Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Planeta do Bem de Belo Jardim é realizado pelo Instituto Conceição Moura

Instituto Conceição Moura

Planeta do Bem de Belo Jardim é realizado pelo Instituto Conceição Moura

3 min

As crianças e jovens de Belo Jardim podem aproveitar o Planeta do Bem com novidades. O projeto é realizado pelo Instituto Conceição Moura. No Planeta do Bem, estudantes do Ensino Fundamental podem aprender de forma lúdica com experimentos de temas como reciclagem, consumo consciente de água e energia, biodiversidade e clima.

A partir de agosto, o espaço ganhou 14 novos experimentos que foram incorporados ao roteiro de visitas. Crianças e jovens agora podem contar co artefatos que trabalham noções de física, matemática geografia, linguagem, movimento maker e fabricação digital. Esse novo projeto é chamado Minuto Ciência e foi idealizado em parceria com a FabLab e a RobôLivre.

Os novos artefatos está atraindo ainda mais o interesse dos estudantes. Conheça alguns dos 14 novos experimentos do Planeta do Bem:

Braço Guindaste

O Braço Guindaste é um braço manipulador hidráulico antropomórfico, que atua com cinco graus de controle e sua utilização é realizada através de seringas conectadas às suas partes articuladas. Estas seringas, conectadas por tubos repletos de líquido, criam uma força hidráulica baseada no Princípio de Pascal que auxilia a movimentação do braço-guindaste. Este artefato auxilia a compreensão de conceitos básicos de Cinemática (parte da Física que estuda os movimentos) e de hidráulica.

Passagem do Tempo

A Passagem do Tempo é um artefato que permite o desenvolvimento da noção temporal e o ensino da leitura correta dos ponteiros de um relógio analógico. Através de um comando elétrico manual é possível movimentar os ponteiros de horas e minutos individualmente. Assim, os alunos podem brincar de controlar a passagem do tempo, compreendendo a diferença entre a noção do tempo linear da Física (segundos, minutos, horas, etc) e do tempo relativo da Filosofia (algo que aparenta passar mais rápido ou devagar).

Pescaria Magnética

Através do magnetismo, do senso de organização e dos processos de derivação e composição, a formação de palavras através da pescaria de letras alfabeto é incentivada como uma brincadeira. O processo de formação das palavras pode ser realizado por Derivação (criação de uma palavra nova a partir de outra existente) e Composição (criação de palavras através da junção de dois ou mais radicais). O ímã utilizado na Pescaria Magnética pode representar esse estudo como um material que produz um campo magnético à sua volta.

Relevo Interativo

Caixa de areia com sensores Kinect e projetor de imagens, com a qual pode-se compreender estudos topográficos ao gerar interações através da tecnologia de Realidade Aumentada (AR). O projeto disponibiliza um material didático e interativo de caráter interdisciplinar, promovendo estudos em áreas como Realidade Aumentada, Sensoriamento e Softwares, bem como Geografia, Relevo, Topografia e Curvas de Nível. Assim, o projeto possibilita a alunos do Ensino Fundamental e Médio a compreensão interativa do tema água, terra e suas múltiplas formas de relevo, possibilitando o estudo de melhorias para o Meio Ambiente.

Mãos Articuladas

Mãos Articuladas é um experimento que permite apresentar o Movimento Maker e compreender diferentes processos, etapas e técnicas de criação com Fabricação Digital. O Movimento Maker (make em inglês significa fazer) é conhecido como a cultura do “Faça-Você-Mesmo”, incentivando que milhares de pessoas criem seus próprios objetos. A Fabricação Digital amplia as possibilidades de criação, com máquinas e ferramentas que levam um projeto direto do computador para o seu processo de fabricação. Dentre seus principais métodos, estão a Impressão 3D, o Corte a Laser e a eletrônica e robótica. A partir de tais experimentos, a ideia é que o Planeta do Bem proporcione ainda mais possibilidades de experimentação ao público.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Instituto Conceição Moura

Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim: 2019 teve edição recorde em atrações e público

A quinta edição do Festival No Ar Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim surpreendeu pelos números: mais pessoas, mais interação

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos