Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Moura tem como meta reduzir 50% do consumo de água em suas operações fabris

Grupo Moura

Moura tem como meta reduzir 50% do consumo de água em suas operações fabris

2 min

Belo Jardim, cidade nordestina que é o maior polo produtivo de baterias da América do Sul, enfrenta, há séculos um desafio comum a todos os municípios encravados no semiárido: a falta de água. Ciente das dificuldades históricas e da importância de contribuir com a construção de um novo futuro para a cidade e região, o Grupo Moura assumiu o compromisso de construir práticas inovadoras de redução do uso e reutilização de efluentes em seus processos fabris. Neste Dia Mundial da Água, de debates em todo o planeta sobre preservação dos recursos hídricos, a Moura apresenta a meta de alcançar uma diminuição de 50% no consumo nos próximos anos.

Até 2018, a redução alcançada foi de 40%. O trabalho começou em 2015, com um amplo diagnóstico em todas as unidades operacionais da empresa, seguido da implementação de sistemas inovadores, como: nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e a implantação de sistemas e práticas de reutilização. Um investimento conjunto de R$ 10 milhões.

Duas tecnologias aplicadas nas atividades fabris do Grupo Moura permitem a reutilização diária de 80% das águas industriais: um Sistema de Osmose Reversa, com capacidade de tratamento de 9 metros cúbicos por hora (m³/h). E um de Ultrafiltração, capaz de tratar de 4 m³/h. Esses sistemas recebem toda a água que seria descartada, deixando-a em condições químicas para voltarem a serem utilizadas nos processos industriais.

O Sistema de Osmose Reversa atua, principalmente, no tratamento dos efluentes do setor de lavagem das baterias. Já o Sistema de Ultrafiltração alcança todas as áreas e promove a remoção de bactérias, turbidez e outras matérias orgânicas encontradas nos efluentes.

Prioritariamente, a água reutilizável é encaminhada para os sistemas de refrigeração; lavagem das baterias; lavagem de plástico, setor de reciclagem, limpeza do piso, vias internas das fábricas e para irrigação dos jardins que formam o cinturão verde interno das fábricas.

Todas as unidades industriais possuem um balanço hídrico completo de suas operações, além de grupos de trabalho internos focados na análise constante dos processos para combater desperdícios e busca de novas soluções para reduzir o consumo de água em cada etapa de produção das baterias Moura.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Grupo Moura

Grupo Moura é uma das melhores empresas para se trabalhar

O Grupo Moura recebeu, mais uma vez, a certificação internacional Great Place To Work, um dos maiores reconhecimentos mundiais para

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos