Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

O que é um carro híbrido? Quais as suas vantagens?

Destaque

O que é um carro híbrido? Quais as suas vantagens?

10 mi

Se você tem dúvidas sobre o que é um carro híbrido, a primeira informação que deve saber sobre esse tipo de veículo é: diferentemente dos 100% elétricos e dos movidos unicamente a combustíveis fósseis, esses modelos contam com ambas as opções. Ou seja: tanto o motor de combustão interna quanto um motor elétrico estão presentes em seu sistema.

Os híbridos são os escolhidos de diversas pessoas por motivos como menor impacto ambiental, eficiência e economia e vêm marcando cada vez mais presença no mercado brasileiro.

Neste artigo, exploraremos tudo o que envolve essa tecnologia: desde como se dá seu funcionamento, suas principais vantagens, a diferença entre híbridos e elétricos e até o papel essencial da bateria para seu funcionamento saudável.

Quer tirar suas dúvidas sobre os carros híbridos? Não deixe de conferir os tópicos a seguir:

O que significa um veículo híbrido?

o painel de um veículo híbrido está aceso ao mostrara carga de bateria disponível

Buscando entender melhor sobre o que é um carro híbrido, o primeiro passo é saber que esses modelos levam dois motores: um elétrico e um a combustão.

Um veículo híbrido é todo modelo de veículo que, para funcionar, conta com dois caminhos na geração de energia: tanto aquele proporcionado pela combustão de gasolina, diesel ou etanol, quanto aquele possibilitado pela energia elétrica.

Essa autonomia garante maior otimização de uso dos dois motores, gerando mais eficiência e, consequentemente, garantindo maior economia de combustível.

Para que isso aconteça, conforme comentamos anteriormente, seu sistema sempre leva dois motores diferentes – cada um destinado ao seu respectivo tipo de energia.

No Brasil, os primeiros carros híbridos chegaram por volta de 2013. Em 2022, quase dez anos após os primórdios desses modelos no país, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indicou que, em conjunto com os elétricos, suas vendas alcançaram o recorde nacional: foram cerca de 50 mil unidades vendidas.

A partir desses dados e levando em consideração algumas vantagens que vamos abordar adiante, podemos dizer que conhecer melhor sobre o que é um carro híbrido é, também, entender sobre uma tendência em ascensão. 

Como funciona um carro híbrido?

Se você está buscando conhecer sobre o que é um carro híbrido, deve saber que existem diferentes tipos de funcionamento e uso dos motores. Essas diferenças serão apresentadas mais adiante neste artigo, mas, de maneira geral, os passos básicos para o funcionamento de um modelo híbrido são:

  1. Partida: no momento em que o veículo tem seu sistema iniciado pela partida, a inteligência de gerenciamento eletrônico é capaz de discernir a carga da bateria e, então, selecionar o modo de funcionamento adequado de acordo com ela. Ou seja: se será necessário, ou não, rodar com a participação ativa do motor de combustão;
  2.  Modo elétrico: com uma carga elétrica suficiente, o veículo pode operar no modo elétrico. Com ele, o carro será impulsionado apenas pela energia que alimenta o motor elétrico. Esse tipo de funcionamento é ideal para deslocamentos curtos e velocidades mais baixas;
  3. Modo híbrido:  a partir de uma maior demanda energética, como o aumento da velocidade e a necessidade de trafegar por distâncias maiores, o motor de combustão é ativado e, assim, atua em conjunto com o elétrico para movimentar o carro híbrido;
  4. Energia regenerativa: assim que o veículo acelera ou freia, o sistema de regeneração de energia entra em ação, convertendo a energia cinética gerada em eletricidade. Essa energia é direcionada para a bateria do carro e, a partir dela, é possível alcançar mais eficiência energética e autonomia;
  5. Recarga da bateria: a bateria dos carros híbridos também pode ser alimentada através de fontes externas de energia, o que pode ser feito ao conectar o veículo à rede elétrica. Esse passo pode ser essencial para manter a autonomia do carro em relação à operação conjunta do motor elétrico e o de combustão;
  6. Autonomia inteligente: por fim, é essencial ressaltar que, durante todo seu funcionamento os modelos híbridos gerenciam as demandas energéticas de maneira inteligente, sempre levando em consideração a necessidade de uso naquele momento e a carga energética disponível na bateria. 

Quais são os tipos de carros híbridos?

a parte de trás de um carro híbrido preto,com o escrito "hybrid"

Conhecendo mais profundamente sobre o que é um carro híbrido, é possível dividi-los em três categorias principais: leves, convencionais e plug-in.

Apesar de seu funcionamento geral e funções para cada motor serem estabelecidas de maneira parecida, se você busca conhecer melhor sobre o que é um carro híbrido deve saber que existem algumas variações de funcionamento entre seus modelos. 

Essas variações podem ser essenciais para decidir qual híbrido é o mais adequado para cada motorista, levando em consideração alguns fatores como infraestrutura disponível para recarga da bateria, estilo de condução e a demanda de uso de cada um.

Conheça essas variações a seguir:

Leves

Nos carros híbridos leves o motor elétrico funciona muito mais como um suporte ao motor de combustão. Nesse caso, quando a demanda energética aumenta (como nas acelerações, por exemplo) a eletricidade atua como suporte. Ela também pode ser utilizada para funções secundárias do carro, como o funcionamento de dispositivos elétricos de conforto.

Por esse motivo (e diferentemente dos modelos Plug-in e Convencionais, como trabalharemos adiante) o motor elétrico dos modelos híbridos leves geralmente é alimentado por uma única bateria – a tradicional chumbo 12V, também presente em carros com motor à combustão.

Convencionais

Afinal, o que é um carro híbrido convencional? A principal diferença entre os modelos híbridos leves e os convencionais está na potência do motor elétrico (e, claro, na sua atuação de acordo com essa potência). Nos carros híbridos convencionais, o motor movido a energia elétrica já é capaz de impulsionar o veículo de maneira exclusiva, principalmente em distâncias menores e com menos esforço demandado. 

Ele também atua como auxiliar para o motor de combustão, sempre contando com a inteligência de gerenciamento de energia presente em todos os modelos híbridos. 

Também é importante ressaltar que os convencionais não contam com a recarga externa da bateria de tração, obtendo energia elétrica de maneira automática a partir da energia gerada em frenagens, e também na diminuição da velocidade.

Eles também levam uma segunda bateria, conhecida como bateria auxiliar: ela é a mesma presente nos veículos leves, mas, aqui, tem o papel de gerar energia exclusivamente para os sistemas eletroeletrônicos.

Plug-in

um carro híbrido plug-in está sendo carregado diretamente da energia elétrica

Para conhecer melhor sobre o que é um carro híbrido, é interessante entender que os modelos Plug-in são aqueles que permitem uma recarga externa, via rede elétrica

Por consequência, têm maior participação da bateria de tração  (que, nesse caso, também é mais potente). Diferentemente dos modelos Leves e Convencionais, o carro híbrido com Plugin pode ser recarregado a partir de postos de recarga elétrica ou até mesmo através de fontes domésticas – como as tomadas presentes em estacionamentos e na garagem de casa.

O Plugin também leva a bateria auxiliar chumbo 12V: assim como nos Convencionais, ela atua diretamente no fornecimento de energia para recursos elétricos e de conforto.

Qual é a diferença entre os modelos híbridos e elétricos?

A principal diferença entre os modelos híbridos e elétricos está no tipo de energia utilizado em seu funcionamento e necessidade de um ou mais motores: enquanto os carros movidos 100% através de energia elétrica contam com apenas um motor, que é alimentado pela bateria, nos híbridos existe a contribuição da combustão interna, que tem participação ativa no impulsionamento do veículo através de um segundo motor.

Qual é a vantagem de um carro híbrido?

uma pessoa está tocando na tela touch de um veículo, na qual está um símbolo de uma folha verde com o escrito "eco" abaixo dela

Para entender sobre o que é um carro híbrido e o que ele significa na prática, é possível elencar algumas vantagens em relação aos modelos 100% à combustão ou elétricos.

Agora que você já conhece melhor sobre o que é um carro híbrido, já pode imaginar que ele conta com algumas vantagens por levar dois tipos de energia para seu funcionamento. A seguir, listamos algumas dessas vantagens para você conferir:

  • São mais sustentáveis: por contarem com a participação ativa da energia elétrica, os híbridos são menos poluentes em comparação aos carros movidos 100% a combustão. Com isso, optar por essa tecnologia pode ajudar a reduzir a emissão de gases que prejudicam o meio ambiente. Nos modelos plugin, ainda, é possível potencializar essa redução de poluentes por contarem com a possibilidade de uma recarga externa – assim como acontece nos modelos elétricos.
  • São mais econômicos:  com a participação de motores impulsionados por energia elétrica, os veículos híbridos demandam menos de combustíveis fósseis para o motor de combustão (como a gasolina, por exemplo) e, por isso, tornam-se efetivamente mais econômicos.

    Contam com alguns incentivos fiscais: se você gostou de saber o que é um carro híbrido e pensa em investir em um, saiba que eles contam com uma maioria de seus modelos vindos de importação, o que levou o Governo brasileiro a fornecer incentivos para seus donos, como isenção de IPVA (é importante consultar a disponibilidade de cada estado), imposto de importação reduzido ou zerado (para modelos importados) e liberação no rodízio municipal na capital paulista.

    Maior autonomia: por levarem duas possibilidades de fornecimento de energia para seu impulsionamento, os carros híbridos não demandam a necessidade de ter um posto de recarga elétrica sempre disponível, como é o caso dos 100% elétricos, mas também dispensam o funcionamento 100% a combustão – permitindo maior flexibilidade na hora de seu uso.

    Qual a importância da bateria de carro híbrido?

    uma mulher que veste roupas casuais está encostada na lateral de um carro híbrido enquanto olha para a direita

    Buscando respostas sobre o que é um carro híbrido, você vai entender que a bateria tem um papel fundamental em seus recursos eletrônicos, no armazenamento de energia e em sua recuperação.

    Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu um pouco mais sobre o que é um carro híbrido e como ele funciona na prática. Deve imaginar, então, o papel essencial que a bateria exerce nesses modelos.

    Nos carros com um motor a combustão e um motor elétrico (principalmente os Convencionais e Plug-in), encontra-se dois tipos de bateria – igualmente fundamentais para o funcionamento do veículo.

    São elas:

    • Uma bateria principal, conhecida como bateria de tração, é a responsável por fornecer energia para o motor elétrico e possui uma carga energética maior. Essa é a bateria que, como comentamos anteriormente, tem sua energia regenerada durante a desaceleração e frenagem;
    • Uma bateria auxiliar: utilizada para alimentar os sistemas elétricos do veículo como luzes, rádio e ar-condicionado. 

    Ela é a bateria tradicional, também presente em carros com motor à combustão e, assim como neles, precisa ser substituída ao longo do tempo de uso.

    Por esse motivo, optar por qualidade e eficiência pode ser crucial na hora de escolher a bateria de um veículo híbrido. 

    Por aqui, participamos ativamente de iniciativas que envolvem esses modelos em ascensão e, inclusive, seremos a primeira empresa brasileira de baterias a equipar um veículo da Toyota, que já sai da fábrica com a bateria auxiliar Moura: o híbrido flex compacto, com produção nacional a partir de 2024.

    Neste caso a bateria utilizada será a de chumbo 12V, mas você pode conferir todos os modelos disponíveis para entrega, instalação ou troca através do nosso site.

    Gostou de conhecer sobre o que é um carro híbrido? Não deixe de apostar em qualidade e eficiência e faça seu veículo chegar ainda mais longe com as baterias Moura!


    Compartilhe essa matéria

    Notícias relacionadas

    Destaque

    Vistoria reprovada por quilometragem: o que fazer?

    Uma vistoria reprovada por quilometragem acontece através da vistoria cautelar – um procedimento fundamental na compra e venda de veículos

    Leitura: 0 min

    Assine nossa newsletter

    Moura

    0800 701 2021

    © 2024 - Acumuladores Moura S.A.

    Todos os direitos reservados.Termos & Condições

    A Moura

    • Sobre
    • Inovação
    • Cultura
    • Governança Corporativa
    • Certificações
    • Sustentabilidade

    Carreiras

    Serviços

    Blog

    Moura Fácil

    Produtos