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Por que é tão perigoso dirigir com pneu careca? Você sabe quais os riscos e penalidades essa prática pode trazer ao condutor?
Além da possibilidade da aplicação de multas, quem guia com pneu careca ainda coloca sua segurança e dos demais passageiros e condutores em risco. O problema, aliás, é bem mais comum do que se imagina.
Mas você sabe quais os principais riscos que isso pode ocasionar? Neste artigo, explicamos o porquê de ser tão perigoso dirigir com pneu careca. Confira!
Antes de falarmos sobre os perigos de dirigir com pneu gasto, é preciso saber qual a importância desse componente para o veículo.
Em resumo, os pneus são responsáveis por auxiliar no contato do veículo com o solo, trazendo estabilidade na direção.
Assim, é de grande importância que eles estejam em perfeitas condições, garantindo toda segurança e estabilidade que o motorista necessita para dirigir.
Além disso, é importante destacar que dirigir com pneus em boas condições de uso traz também um melhor desempenho para o seu veículo.
Por ser um componente indispensável para o seu carro, é importante manter os cuidados com o pneu.
Para isso, é importante sempre utilizar o modelo mais adequado, com as características corretas para o seu automóvel. Deixar de optar pelo pneu certo também pode ocasionar riscos e gastos para o motorista.
Escolher o modelo certo significa garantir que o pneu possa rodar durante toda sua vida útil, que é de aproximadamente 50 mil quilômetros. Contudo, é sempre importante se atentar para o desgaste e durabilidade do componente.
Com o tempo, esse desgaste acaba por ser maior, fazendo com que os pneus percam a sua utilidade.
Guiar com pneus em péssimas condições de uso traz riscos enormes para o motorista, passageiros e outros condutores. Conheça alguns desses perigos:
Esse risco se deve ao fato de o componente perder sua capacidade de aderência. Com isso, existe um risco real de que o seu veículo esteja mais suscetível à aquaplanagem e derrapagem.
Dessa forma, sem a sua característica de tração, o pneu gasto faz com que o veículo perca estabilidade, sendo mais difícil manter o controle, o que aumenta os riscos de acidentes.
Outro perigo em dirigir com pneu careca é o maior tempo de resposta na frenagem. Sem a estabilidade e contato com o solo, o poder de desaceleração é bem menor, especialmente em pistas onde o atrito com o solo é prejudicado.
Com isso, a distância necessária para que o veículo possa efetivamente parar é maior, atrapalhando o trabalho de outros componentes, como freios e embreagem.
Isso também ocasiona uma instabilidade na direção, o que compromete a dirigibilidade do automóvel.
É possível dizer que um dos maiores perigos do pneu careca é o aumento das chances de acidente. Guiar com pneus desgastados e sem aderência implica em uma dificuldade ao realizar frenagens.
Desse modo, manobras emergenciais podem ser prejudicadas, fazendo crescer os riscos de batidas e acidentes de trânsito mais graves.
Por último, também vale destacar que dirigir com pneu careca implica em uma infração de trânsito grave. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro considera infração “conduzir veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante”.
Assim, não só pneus carecas, mas também qualquer outro equipamento que não esteja nos parâmetros adequados é passível de 5 pontos na carteira e multa de R$195,23. O mesmo vale também para o estepe.
Caso os pneus se encontrem em estado crítico de uso, ainda existe a chance de que o veículo seja apreendido, porque o carro não pode ser guinchado.
Para evitar perigos e receber multa por pneu careca, ou causar um acidente ainda mais grave, o ideal é que você saiba identificar quando é necessário fazer a troca desse componente.
Afinal, como saber se o pneu está careca? Basta conferir as bandas de rodagem do próprio pneu e seus sulcos (os vincos no pneu). O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) indica que a profundidade mínima dos pneus deve ser de 1,6 milímetros.
Para fazer uma avaliação, observe semanalmente se não há desgastes ou bolhas nas laterais da borracha, lembrando sempre de conferir o TWI — que é um recurso projetado para demarcar quando os pneus atingem o limite legal de desgaste.
De maneira prática, coloque uma moeda de R$1 nos sulcos, que possui exatamente 1,6mm de espessura. Se a borda dourada da moeda ficar muito à mostra, é hora de trocar os pneus.
Há também alguns sinais que podem ser percebidos no uso diário do carro, são:
Apesar de a manutenção dos pneus não ter um custo alto ou ser trabalhosa, muitos condutores não prestam atenção a esses componentes. Para isso, basta calibrá-los uma vez por semana com a pressão indicada pelo fabricante.
A dica é calibrar os pneus com o carro ainda frio, geralmente no começo do dia e uma vez por semana. Se na semana seguinte você observar que um pneu esvaziou mais do que os outros naquele período, pode ser um indicativo de algum problema.
Além de tomar cuidado com o pneu careca, há outro componente essencial para o bom funcionamento do veículo: a bateria.
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