Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Moura recebe o Selo Verde

Grupo Moura

Moura recebe o Selo Verde

4 min

Com a preocupação com o patrimônio ecológico e social que iremos deixar para as futuras gerações, o Grupo Moura acaba de receber o Selo Verde. A sustentabilidade é um dos pilares da empresa, que desenvolve ações estruturadas de Responsabilidade Social e cuidado com o Meio Ambiente e as pessoas.

O selo estimula a adoção de práticas ambientais mais corretas, desenvolvendo uma competição entre concorrentes para avanços ambientais nos mais diferentes setores de produção. Além disso, o rótulo serve para orientar os consumidores na compra de produtos que tenham menores riscos e impactos ambientais.

A certificação é o resultado de um trabalho realizado há anos na melhoria de processos para resolver possíveis impactos ambientais. Além de ações para o meio ambiente, a Moura também realiza projetos de Responsabilidade Social por meio do Instituto Conceição Moura que é uma organização privada, sem
fins lucrativos, idealizada e mantida pelo Grupo Moura.

Há mais de 15 anos, o instituto desenvolve projetos sociais nas áreas de educação socioambiental, reciclagem, criação e produção de artesanato e gestão escolar com a aplicação do Programa Qualidade Total na Educação (PQTE) em escolas da rede de ensino do município de Belo Jardim, localizado na região do Agreste Central do Estado de Pernambuco.

O compromisso do Grupo Moura com o desenvolvimento econômico e social do município de Belo Jardim e da região do Agreste o fez decidir investir num
projeto que ampliasse as possibilidades de mudanças na realidade das pessoas e do município. A estratégia escolhida foi criar um instituto com o propósito de fomentar uma atitude proativa nas crianças e nos jovens, como atividade complementar à educação formal, despertando uma visão de mundo mais ampla e desenvolvendo sua capacidade de realização e transformação.

Meio Ambiente

A Baterias Moura sabe do compromisso e da responsabilidade que tem com o meio ambiente. Por isso, desenvolve uma série de cuidados e projetos especiais. Em todas as suas unidades fabris, possui uma rigorosa estrutura de segurança ambiental e política de preservação de meio ambiente, que trabalha desde a conscientização dos funcionários, clientes, vizinhos e fornecedores até o monitoramento e gerenciamento dos resíduos sólidos e líquidos e de emissões atmosféricas.

Conheça alguns dos projetos da Moura para o Meio Ambiente:

Programa Óleo Inteligente

Para inserir a conscientização da preservação ambiental, a empresa busca sensibilizar funcionários e moradores de Belo Jardim a respeito dos danos causados ao meio ambiente quando se lança esses resíduos gordurosos na rede de esgoto. O projeto orienta a população a separar em depósitos apropriados o óleo de cozinha utilizado em frituras, desenvolvendo na comunidade a importância da preservação do meio ambiente, a importância da Reciclagem e melhoria da qualidade de vida da população.

Projeto Planeta do Bem – A Sustentabilidade Mora Aqui

Aprender a cuidar do meio ambiente praticando e experimentando é a proposta do Planeta do Bem, um espaço interativo de educação ambiental, dirigido pelo
Instituto Conceição Moura e situado em Belo Jardim, no Agreste Pernambucano. O Projeto foi criado com o objetivo de estimular a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis pela comunidade escolar e pela comunidade local, tendo em vista a recuperação e a conservação do meio ambiente, e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população.

Projeto Reuso de Efluentes

A cidade de Belo Jardim está localizada em uma região que apresenta índices pluviométricos bastante abaixo da média, algo em torno dos 500 mm por ano. Além disso, a irregularidade das precipitações na região Nordeste, notadamente no semiárido, aliados ao contexto hidro geológico, contribuem para os reduzidos valores de disponibilidade hídrica nesse município. Além dos baixos índices pluviométricos, a região semiárida caracteriza-se por apresentar temperaturas elevadas durante todo ano, baixas amplitudes térmicas (entre 2ºC e 3ºC), forte insolação e altas taxas de evapotranspiração, que normalmente superam os totais pluviométricos, configurando taxas negativas no balanço hídrico.

Diante desse cenário, foi criado o Projeto Reuso de Efluentes em 2014, para atender o quadro alarmante da baixa disponibilidade de recursos hídricos no contexto regional e nacional, a alta demanda deste recurso para nossas atividades fabris e a constante preocupação socioambiental. O principal objetivo desse projeto é promover a redução do consumo de água “in natura” através de reutilização de efluentes, após tratamentos adequados, em nossos processos produtivos e, consequentemente, diminuir a captação de água dos mananciais locais. Além disso, o reuso desses efluentes internamente, reduz o volume de efluente descartado no meio ambiente, após tratamento.

Em cinco anos, o Grupo Moura tem como meta reduzir 50% do consumo de água em suas operações industriais no município de Belo Jardim. Até 2017, o percentual alcançado foi de 35%, na comparação com o volume total consumido em 2014.

São ações que mostram a preocupação da Moura com as pessoas e o meio ambiente!


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Grupo Moura

Grupo Moura passa a fazer parte do Unidos pela Vacina

Com o objetivo de otimizar a logística e aumentar a capacidade de armazenagem das vacinas em Pernambuco, empresas pernambucanas, por

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos