Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Moura recebe prêmio de sustentabilidade da Exame

Grupo Moura

Moura recebe prêmio de sustentabilidade da Exame

2 min

A Moura recebeu o prêmio de empresa mais sustentável do setor da autoindústria promovido pelo Guia de Sustentabilidade da Revista Exame. O presidente do Conselho de Administração da Moura, Edson Viana Moura, recebeu a premiação em São Paulo representando todos que fazem parte da companhia e prezam por um planeta mais sustentável.

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho antigo da Moura que criou uma política de Sustentabilidade alinhada aos mais avançados padrões globais, posicionando a empresa na vanguarda no País. O nosso Programa de Logística Reversa da Moura, implementado há mais de 35 anos, tornou-se referência na América do Sul.

A Moura recicla 100% das baterias produzidas e vendidas. Dessa forma, garantimos que as sucatas têm uma destinação ecologicamente correta, evitando assim, que mais de 100.000 toneladas de baterias sejam lançadas no meio ambiente de forma indevida. Hoje, o Grupo Moura é o maior reciclador de chumbo do Cone Sul.

O recolhimento das baterias inservíveis funciona de maneira simples: ao trocar a bateria, o consumidor final devolve a usada ao comerciante, em seguida, o comerciante remete as sucatas para uma das 76 Unidades de distribuição exclusivas Moura espalhadas no Brasil e do distribuidor são encaminhadas para a unidade de reciclagem da Moura, em Belo Jardim (PE).

Economia de água

Além de reciclar 100% das baterias que não funcionam mais, a Moura também tem a preocupação com a escassez de água no semiárido nordestino, onde se concentra a maior parte da produção da empresa.

Até 2019 o Grupo Moura tem como meta reduzir 50% do consumo de água em suas operações industriais no município de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco. Até 2017, o percentual alcançado foi de 35%, na comparação com o volume total consumido em 2014.

O trabalho de redução de consumo envolveu amplo diagnóstico em todas as unidades operacionais, instalação de uma nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e a implantação de sistemas e práticas de reutilização.

O Grupo Moura promove um trabalho constante de mensuração de seu passivo ambiental e de impactos atuais promovidos pela produção e transporte de baterias.

O monitoramento aprofundado desses indicadores, promovido em parceria com acadêmicos e auditorias independentes, é responsável por guiar toda a política de mitigação, contrapartidas ambientais e projetos inovadores de promoção da Sustentabilidade, que extrapolam as exigências da legislação brasileira.

Esse conjunto de ações tem garantido à empresa ser reconhecida pelas principais avaliações do mercado nacional, como um dos grupos empresariais mais sustentáveis do País.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Grupo Moura

Grupo Moura integra e-Delivery, projeto revolucionário que transforma o panorama da eletrificação veicular

O Grupo Moura em mais uma iniciativa de inovação é parte do e-Consórcio, projeto revolucionário liderado pela Volkswagen Caminhões e

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos