Um dos maiores problemas que podem ocorrer em um automóvel é quando a luz da injeção eletrônica não apaga. Isso pode acontecer por diversos motivos, entre eles a falta de manutenção preventiva. 

No entanto, nem só a falta de manutenção pode causar problemas no sistema de injeção do seu veículo. 

Para você entender melhor o assunto,preparamos um conteúdo especial. Nele, você vai saber o que fazer quando a luz da injeção eletrônica não apaga e ficará atento a esse sinal que é tão importante para o automóvel. 

Vamos lá?

Por que é preciso ter atenção à luz amarela no painel do automóvel?

A luz amarela no painel do automóvel, principalmente a luz da injeção eletrônica acesa é um sinal de alerta para o motorista, pois o sistema de injeção comanda o gerenciamento do motor. Também é ele que alimenta o combustível do automóvel. 

A luz da injeção eletrônica é localizada no painel do automóvel e pode ser identificada com o desenho de um motor. Quando a luz da injeção eletrônica não apaga, é hora de olhar com mais atenção para saber o que pode ter acontecido.

É perigoso andar com a luz da injeção acesa?

Sim. Quando a luz da injeção eletrônica não apaga significa que há um problema no componente da injeção eletrônica. Portanto, você deve levar o automóvel à uma oficina mecânica mais próxima, porque o carro pode correr o risco de uma pane elétrica

Quando a luz da injeção eletrônica acende, o que pode ser?

Se perceber que quando a luz da injeção eletrônica não apaga seu carro apresentar alguma diferença de performance,  pode ser um sinal de eletroinjetor sujo, combustível adulterado, vela ou cabo de vela com problemas. 

Somente um profissional com um equipamento chamado scanner é que poderá dar um diagnóstico preciso do problema. 

O que causa o problema da injeção eletrônica?

Geralmente, quando a luz da injeção eletrônica não apaga é sinal de falhas no sistema de alimentação do motor. No entanto, também pode ser um defeito no sistema de escapamento como a sonda lambda, por exemplo. 

Outra causa pode ser um mau contato entre sensores. Isso, muitas vezes, acontece após lavar o motor do automóvel. Portanto, você que é proprietário do veículo, principalmente se tem uma empresa de frotas, precisa ficar atento na hora de mandar o carro para fazer a limpeza do motor.

Como apagar a luz da injeção eletrônica?

mulher com blusa azul e saia florida em uma autoestrada com o capô do carro aberto e o mecânico de colete laranja consertando: quando a luz da injeção eletrônica não apaga

São vários fatores envolvidos que podem  explicar quando a luz da injeção eletrônica não apaga

Em primeiro lugar, é necessário identificar o problema. Separamos algumas das possibilidades. Veja: 

  • Com a ajuda de um profissional 

Sem dúvida, essa é a forma mais indicada para resolver o problema quando a luz da injeção eletrônica não apaga, ou seja, quando a luz amarela está sempre ligada. 

Procure uma oficina mecânica mais próxima da sua empresa ou da sua casa e faça a manutenção do veículo.

  • Com a ajuda manual 

Em alguns automóveis há uma luz de injeção eletrônica que apaga automaticamente. Isso acontece depois de ligar e desligar três vezes o carro. 

Desta forma, o próprio automóvel apaga os códigos de erro que causam o problema da luz ligada. Isso também pode acontecer porque a central identifica se há algum tipo de falha no veículo. 

Caso ela consiga resolver o problema, quando você ligar o carro novamente, a luz não estará mais acesa no painel. Mas como fazer o procedimento corretamente? 

  1. coloque a chave na ignição.
  2. virar por 1 segundo e logo em seguida desligar por 1 segundo. 
  3. Repita o procedimento por três vezes e depois desligue o automóvel.
  4. Em seguida, veja se deu certo. 
  • Com a ajuda da bateria 

Ao desconectar a bateria, você consegue apagar a luz da injeção eletrônica. No entanto, é preciso ter a certeza do que você faz. Para começar, libere o capô. Somente com o carro desligado você deverá abrir e desconectar o cabo positivo da bateria. 

Geralmente, esse cabo tem a cor vermelha. Deixe-o desligado por 15 minutos. Após o tempo, coloque a chave na ignição do automóvel e gire três vezes na posição ON. Isso servirá para limpar os dados da central do carro.

Por fim, com a chave na posição OFF, você conecta o cabo da bateria. Em seguida, ligue o carro, aguarde um minuto e verifique se a luz da injeção eletrônica apagou. 

Agora que você já sabe quando a luz da injeção eletrônica não apaga, é hora de saber um pouco melhor sobre os custos de manutenção deste sistema.

Vamos lá?

Quanto custa a manutenção da injeção eletrônica?

O valor da manutenção da injeção eletrônica pode variar de uma oficina para outra. Mais em média, o serviço de inspeção e limpeza pode custar R$ 190,00. Isso também vai depender do equipamento utilizado por cada oficina mecânica.

O que causa problema na injeção eletrônica?

Veja as principais causas do problema na injeção eletrônica: 

  • dificuldade de dar a partida;
  • aumento no consumo de combustível;
  • perda de potência do motor;
  • aceleração lenta.

Agora você sabe um pouco mais sobre o que fazer quando a luz da injeção eletrônica não apaga, não é verdade? Fique atento aos sintomas do automóvel e em caso de dúvidas, procure uma oficina mecânica mais próxima da sua empresa de frotas. 

Caso o sistema eletrônico dos automóveis da sua frota de veículo apresentar problemas, verifique a vida útil da bateria automotiva! E se precisar de uma nova bateria, peça pelo site mourafacil.com.