Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Moura integra e-Consórcio, projeto revolucionário que transformará o panorama da eletrificação veicular no Brasil

Grupo Moura

Moura integra e-Consórcio, projeto revolucionário que transformará o panorama da eletrificação veicular no Brasil

moura-integra-e-consorcio-projeto-revolucionario-que-transformara-o-panorama-da-eletrificacao-veicular-no-brasil
Leitura:2 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

O Grupo Moura passa a integrar o e-Consórcio, projeto revolucionário liderado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) que impulsionará a produção de caminhões elétricos no Brasil. A Moura será responsável pela importação das baterias de lítio produzidas pela chinesa Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. (CATL), manutenção e pós-venda dos produtos, incluindo a sua futura reciclagem e reaproveitamento de seus componentes. Isso significa estar presente em todo gerenciamento do ciclo de vida da bateria.

A Moura faz parte oficialmente de um grupo pioneiro em eletrificação veicular no Brasil. A estruturação do e-Consórcio, cujo anúncio foi feito no último domingo (13), no 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran 2019, prevê a fabricação em série de caminhões já em 2020. Pouco mais de um ano após a Cervejaria Ambev anunciar a intenção de contar com mais de 1/3 da frota parceira composta por pelo menos 1.600 caminhões VWCO elétricos até 2023, maior anúncio do tipo no mundo.

As baterias de lítio produzidas pela CATL e que serão importadas e receberão serviços de manutenção local pela Moura irão atender os modelos e-Delivery de 14 toneladas – primeiro veículo que será produzido pelo e-Consórcio em Resende (RJ) – e a versão de 11 toneladas. A bateria utiliza a química Lítio, Ferro e Fosfato (LFP), que se destaca por seu maior tempo de vida útil e maior densidade energética, além de ampla capacidade para suportar ciclos profundos (recargas totais após descargas completas). Tudo isso sem promover oscilações em seu desempenho.

“Acreditamos que o verdadeiro ponto de virada desse projeto é a capacidade de aproximar players nacionais e globais, que são benchmarking em suas áreas de atuação, na concepção, desenvolvimento e execução de um mesmo projeto, onde o objetivo é entregar segurança, sustentabilidade, qualidade e performance. A Moura, como um dos sete integrantes desse time de primeira linha, contribui ainda para posicionar a indústria brasileira no epicentro da transformação que a eletrificação veicular, especialmente de caminhões e ônibus, trará para a Mobilidade, Economia e desenvolvimento do setor industrial”, destaca o Diretor Geral da Divisão de Lítio e Diretor de Logística e Suprimentos do Grupo Moura, Fernando Castelão.

O e-Consórcio VWCO aproxima a CATL, companhia do setor de baterias de lítio da Ásia, e o Grupo Moura, com seus 62 anos de história e líder de mercado na América do Sul. Dessa forma, o e-Consórcio contará com uma solução de ponta e uma rede nacional de suporte com experiência e qualidade, garantindo segurança para a operação.


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Grupo Moura

Grupo Moura integra e-Delivery, projeto revolucionário que transforma o panorama da eletrificação veicular

O Grupo Moura em mais uma iniciativa de inovação é parte do e-Consórcio, projeto revolucionário liderado pela Volkswagen Caminhões e...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos