Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Como fazer um polimento automotivo? 3 passos práticos!

Dicas Moura

Como fazer um polimento automotivo? 3 passos práticos!

polimento-automotivo
Leitura:6 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Se você trabalha com mecânica ou se interessa pelo mundo dos veículos, deve saber que o polimento automotivo é um procedimento muito buscado para aperfeiçoar o acabamento da lataria e da pintura em carros, motos e qualquer outro tipo de automóvel.

Ele é ideal para refinar a pintura com sinais superficiais de desgaste e eliminar manchas, podendo ser feito em modelos novos ou antigos, sem restrições quanto ao tempo desde a última pintura.

Se você se interessa por oferecer este tipo de serviço em sua oficina ou mesmo busca entender como será feito o procedimento no seu carro, confira os próximos parágrafos e descubra tudo o que precisa saber sobre o polimento!

Como funciona o polimento automotivo?

Profissional realizando polimento automotivo com uma politriz em um carro preto, concentrado em melhorar o acabamento da lateral do veículo. Ele está vestido com roupas de trabalho cinzas e usa luvas pretas, garantindo precisão e cuidado no serviço.

O polimento automotivo funciona em três principais etapas: o corte, o refino e o lustro

O polimento automotivo consiste em três principais etapas: o corte, o refino e o lustro. O objetivo dessas etapas é, respectivamente, remover danos e riscos superficiais, remover manchas e, por fim, aplicar uma nova camada de verniz, realçando o brilho da pintura. 

Nos tópicos seguintes, explicamos cada etapa mais detalhadamente:

1. Corte

No momento do corte, politrizes giratórias são utilizadas para distribuir produtos químicos abrasivos feitos para remover danos na pintura, como riscos e marcas de oxidação aparentes.

Com movimentos lentos e precisos, esta etapa do polimento demanda um cuidado especial para evitar que a força exercida colabore com os danos à pintura. 

2. Refino

Com os danos mais severos removidos, chegou a hora de remover manchas e uniformizar o acabamento da pintura. Na etapa de refino, compostos de cera ou polímeros são aplicados através da mesma politriz utilizada durante o processo de corte. 

Estes compostos são menos abrasivos em comparação àqueles utilizados na etapa anterior, mas têm a capacidade de refinar o acabamento da pintura. Inclusive, por se tratar de uma etapa voltada as imperfeições mais brandas é recomendável que os movimentos durante a aplicação sejam ainda mais leves.

3. Lustro

A etapa de lustro é muito importante para garantir não apenas brilho, mas também uma camada de proteção extra para a pintura do veículo. Nela, um produto feito de cera ou selante é aplicado na superfície do automóvel, com um pano macio ou boina de espuma.

É importante manter movimentos circulares contínuos, espalhando o produto uniformemente e buscando remover todo o excesso antes que ele seque completamente.

Cuidados essenciais

Profissional de polimento automotivo trabalhando na lateral de um carro vermelho dentro de uma garagem escura. Ele está ajoelhado, usando uma máscara facial e fones de ouvido para proteção, concentrado em aplicar a politriz na superfície do veículo para obter um acabamento brilhante e sem marcas.

Durante o polimento, é essencial que alguns cuidados de proteção sejam tomados para evitar que outros componentes do veículo sejam danificados

Durante o polimento, é essencial que alguns cuidados de proteção sejam tomados para evitar que outros componentes do veículo sejam danificados

Além dos cuidados que comentamos nos tópicos acima (que envolvem o momento de aplicação dos produtos químicos) também existem algumas dicas que, se forem seguidas, podem garantir um polimento mais uniforme e brilhante e que não agrida outros componentes do carro. Veja:

Proteja todos os componentes que não serão polidos

Desde capas protetoras até a aplicação de fitas adesivas para evitar o contato direto com as politrizes, é essencial cobrir componentes como os faróis, setas, para-choques e todas as partes do veículo que não passam pelo processo de polimento.

Esse cuidado evita que os produtos abrasivos entrem em contato com o acabamento de materiais mais delicados, cuja superfície poderia ser danificada se atingida por eles.

Invista em equipamentos e produtos de qualidade

Sendo o dono do veículo ou o profissional responsável por fazer o polimento, o investimento em equipamentos e produtos de qualidade é indispensável e pode fazer toda a diferença no resultado final. 

Isso porque, como se trata de um procedimento que muda majoritariamente a parte estética dos automóveis, cada detalhe decorrente dos produtos químicos, politrizes, panos e outros equipamentos utilizados pode impactar positiva e negativamente o aspecto visual da pintura, causando trabalho extra quando não se adequa ao material que reveste o carro.

Quando o polimento é indicado?  

Carro preto com acabamento de polimento automotivo estacionado em um terraço ao ar livre, refletindo o brilho do pôr do sol. A imagem mostra um céu dramático com nuvens e o sol se pondo ao fundo, criando um cenário urbano com edifícios altos e uma estrutura esportiva à esquerda.

O polimento pode ser indicado para diversos fins, inclusive veículos que têm manchas (como as comumente causadas pelo sol)

O polimento pode ser indicado para diversos fins, inclusive veículos que têm manchas (como as comumente causadas pelo sol)

O polimento automotivo pode ser indicado em diversas situações: quando um automóvel passou por pintura recente, por exemplo, esse procedimento pode ser indicado para uniformizar excessos de tinta e manchas de escorrimento. Em contrapartida, carros que têm sua superfície gasta e com marcas causadas pelo tempo também podem se beneficiar da renovação consequente do polimento.

Alguns dos principais motivos pelos quais motoristas podem buscar esse tipo de refinamento na estética de seus veículos são:

  • Apagar manchas de sol;
  • Restaurar danos superficiais (como de ferrugem, por exemplo);
  • Melhorar a uniformidade da cor;
  • Reforçar o brilho da tinta;
  • Refinar o acabamento de uma pintura recente.

Por isso, antes de decidir fazer um polimento é importante definir qual o objetivo desse procedimento e combiná-lo com antecedência — sendo cliente ou um profissional que oferece este serviço.

Qual o valor de um polimento automotivo?

Os valores cobrados por profissionais mecânicos que fazem o polimento automotivo podem variar de acordo com o objetivo final do procedimento (como os citados acima, por exemplo). De maneira geral, o preço para polir um carro fica entre R$300,00 e R$600,00, podendo contar com alterações a depender da região em que se busca pelo serviço e o tipo de material demandado para cada caso.

Em polimentos mais simples, como aqueles em que apenas a revitalização do brilho é buscada, são demandados menos produtos químicos, ferramentas e esforço do profissional contratado. Por outro lado, o polimento completo (conhecido como “estético”) precisará contar com produtos mais diversos e maior dedicação de quem for aplicá-los — o que encarece o serviço.

Agora que você aprendeu o que é polimento automotivo e entendeu como funciona esse processo na prática, que tal conhecer melhor sobre viagens, mecânica e estética dos automóveis nos outros artigos do nosso blog?


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Dicas Moura

Película antivandalismo funciona? Vale a pena investir?

Proteger o carro contra vandalismos e assaltos é uma preocupação constante para muitos motoristas. Nesse cenário, as películas antivandalismo surgem...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos