Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Quanto tempo demora pra tirar a CNH? 5 passos práticos

Quanto tempo demora pra tirar a CNH? 5 passos práticos

quanto-tempo-demora-pra-tirar-a-cnh
Leitura:8 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

A dúvida sobre quanto tempo demora pra tirar a CNH é bastante comum. Afinal, obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um marco importante na vida de muitas pessoas, representando a liberdade de dirigir legalmente. 

O processo para tirar a carteira pode variar em tempo e complexidade e, neste guia, abordaremos o passo a passo para tirar a CNH, quem pode obtê-la, o tempo envolvido no processo e os tipos de CNH disponíveis. Acompanhe a seguir!

Quem pode tirar a CNH?

Para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:

  • Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
  • Ser aprovado em exames médicos e psicológicos.

Quanto tempo demora pra tirar a CNH?

dois homens estão conversando em um local aberto onde são realizadas provas de autoescola. Um deles tem uma prancheta em suas mãos e aponta para a direção de um veículo, que está estacionado ao fundo e próximo a um cone laranja

Se você está buscando saber quanto tempo demora pra tirar a CNH, saiba que o processo todo leva em torno de 90 dias.

Levando em consideração que o aluno será aprovado em todas as avaliações necessárias durante o processo, a resposta para “quanto tempo demora pra tirar a CNH?” é, em média, 90 dias. Funciona assim:

  • O curso teórico tem uma duração de 45 horas, o que corresponde a 12 dias úteis;
  • Para as aulas práticas, o ideal é que sejam dispostas 20h/aula ao longo da semana, (de segunda a sábado) sendo obrigatório que pelo menos uma delas seja realizada no período noturno. Esse passo, então, pode durar até 28 dias, dependendo da disponibilidade do aluno;

Levando em consideração o tempo de atualização dos documentos, agendamentos de exames de acordo com o Detran e a disponibilidade de horários entre autoescola e aluno, então, esse tempo fica, em média, em torno de três meses.

Ainda, é válido ressaltarmos: apesar de esse ser um período de tempo que abrange a realidade da maioria dos alunos nas autoescolas atualmente, a duração de todo esse processo pode variar de acordo com alguns fatores, como a disponibilidade de vagas nas autoescolas, a frequência das aulas e a realização dos exames

5 passos até a CNH

Para te ajudar a entender melhor sobre quanto tempo demora pra tirar a CNH, preparamos um passo a passo com todas as etapas do processo. Acompanhe:

  1. Escolha a autoescola: A escolha da autoescola é crucial, e é importante certificar-se que ela seja credenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) da sua região. 

Vale à pena procurar a opinião de alunos que já passaram pelas autoescolas, perguntando sobre o processo de aulas e exames e conferindo se, de fato, a escolha será positiva.

Além disso, é válido considerar os valores oferecidos para que o documento final seja emitido: hoje, o preço para tirar uma CNH tipo B (aquela que permite que o motorista dirija um carro) fica em torno de R$2,000, enquanto os valores para a categoria A e B juntas é de cerca de R$2,600.

  1. Exames médicos e psicológicos: Os exames médicos avaliam sua capacidade física, verificando se você possui condições de saúde que possam afetar sua habilidade de dirigir. Os exames psicológicos, por sua vez, têm como objetivo avaliar sua aptidão emocional e psicológica para conduzir um veículo.
  2. Curso teórico (CFC): Após ser aprovado nos exames médicos e psicológicos, você iniciará o Curso de Formação de Condutores (CFC). Este curso abrange o conteúdo necessário para a prova teórica, incluindo legislação de trânsito e primeiros socorros

Ele tem uma carga horária determinada por lei, podendo durar cerca de 15 dias a 1 mês, dependendo da frequência acordada para as aulas.

Aulas práticas: Após concluir o CFC e ser aprovado na prova teórica, você iniciará as aulas práticas com um instrutor credenciado. São 20 aulas no total, que abrangem aspectos práticos da direção e possíveis questões que o motorista vai enfrentar no dia a dia do trânsito.

Sua duração, então, vai depender bastante da disponibilidade do próprio aluno para agendar e frequentar as aulas. 

Por exemplo: entendendo que os fins de semana são os melhores dias para a prática, esta etapa do processo provavelmente vai demandar mais tempo em comparação aos alunos que tiverem aulas marcadas em diversos dias durante a semana. 

