Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

No comando da engenharia que faz a Moura avançar

Grupo Moura

No comando da engenharia que faz a Moura avançar

3 min

Antonio Júnior era um estudante de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), quando, com apenas seis meses de estágio no Grupo Moura, comandou um projeto de grande porte que resultou em uma redução de R$ 1 milhão em custos para a companhia. Seria a primeira de várias missões que o hoje Diretor de Engenharia da Moura assumiria em seus quase 19 anos de empresa. E não são poucos: a Engenharia implementou um laboratório próprio, reconhecido internacionalmente. Lidera todos os grandes projetos da organização, através da Central de Projetos – eleita em 2018 o melhor Project Management Office (PMO) de Pernambuco e segundo do Brasil. Além de adotar um modelo de gestão singular, que recebeu o nome de World Class Engenharia, reunindo conceitos clássicos de WCM com metodologias únicas, criadas pela própria Moura.

A evolução da área, que se tornou diretoria em 2016, está diretamente ligada a jornada de Antonio Júnior na Moura. Antes a Engenharia estava dividida em três setores principais: Prototipagem, P&D e Atendimento ao Cliente. À frente da primeira como gerente, Antônio se acostumou a ter uma visão geral e sistêmica de todo o processo fabril. “Quando recebíamos um novo projeto, éramos os verdadeiros donos. Mobilizávamos a equipe de processos, assistência técnica, planejamento. Um grupo multifuncional”, recorda.

Uma segunda grande missão repassada à Antonio Júnior foi organizar a carteira de produtos da principal montadora cliente da Moura na época. “Era um desafio grande. Há seis anos consecutivos nosso concorrente na época vencia o prêmio de melhor fornecedor da montadora”, conta. Antonio trabalhou intensamente em melhorias de qualidade da bateria. O resultado: a Moura passou a ser, nos cinco anos seguinte, a vencedora da premiação de melhor fornecedor e se tornou codesigner, ajudando a montadora na tomada de decisão de desenvolvimento de novos veículos.

Outro case de sucesso celebrado por Antonio Júnior é o desenvolvimento da Bateria EFB (Enhanced Flooded Battery), estando presente em 75% dos veículos com tecnologia Start/Stop fabricados na América do Sul. Especializada para os automóveis Start/Stop – que desligam nos momentos de parada e são automaticamente religados quando retomado o movimento – é reconhecida mundialmente por apresentar o maior nível de performance para o segmento.

A estruturação de um laboratório próprio é outro avanço que contou com participação direta do diretor de Engenharia do Grupo Moura. “Passamos ser referência para nossos clientes, especialmente as montadoras. O laboratório era uma ferramenta crucial para validar os processos da Engenharia. Seguimos a norma mundial ISO/IEC 17025, que nos credencia como laboratório capaz de realizar todos os tipos de ensaios necessários. É uma conquista que nos dá mais credibilidade, eficiência, qualidade, maior geração de resultados”, define.

A Central de Projetos, outro avanço fundamental dentro de todo o Grupo Moura, nasceu da necessidade de utilizar as metodologias mais eficientes para acompanhar o volume de investimentos que a companhia vinha realizando. “Discutimos na Diretoria Corporativa que era fundamental estruturar uma área que concentrasse metodologias, padronizasse métricas de avaliação e acompanhamento e realizasse todo o controle dos investimentos”, explica.

“A Moura foi meu primeiro e espero que seja o último emprego. Me dá e me deu toda condição de aprender a ser uma pessoa melhor, a trabalhar entendendo como uma grande organização atua e a acreditar que nada é impossível. Levo para minha casa esses ensinamentos, de que podemos conquistar tudo desde que tenhamos objetivos claros, organização, metas, foco e o compromisso de desenvolver as pessoas que estão do nosso lado”, finaliza Antonio Júnior.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Grupo Moura

Jornada ESG: Moura consolida trajetória de compromisso com a sociedade!

Em dezembro de 2022, lançamos nosso Manifesto ESG, uma declaração pública de compromisso com o futuro e com a adoção

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos