um aparato eletroquímico e que, por isso, possui uma característica chamada descarga espontânea. Mesmo sem o cabo negativo conectado, é natural que com o passar do tempo a peça perca sua força. 

No entanto, quanto mais nova for a sua bateria, mais devagar ocorrerá a descarga espontânea, ou seja, mais tempo você passará com a bateria carregada e ainda conseguirá dar a partida no automóvel. 

Dependendo do quão nova é a sua bateria, você conseguirá passar de 10 a 30 dias sem que ela pare de atender suas necessidades, mas lembre-se de desconectar o cabo negativo do automóvel.

É sempre importante dar a partida no carro e aguardar um período de 15 a 30 minutos até desligá-lo. Como esse tempo não é o suficiente para a bateria se recuperar plenamente, após essa rápida recarga pelo alternador, não devemos esperar muito para ligar o veículo novamente.

Itens que podem ser prejudicados com o carro parado

rua com carros muito tempo parados

Compreender quanto tempo um veículo pode ficar parado na garagem pode ser fundamental para este período de reclusão.

Quanto tempo um veículo pode ficar parado antes que esses itens sejam danificados?

Gasolina

A gasolina tem prazo de validade: ela pode durar de três a quatro meses. No entanto, a gasolina aditivada costuma durar consideravelmente mais do que a comum.

Ar condicionado 

O ar condicionado pode criar fungos e bactérias devido à umidade nos dutos de ventilação. Portanto, é importante substituir o filtro e ligar o ar condicionado com as janelas abertas durante pelo menos 5 minutos. 

Como você pode ver, ao entender quanto tempo um veículo pode ficar parado você passará a ter muitos afazeres para cuidar do seu carro. No entanto, como você sabe, vivemos um momento que precisamos respeitar as recomendações das autoridades de saúde, para que possamos controlar o avanço do Coronavírus no Brasil. 

O mourafacil.com está pronto para atender às necessidades dos consumidores que precisam sair de casa para realizar atividades essenciais durante este período. Se você tem um imprevisto com a bateria, por ter seu carro muito tempo parado, é possível pedir uma nova no mourafacil.com sem pagar pela entrega e nem mesmo pela instalação. 

É possível fazer seu pedido pelo computador, tablet ou celular; escolher o modelo adequado para o seu veículo e, em até 50 minutos, ter o produto entregue e instalado no carro. Além disso, você também pode programar o agendamento de entrega e acessar o serviço a partir do Rappi, do portal WebMotors, e clicando no botão abaixo:  

botão que leva até o mourafacil.com

A Moura acredita no esforço coletivo e na união para reduzir os impactos do Coronavírus no Brasil e está fazendo de tudo para colaborar no combate dessa pandemia!