Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Entenda o que é nobreak, e utilidades no dia a dia!

Dicas Moura

Entenda o que é nobreak, e utilidades no dia a dia!

o-que-e-nobreak
Leitura:4 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Você sabe o que é nobreak? Num mundo onde a energia e a eletricidade são essenciais para muitos aspectos de nossas vidas, a falta de recursos pode causar estragos significativos.

Seja em um escritório movimentado, um hospital ocupado ou na sua própria casa, a interrupção do funcionamento de dispositivos pode causar perdas em diversos âmbitos. Para esse tipo de problema, entra a atuação do nobreak.

Neste artigo, exploraremos a tecnologia por trás deste componente, e suas aplicações práticas, e sua importância no dia a dia.

Mas afinal, o que significa nobreak?

Quando se trata de manter nossos dispositivos eletrônicos funcionando de maneira ininterrupta, o nobreak desempenha um papel fundamental. Nobreak é a contração de “no break” (em inglês), que se traduz como “sem interrupções” ou “ininterrupto”.

É isso que esse dispositivo faz: protege e mantém em funcionamento aparelhos eletroeletrônicos em situações de oscilação ou ausência da rede elétrica.

E qual a diferença entre estabilizador, gerador e nobreak?

Sabemos que, além do nobreak, existem outras formas de estabilização e geração de energia, como os estabilizadores e geradores. É importante entender as características de cada um deles e as suas diferenças.

na imagem, diferenciamos o que é um gerador, um adaptador e um nobreak. Os três dispositivos estão dispostos sobre um fundo azul claro, e contém breves explicações sobre o funcionamento de cada um

Entendendo como funciona o sistema nobreak

Agora que aprendemos sobre outras formas de estabilização e geração de energia, conseguimos explicar como funciona o sistema nobreak de forma mais prática.

Em primeiro lugar, considere que as formas explicadas anteriormente funcionam como componentes do sistema nobreak.

Agora imagine o nobreak como um equipamento formado por um protetor eletrônico, estabilizador e bateria, assim como na imagem abaixo:

Na imagem, uma explicação de como funciona o nobreak: temos um protetor eletrônico (responsável por evitar que aparelhos queimem), um estabilizador (responsável pela proteção de dispositivos contra oscilações na energia) e uma bateria (responsável pelo fornecimento de energia quando necessário) somados e, após um símbolo de "igual" (=), temos como resultado um nobreak, que utiliza desses três dispositivos para funcionar.

Bateria para nobreak

uma mulher que veste uma regata vermelha e usa fones de ouvido está sentada em uma cadeira gamer, à frente de um setup com diversos monitores e um teclado com luzes coloridas.

A bateria para nobreak é um item essencial na hora de fornecer energia para muitos equipamentos, inclusive os setups gamers

Um componente essencial de qualquer nobreak é a bateria. Chamadas de baterias estacionárias, elas são responsáveis por armazenar a energia que será usada quando ocorrer uma interrupção na rede elétrica.

Confira este link e entenda o que são baterias estacionárias!

Existem dois tipos de baterias estacionárias mais indicadas para nobreak: as baterias VRLAs e as baterias ventiladas. Confira as principais diferenças entre elas abaixo:

  • VRLA: As baterias com tecnologia VRLA (Valve Regulated Lead Acid) são seladas e reguladas por válvulas que controlam a pressão interna. São aplicadas em temperaturas mais amenas (até 25°). Sua tecnologia minimiza o risco de vazamentos, possibilitando uma aplicação em diversas posições (exceto de cabeça para baixo);
  • Ventiladas: são baterias que suportam altas temperaturas e não têm controle de emissão de gases. Além disso, possuem solução líquida em seu interior e por isso devem ser utilizadas na posição original, para evitar o risco de vazamentos.

Além de entender as diferenças entre esses tipos de baterias para nobreak, é válido destacar que elas podem ser aplicadas de forma interna ou externa, considerando suas necessidades individuais.

 Onde usamos o nobreak?

Os nobreaks têm uma ampla gama de aplicações, tornando-se dispositivos essenciais em ambientes onde a interrupção de energia não é uma opção. Nos tópicos abaixo, elencamos os principais deles:

  • Hospitais: eles dependem de nobreaks para garantir que equipamentos médicos vitais continuem funcionando, independentemente de problemas na rede elétrica;
  • Empresas e escritórios: eles usam nobreaks para manter computadores e servidores operacionais, protegendo-os contra perdas de dados, por exemplo, e outros fatores sensíveis que envolvem sua tecnologia;
  • Residências: recentemente, seu uso nas casas se tornou cada vez mais comum, especialmente para proteger dispositivos como computadores (no homeoffice, por exemplo) e sistemas de entretenimento em casa, como os PCs Gamers;
  • Supermercados: ou em qualquer estabelecimento que necessite de constância no fornecimento de energia elétrica, seja para o armazenamento de alimentos ou qualquer outra demanda de energia constante relacionada ao comércio.

Para entender melhor como escolher a bateria para nobreak, acesse nosso site.

a sala de exames de um hospital está presente na imagem, com diversos monitores de monitoramento da saúde de pacientes

Entender sobre o que é nobreak pode nos ajudar, também, a visualizar sua participação essencial no sistema de hospitais e centros de tratamento intensivo.

E aí, gostou de conhecer melhor sobre o que é nobreak? Se você tem medo de ficar na mão por conta de uma queda de energia, apostar nesse sistema pode ser a solução ideal.

E, caso queira garantir que seu nobreak funcione com continuidade ideal, não deixe de conhecer as baterias estacionárias Moura visitando nosso site!

Garantimos qualidade e desempenho para manter seus dispositivos funcionando sem interrupções com as baterias Nobreak Moura!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Dicas Moura

Tabela de idade para cadeirinha no carro: o que diz a lei?

Muito se fala sobre a necessidade de levar motorista e passageiros em segurança em um carro. Há, ainda, diversos debates...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos