Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

O que é tabela FIPE? Como consultar da maneira correta?

Dicas Moura

O que é tabela FIPE? Como consultar da maneira correta?

5 min

Se algum dia você já passou pelo processo de tentar vender um carro, certamente já ouviu falar da tabela Fipe. Ela foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e por isso recebe esse nome. 

Basicamente, podemos dizer que a tabela Fipe é a referência mais importante quando o assunto é precificação de carros usados e seminovos. Vale destacar que ela também é muito utilizada para o embasamento contratual e de seguros de veículos.

No entanto, por mais que essa tabela seja amplamente utilizada na hora de vender carros que não são zero km, muitas pessoas ainda não sabem do que se trata e como consultá-la de maneira correta.

Então, pensando em ajudar tanto quem trabalha no setor automotivo, os lojistas e os consumidores, preparamos o conteúdo a seguir. Acompanhando a leitura, você ficará por dentro de tudo que envolve a tabela Fipe. 

O que é tabela Fipe como funciona?

O questionamento “o que é tabela Fipe?” aparece muitas vezes — até mesmo por quem trabalha no mercado de carros. E a seguir vamos explicar de maneira objetiva o que é a tabela Fipe. 

Ela é nada mais do que uma tabela disponível no site do Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que pode ser consultada para saber o preço médio de um veículo usado ou seminovo, levando em consideração aspectos como: marca, ano-modelo e versão de um veículo. 

Pode-se dizer que a tabela Fipe mostra os preços médios do mercado automotivo do Brasil e é muito utilizada na hora de fazer seguros, financiamentos e negócios. Por ser tão importante para esse mercado, é muito comum observar nas propagandas e nos contratos a frase “Pagamos tabela Fipe!”.

É válido ressaltar, ainda, que a tabela conta com atualizações mensais, então os preços de mercado dos automóveis estão sempre ajustados conforme o mês vigente. A consulta é gratuita e muito fácil de ser feita.

Como é feito o cálculo da tabela Fipe?

A tabela Fipe é um dos principais instrumentos usados por vendedores de carros semi-novos e usados para precificar os veículos.

O valor da tabela Fipe corresponde a uma média que reflete os preços anunciados pelos vendedores. No caso dos veículos seminovos e usados, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas capta os preços de um mesmo veículo ofertado e, a partir disso, exclui os valores muito altos e muito baixos, com poucas observações, escolhidos estatisticamente. 

Portanto, a média é calculada entre a grande maioria dos preços levantados. Neste cálculo, são desconsiderados:

    • Veículos para vendas especiais, como veículos para revenda e governos;
    • Veículos blindados;
    • Veículos personalizados;
    • Veículos com conversão de motor;
    • Veículos transformados;
    • Veículos de fabricação própria;
    • Veículos de marcas não consolidadas no mercado ou com a importação independente;
  • Veículos de teste.

É importante ressaltar mais uma vez que o preço da tabela Fipe é um valor de referência e a realidade encontrada no mercado pode ser diferente por diversos fatores, que serão definidos pelos vendedores na hora de fazer negócio. Estado de conservação do veículo, a quilometragem rodada e os equipamentos que o mesmo possui são alguns exemplos que fazem o preço variar do que consta na tabela Fipe. 

Cálculo de preço conforme o segmento do veículo

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas apura os preços de veículos para diferentes segmentos, cada um com suas especificidades, confira:

  • Para o segmento de carros e utilitários, a partir de modelos de 1985.
  • Para caminhões e micro-ônibus, os preços médios são apurados a partir do ano-modelo de 1981. Lembrando que para caminhão, a apuração ocorre apenas em relação ao valor do chassis-cabine de cada marca, modelo e versão. 
  • Já para motos, triciclos e quadriciclos, apura-se a partir do ano-modelo de 1990. 
  • No caso dos veículos zero km, o preço médio é apurado dentro de uma versão com opcionais básico, intermediário e completo para o consumidor final com o valor à vista.

Qual a importância da tabela Fipe?

Como dito anteriormente, a tabela Fipe é a principal referência para lojistas, vendedores e consumidores do mercado automotivo nacional, servindo para calcular o preço médio de um veículo usado, por exemplo. 

Mas, para além disso, a tabela Fipe também é muito utilizada para fazer financiamentos, seguros e negócios, funcionando como base até mesmo para o cálculo de tributos, como o IPVA, e disponibiliza de forma oficial e exclusiva a consulta pública ao preço médio de veículos. 

Sendo assim, ela é importante para auxiliar varejistas e compradores de automóveis, de modo que estes possam ter uma base de cálculo para as vendas e compras e também para assegurar e financiar os negócios.

Para acessar a tabela Fipe, basta visitar o site oficial ou fazer o download do aplicativo na loja do seu smartphone. 

Gostou do conteúdo acima? Para mais informações a respeito do universo automotivo, acesse nosso blog e, se precisar trocar de bateria, já sabe, né? Acesse o nosso site e conte com os melhores produtos do mercado!


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Dicas Moura

Viagem em família: conheça 13 destinos imperdíveis!

Uma viagem em família é uma oportunidade única para criar memórias inesquecíveis, que acompanharão a todos como uma lembrança divertida.

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos