Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Motor de partida arranhando? Saiba o que fazer!

Dicas Moura

Motor de partida arranhando? Saiba o que fazer!

5 min

Para o carro funcionar corretamente ele depende de uma série de fatores. Entre eles, o motor de partida, que ajuda o motor principal a dar os seus primeiros giros. Isso inicia os ciclos de combustão e faz o carro se movimentar. Mas o motor de partida pode apresentar problemas. Por isso, o que fazer com o motor de partida arranhando? 

Neste post, você vai aprender como saber se o motor de partida está com defeito e o que causa o problema. 

Ficou interessado em aprender com a Moura? Então, siga com a leitura e tire todas as suas dúvidas! 

Como saber se o motor de partida está com defeito? 

Para saber se o motor de partida está com defeito, preste atenção em alguns sinais que podem identificar um problema no seu motor. Confira:

 

Observe se você consegue dar a partida 

Geralmente, quando o automóvel não anda é provável que o problema seja o motor de partida arranhando. Neste caso, você não consegue dar a partida e o motor não gira direito. 

Fique atento aos barulhos quando ligar o automóvel 

Também pode acontecer de você ouvir um estalo quando fizer o motor de partida funcionar. Caso isso ocorra é sinal de problemas na peça. 

 

Veja se há falhas no motor de combustão 

Outro problema que causa o motor de partida arranhando são as falhas no motor de combustão. Portanto, você deverá ficar de olho se há esse problema no seu motor. 

 

O que danifica o motor de arranque? 

mecânico segurando uma prancheta em frente ao carro com capo aberto

Existem alguns cuidados que podem evitar problemas no motor.

 

Veja, abaixo, alguns fatores que podem danificar o motor de arranque do seu automóvel: 

Falta de manutenção nas escovas do motor 

A falta de manutenção preventiva pode prejudicar o motor de arranque do seu automóvel. Portanto, ao fazer a manutenção, peça ao mecânico para checar as escovas do motor. Elas podem sofrer desgastes e por isso a necessidade de fazer a manutenção sempre que possível. 

 

Problemas no automático de partida 

O automático de partida é o responsável pelos primeiros giros no motor de arranque. Quando a peça tem defeito, o sistema não dá a partida. Esse é um defeito que você precisa ficar de olho. 

Também preste atenção se ouvirá algum tipo de estalo. Caso escute, chame um guincho para levar o seu automóvel até uma oficina mecânica ou auto center mais próximo da sua casa. 

 

Ruídos ao ligar ou desligar o motor

Já ouviu um ruído alto ao ligar o motor do automóvel? Isso pode ser um sinal que o seu motor de partida está com um defeito. 

Geralmente, é um problema no rolamento, pois ele não utiliza correia. Mas, para realmente confirmar o defeito, você deverá pedir ajuda a um profissional mecânico para fazer um diagnóstico mais aprofundado da peça. 

 

O que causa a queima do motor de partida?

Existem diferentes situações que podem causar a queima no motor de partida. Confira, abaixo, quais são elas: 

Tempo de uso 

Fique de olho no tempo de uso do motor de arranque. Ele pode ser a causa do motor de partida arranhando. Portanto, quanto mais partidas, maior o desgaste da peça. 

 

Manuseio da chave 

Você não deve forçar a chave do motor de partida. Ligue o veículo e deixe de acionar o sistema. Forçar a chave por muito tempo pode superaquecer e queimar alguns componentes do automóvel. 

 

Bateria danificada  

Uma bateria danificada pode afetar o arranque do automóvel e queimar o motor de partida. Portanto, fique de olho em sua bateria automotiva e veja se ela está em boas condições.

Uma dica é adquirir as baterias Moura que tem garantia e qualidade de fábrica, com a maior rede de assistência do Brasil.

 

Fiação 

Os fios defeituosos podem queimar o motor de partida. Por isso, é importante investigar se há curto-circuito ou impurezas acumuladas nos conectores ou terminais e folgas.

 

Baixas temperaturas  

Cidades com temperaturas baixas tornam a partida do automóvel mais difícil. Com isso, o sistema de partida pode durar menos do que deveria.  

 

Como resolver o problema do motor de partida arranhando?

mecânico segurando uma prancheta anotando algo enquanto olha para o motor do carro

É ideal buscar ajuda de um especialista para resolver o problema de motor de partida arranhando.

 

A melhor dica para resolver o problema do motor de partida arranhando é você levar o seu automóvel à uma oficina mecânica. No local, o mecânico poderá testar: 

 

A bateria 

Ver a tensão, analisar os cabos e verificar se há mau contato nos fios. Também poderá limpar os terminais se tiver necessidade. 

 

O pinhão 

Acionar a chave magnética e observar se há um estalo. Isso vai indicar se o pinhão foi acionado corretamente. 

 

Os fios 

Na manutenção preventiva, você pode pedir ao profissional para observar se há falhas no isolamento dos fios do motor de partida e se há riscos de um curto-circuito. 

 

As escovas 

As escovas também deverão ser analisadas. O mecânico poderá ver se há um desgaste em cada uma delas. Esse problema também colabora para o mau funcionamento do motor de partida. 

Como você pode ver, tem como resolver o problema do motor de partida arranhando, não é mesmo? 

E agora que você já sabe o que fazer, lembre-se que uma boa bateria automotiva pode também garantir o funcionamento do motor de partida do seu automóvel. Portanto, para adquirir a sua, basta acessar o site do mourafácil.com:

 

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso próximo post e confira porque o motor de arranque funciona, mas não gira! 

 


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Dicas Moura

O que é IPVA e como pagar esse imposto?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, é uma das obrigações fiscais que todo proprietário

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos