A revolução da matriz energética brasileira e da América do Sul tem participação estratégica do Grupo Moura. Com o portfólio mais completo de soluções em acumulação de energia para energias renováveis, a empresa participa da Intersolar South America 2019, entre os dias 27 a 29 de agosto. O mercado conhecerá a primeira tecnologia nacional para Sistemas de Armazenamento em Energia, mais conhecidos como BESS (sigla para o seu nome em inglês, Battery Energy Storage Systems), desenvolvida por Moura em parceria com Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM). Também serão apresentadas a nova linha de baterias de lítio para parques fotovoltaicos de pequeno e médio porte. E a Moura Solar, projetada para atender especificamente sistemas geração de energia solar/fotovoltaica off-grid, os chamados sistemas isolados, que não estão conectados à rede elétrica e exigem maior durabilidade e qualidade.

“Hoje, a Moura é o principal player de armazenamento de energia da América do Sul. Não apenas pela liderança no mercado, mas por comandar também as inovações e novas tecnologias no setor. Somos a única empresa que possui famílias completas de produtos para cada tipo de demanda imposta pelo mercado de energia renovável. Estudamos cada aplicação, de cada tamanho, para ter o produto ideal em termos de desempenho, segurança, durabilidade e custo”, comenta o diretor Geral Comercial de Baterias Industriais e Armazenamento de Energia do Grupo Moura, Luiz Mello. “Na Intersolar 2019, esperamos apresentar o portfólio completo tanto para quem já nos conhece e é nosso cliente em um dos produtos, quando prospectar novos clientes”, reforça.

A linha Moura Solar é composta pela série MS – para sistemas off-grid de energia solar de pequeno e médio porte – enquanto a série MFV é voltada para os de médio e grande porte. A MS obteve homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), apresentando performance três vezes acima do exigido pela regulamentação. “Nosso time de engenharia e pesquisadores continua focado no desenvolvimento da solução e em breve esperamos atingir um novo recorde”, destaca Mello.

O BESS também apresenta diversidade de aplicações: é uma solução que pode ser adotada tanto para sistemas de energia renovável isolados, quanto os interligados à rede, apresentando perfeita integração e otimização entre as infraestruturas necessárias para os parques eólicos e fotovoltaicos, ao promover a mitigação da intermitência destas fontes de energia. “O BESS ainda pode ser adotados por uma variedade de clientes, com o objetivo de incrementar a sua gestão energética: indústrias, hospitais, faculdades e outros grandes consumidores de energia elétrica que buscam mais inteligência e eficiência”, completa Luiz Mello.

Além da alta performance e qualidade dos produtos que serão apresentados na Intersolar 2019, a Moura aposta na capilaridade de atendimento de seus clientes. Por meio de sua rede especializada em baterias industrias – a RSM – consegue ofertar um pacote único no Brasil: da venda de baterias originais de fábrica à logística reversa desses produtos, gratuita para os clientes.