
O que é polimento automotivo? Saiba quando realizá-lo!
Você sabe o que é polimento automotivo? Para entender quando fazê-lo e quais cuidados ter, leia o nosso artigo e se informe!
Considerado um dos procedimentos mais importantes da estética veicular, o polimento automotivo causa muitas dúvidas. Entre elas, podemos citar as situações que esse procedimento é indicado e quais cuidados ter na hora de realizá-lo.
Portanto, se você gosta de cuidar do seu automóvel e se interessa por mecânica automotiva ou manutenção, preste atenção em nosso post. Nele, vamos explicar tudo sobre polimento automotivo. Ficou interessado? Então siga com a leitura!
O que é polimento automotivo?
Como já dissemos no início do artigo, o polimento automotivo é um procedimento que ajuda na estética do veículo. Ele remove a tinta danificada do automóvel para outro processo de pintura.
Você que está lendo esse artigo pode até pensar que o processo é simples, não é mesmo? Mas não é, pois para polir corretamente um automóvel é necessário muito treinamento e instrução adequada para não estragar a pintura.
Por isso, é necessário levar o veículo a um especialista em estética automotiva. Afinal, você não vai querer que a pintura do seu automóvel seja danificada, não é verdade?
Quando o polimento é indicado?
O polimento automotivo é indicado quando os automóveis saem da pintura ou precisam corrigir imperfeições como o escorrimento de verniz. Também é para os casos em que é necessário retocar a pintura. Assim, o profissional mecânico iguala o brilho do carro deixando-o ainda mais bonito.
No entanto, se você percebeu que há muitos riscos no seu automóvel, é possível removê-los com o procedimento. Além disso, o polimento automotivo poderá ser feito em caso de aplicação de cristalização e vitrificação para renovar o verniz.
Quais cuidados tomar com a realização do procedimento?
Veja os principais cuidados em relação ao procedimento:
Preste atenção a aplicação do verniz

O verniz é uma das etapas do polimento automotivo que ajuda o seu carro a ficar com um aspecto brilhante e ainda mais bonito!
No polimento automotivo, um verniz é aplicado à tinta para proteger a pintura e dá brilho aos automóveis. No entanto, quando ele é mal feito, você corre o risco de ter um carro com a pintura danificada. Por isso, é importante tomar cuidado com o verniz para evitar muitos problemas com o seu automóvel.
Observe se há pintura queimada
No caso de pintura queimada, o automóvel não poderá passar pelo polimento automotivo. Portanto, o ideal é que se aplique o verniz para que o polimento fique perfeito.
Prefira o polimento automotivo para remover riscos superficiais
Se o seu problema é com os riscos superficiais, você precisa polir o automóvel. Para isso, avalie a profundidade do risco e veja se ele realmente é superficial. Assim, é possível alcançar os melhores resultados possíveis.
Aprenda escolher os melhores tipos de polimento
Há vários tipos de polimento automotivo e você precisa conhecer cada um deles. Além disso, há também finalizadores e o mais conhecido é a cera. Também há produtos que proporcionam um melhor acabamento para o automóvel.
Portanto, os melhores tipos de polimento são:
- Cera comum: que deve ser utilizada para prevenir danos provocados pelo tempo;
- Cristalização: tem uma proteção de 6 meses. Neste caso um produto com carnaúba é usado para garantir mais qualidade no serviço;
- Vitrificação: protege o automóvel contra riscos e situações climáticas. Também tem uma película protetora que se parece com um smartphone e dá um brilho superior aos procedimentos mais comuns.
Leve o automóvel a uma concessionária de confiança
Caso não tenha tempo de polir o automóvel em casa, leve-o à uma concessionária de confiança. Conte com profissionais capacitados que te ajudarão a ter um automóvel sempre bonito.
Tome cuidado com o valor do serviço
Para carros hatch e sedans pequenos o valor do serviço pode chegar a R$ 350,00. Já para sedans de grande porte e SUVs R$ 480,00. Então, por aí você pode ficar de olho na alta de preço das oficinas mecânicas, auto centers ou lojas automotivas, pois é sempre bom ter ideia do melhor preço para o serviço realizado em seu automóvel, não é mesmo?
Portanto, a nossa dica é, baseado nesses valores, pesquisar em sua cidade qual é a melhor oficina ou auto center que oferece um serviço de qualidade com um preço justo. Afinal, é importante colocar na balança o custo benefício do serviço automotivo e ficar de olho para não pagar mais caro pelo trabalho.

Além da parte estética, o polimento automotivo ainda ajuda a preservar o seu veículo!
Agora que você aprendeu o que é polimento automotivo e viu quais os cuidados deve tomar com ele, fique atento a próxima vez que fizer o procedimento. Outro detalhe importante é prestar atenção na cera escolhida para polir. Algumas são desenvolvidas para carrocerias de diferentes cores. Portanto, nem sempre o que é útil para carroceria preta é a ideal para a vermelha.
Gostou do conteúdo sobre polimento automotivo? Leia o nosso próximo post e aprenda 5 dicas automotivas e principais cuidados com o carro!
Publicado em 18 de março de 2021