  1. Exame prático: Após completar o número mínimo de aulas práticas exigidas e se sentir preparado, é hora de agendar os exames práticos. Como também dependem de uma disponibilidade para agendamento, esta etapa do processo pode afetar a duração total de dias até o aluno tirar a CNH.

Esse exame é a etapa final do processo, e consiste em uma avaliação sobre o que foi aprendido até então, incluindo:

  • Manobras: balizas, aclives e declives e paradas em subidas (com a utilização obrigatória do um freio de estacionamento);
  • Respeito às regras de trânsito e segurança: cruzamentos, todos os tipos de sinalização, ações de segurança para o motorista (como o uso do cinto) e, claro, uma conduta que respeite e não coloque em risco a saúde de outros motoristas e pedestres, de acordo com as normas de circulação estabelecidas por Lei.

Tem como tirar a CNH em um mês?

um homem está saindo da autoescola e olhando em direção à rua enquanto carrega uma mochila nas costas

Para entender quanto tempo demora pra tirar a CNH, é necessário saber que as horas de aulas teóricas são parte importante do processo.

No Brasil, devido aos prazos legais e, como comentamos anteriormente, à carga horária mínima exigida para o curso teórico e prático (45 horas/aula teóricas e 20 horas/aula práticas), não é possível tirar a CNH em um mês

Para saber quanto tempo demora pra tirar a CNH com exatidão, precisaremos entender a disponibilidade de agendamento de aulas e testes práticos de cada aluno. Porém, a média desse período fica em torno de 3 meses. 

Levando em consideração todos os passos que envolvem a emissão e habilitação desse documento, então, entendemos que o prazo de 1 mês torna-se inviável.

Quais são os tipos de CNH existentes?

Depois de entender melhor sobre quanto tempo demora pra tirar a CNH, que tal conhecer mais sobre cada um de seus tipos? 

Afinal, existe um modelo de CNH para cada veículo e, dentro dessas categorias, algumas outras especificações que tratamos nos tópicos a seguir. Confira:

CNH A 

A CNH A autoriza o condutor a pilotar motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos. Essa categoria é necessária para quem deseja pilotar qualquer veículo de duas ou três rodas, como motos e scooters e, para obtê-la, você precisa passar por exames específicos, incluindo aulas práticas em motocicletas.

CNH B 

A CNH B pode ser considerada a mais comum dentre elas: é ela que permite que o condutor dirija veículos de passeio, ou seja, carros de uso particular, camionetas e utilitários. Com esse tipo de CNH, você pode conduzir veículos com peso bruto total de até 3.500kg e capacidade para até oito passageiros, excluindo o motorista.

CNH C 

Para entender quanto tempo demora pra tirar a CNH de caminhão, também é importante saber que, previamente a ela, o motorista precisa ter experiência com a categoria B.

Permite a condução de caminhões, incluindo veículos com peso bruto total superior a 3.500 kg. Esta categoria trata especificamente de veículos de carga, mas também é importante indicarmos que, para tirar a CNH C, é necessário ter, no mínimo, um ano de experiência com a habilitação tipo B. Ou seja: para estar habilitado a dirigir um caminhão, por exemplo, é obrigatório que também se esteja habilitado a dirigir carros.

CNH D

A CNH D autoriza a habilitação para veículos de transporte coletivo de passageiros, como os ônibus, microônibus e vans. Para que seja possível obtê-la, é necessário ter dois anos de experiência com a CNH B ou 1 ano de experiência com a CNH C.

CNH E

 A CNH E abrange todos os veículos presentes nas categorias B, C e D, sendo necessária, também, para conduzir veículos articulados, como carretas e conjuntos de veículos que ultrapassem os 6,000kg.

Também é importante ressaltar que, em relação às últimas três categorias apresentadas (C, D e E), exames de sono e toxicológicos são exigidos para a obtenção da CNH.

Lembre-se que esse é um processo essencial para o bom funcionamento do trânsito, a segurança de motoristas e pedestres também. Ele requer comprometimento, estudo e prática e, por isso, o tempo até sua finalização deve sempre ser respeitado, dentro dos limites estipulados por Lei.

E agora, depois de entender melhor sobre quanto tempo demora pra tirar a CNH, que tal se preparar para ser motorista, também, conhecendo mais sobre o serviço Moura Fácil? 

O delivery de baterias oficial da Moura instala a nova bateria de seu carro em até 50 minutos, oferecendo uma troca gratuita e uma equipe especializada. Acesse nosso site e conheça mais sobre Moura Fácil!

 


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é habilitação ACC e quem precisa tirar?

A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos