As baterias estacionárias são muito parecidas com as automotivas em sua construção. Algumas pessoas chegam até confundir o uso de cada uma delas. No entanto, a bateria estacionária trabalha de maneira diferente da automotiva. A primeira é indicada para diversas aplicações, mas a sua maior utilidade é em sistemas que exigem uma maior profundidade de descarga, como nobreak e sistemas de energia solar, com o armazenamento nas placas solares. Entretanto, você sabe o que é bateria estacionária e como ela funciona?

Neste post, vamos falar um pouco sobre o assunto. Você também vai saber para que serve a bateria estacionária, qual é o modo de funcionamento, quais as baterias estacionárias existentes e quais as vantagens. E aí, quer aprender tudo com a gente? Então, acompanhe o artigo!

O que é bateria estacionária?

Esse tipo de bateria foi projetado com o objetivo de oferecer uma quantidade constante de corrente por um longo período de tempo, além de poder ser descarregada completamente diversas vezes. As baterias estacionárias são projetadas para ciclos de descarga profundos.

Elas têm placas de chumbo mais espessas e suportam quantidades maiores de ciclos de carga e  descarga, uma necessidade para atender à demanda por esse tipo de uso. Dessa maneira, as baterias estacionárias sofrem bastante descarga sem prejudicar a sua vida útil.

Para que serve a bateria estacionária?

A bateria estacionária é indicada para os sistemas de telecomunicações, energia eólica e fotovoltaicas, iluminação pública e privada, trânsito, nobreaks, monitoramento remoto, segurança e alarmes, caixas eletrônicos, centrais telefônicas, etc.  Elas têm um ciclo de vida maior que as automotivas e por isso atendem bem às suas funcionalidades. Além disso, as estacionárias proporcionam segurança de fornecimento e acúmulo de energia necessária para quando é solicitada.

Qual é o modo de funcionamento?

Se você deseja saber o que é bateria estacionária, é importante ficar por dentro de como ela funciona. Essa bateria possui um filtro que impede a emissão de vapor da solução ácida, deixando passar apenas o hidrogênio que não é nocivo a saúde. Portanto, pode ficar no mesmo ambiente de trabalho com pessoas, apesar de ser recomendável o mínimo de ventilação.

Os eletrodos dessas baterias são mais espessos que os das automotivas e são feitos de chumbo, com uma liga que chega a 95% ou mais de pureza. Essas baterias também sofrem até 80% de descarga sem prejudicar a sua vida útil e suportam uma quantidade maior de ciclos de carga e descarga.

Além disso, as baterias estacionárias precisam de 25ºC como temperatura padrão de funcionamento e por isso, é importante que elas estejam em ambientes com ar condicionado e esse ar deve estar ligado a no-breaks. Mas, cuidado! Observe o dimensionamento de carga para tal. 

Já a vida útil das baterias estacionárias pode cair pela metade para cada 10º acima da temperatura padrão, e dobra para cada 10º abaixo.

Estação de energia solar reluzindo a luz do sol, funcionando através de baterias estacionárias

Entenda o que é bateria estacionária e como elas podem ser utilizadas em estações de energia solar.

Quais são as baterias estacionárias Moura?

Agora, conheça os modelos oferecidos pela Moura:

Clean

Se você deseja saber o que é bateria estacionária, é preciso conhecer a linha Clean da Moura. Essa bateria é a de melhor desempenho sob condições severas de uso, como altas temperaturas e fornecimento de energia. Esse tipo de bateria dispensa a instalação de sistema de refrigeração com ar condicionado e por isso, pode ser usada em ambientes externos. A linha Clean tem o certificado da Anatel e, em geral, é utilizada pelos setores de telecomunicações, geração, transmissão e distribuição de energia, nobreaks e estabilizadores, oleodutos, vigilância eletrônica e refinarias.

Vantagens

  • Desempenho superior;
  • Baixo consumo energético;
  • Tecnologia Clean que conserva energia e reduz a liberação de CO2.

VRLA

Esse tipo de bateria é ideal para ambientes controlados. A bateria Moura VRLA possui maior durabilidade quando alocada em ambientes com até 25ºC. A válvula VRLA permite que a bateria seja posicionada deitada, sem vazamento. A bateria VRLA é versátil e é para ser utilizada em lugares remotos porque é livre de manutenção, garantindo assim a energia.

Vantagens

  • Vida útil prolongada;
  • Maior potência instantânea;
  • Facilidade de instalação e manejo;
  • Livre de manutenção.

Nobreak

Já a linha Nobreak, atende os sistemas de pequeno e médio porte, ou seja, residências, pequenos e médios negócios e grandes empresas. Ela é utilizada para UPS, nobreaks, estabilizadores, vigilância eletrônica, circuito fechado de TV, caixas eletrônicos 24h, sistemas de segurança, supermercados e caixas de lojas.

Vantagens

  • Excelente aceitação de carga;
  • Livre de manutenção;
  • Alta confiabilidade na operação.

Solar

Oferece energia de qualidade em qualquer ambiente. Possui excelente aceitação de carga e opera em regimes de clicagem e em estado parcial de carga. Essa bateria é indicada para os sistemas de energia alternativa (solar, eólica, etc) e sistemas de telecomunicações em área remota.

Vantagens

  • Vida útil estendida;
  • Blindagem com três camadas, o que garante a durabilidade e a confiabilidade do produto;
  • Melhor desempenho;
  • Excelente resistência aos ciclos de carga e descarga.

Viu o que é bateria estacionária e como ela funciona? Agora que você aprendeu tudo sobre o assunto, ficará mais fácil quando precisar escolher a sua, não é verdade?

botão que leva até o mourafacil.com

Quer saber mais sobre bateria estacionária Moura? Escreva para gente nos comentários!