Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Projeto “Era uma vez… Brasil” inicia atividades de sua 4ª edição

Instituto Conceição Moura

Projeto “Era uma vez… Brasil” inicia atividades de sua 4ª edição

2 min

A quarta edição do projeto Era uma vez… Brasil, iniciativa do Instituto Conceição Moura e Origem Produções, deu seu pontapé esta semana na cidade de Belo Jardim (PE), a 184 quilômetros do Recife. Mais uma vez, estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental da rede pública de Ensino terão a oportunidade de realizar intercâmbio cultural em Lisboa, Portugal. Uma experiência única de ampliação da visão de mundo através do estudo de História, mais especificamente, sobre o período de colonização do Brasil pelos portugueses.

O projeto é um programa de atividades que colabora com o desenvolvimento da cultura nacional e promove o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes, parceiro do projeto e que já acompanhou os jovens em 2016 e 2017 na viagem a Portugal.

“Muito além de proporcionar uma viagem inesquecível, o projeto estimula os estudantes a compreender a história do Brasil e refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é o de despertar o lado crítico desses adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva, é uma possibilidade dos alunos ampliarem a visão sobre os acontecimentos atuais, baseado no olhar histórico”, destaca a presidente do Instituto Conceição Moura, Taciana Moura.

Para terem uma chance de passar 10 dias nessa troca de experiências e conhecimento na capital portuguesa, professores de História e seus alunos precisam participar de uma formação e produção de Histórias em Quadrinhos (HQs). As inscrições podem ser feita pelo site: http://www.eraumavezbrasil.com.br/ e só podem participar docentes da disciplina de História da rede pública de ensino e estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II.

Na segunda etapa, 100 adolescentes participam de um Campus em Belo Jardim: durante sete dias, em período integral, participam de oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, capoeira e HQs. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto. Em novembro, acontece a última e tão esperada etapa: a viagem para Portugal com os alunos selecionados, quando os estudantes terão a oportunidade de percorrer os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil em um intercâmbio cultural em Lisboa.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Instituto Conceição Moura

Uma jornada cultural de conhecimento na história do Brasil

Ana Sophia, Edilene, Aurhea e Maria Alice. Quatro adolescentes, de 13 anos, estudantes da rede pública de ensino de Belo

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos