
Motor de partida arranhando? Saiba o que fazer!
Motor de partida arranhando: veja como saber se o seu motor está com defeito e o que causa o problema.
Para o carro funcionar corretamente ele depende de uma série de fatores. Entre eles, o motor de partida, que ajuda o motor principal a dar os seus primeiros giros. Isso inicia os ciclos de combustão e faz o carro se movimentar. Mas o motor de partida pode apresentar problemas. Por isso, o que fazer com o motor de partida arranhando?
Neste post, você vai aprender como saber se o motor de partida está com defeito e o que causa o problema.
Ficou interessado em aprender com a Moura? Então, siga com a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Como saber se o motor de partida está com defeito?
Para saber se o motor de partida está com defeito, preste atenção em alguns sinais que podem identificar um problema no seu motor. Confira:
Observe se você consegue dar a partida
Geralmente, quando o automóvel não anda é provável que o problema seja o motor de partida arranhando. Neste caso, você não consegue dar a partida e o motor não gira direito.
Fique atento aos barulhos quando ligar o automóvel
Também pode acontecer de você ouvir um estalo quando fizer o motor de partida funcionar. Caso isso ocorra é sinal de problemas na peça.
Veja se há falhas no motor de combustão
Outro problema que causa o motor de partida arranhando são as falhas no motor de combustão. Portanto, você deverá ficar de olho se há esse problema no seu motor.
O que danifica o motor de arranque?

Existem alguns cuidados que podem evitar problemas no motor.
Veja, abaixo, alguns fatores que podem danificar o motor de arranque do seu automóvel:
Falta de manutenção nas escovas do motor
A falta de manutenção preventiva pode prejudicar o motor de arranque do seu automóvel. Portanto, ao fazer a manutenção, peça ao mecânico para checar as escovas do motor. Elas podem sofrer desgastes e por isso a necessidade de fazer a manutenção sempre que possível.
Problemas no automático de partida
O automático de partida é o responsável pelos primeiros giros no motor de arranque. Quando a peça tem defeito, o sistema não dá a partida. Esse é um defeito que você precisa ficar de olho.
Também preste atenção se ouvirá algum tipo de estalo. Caso escute, chame um guincho para levar o seu automóvel até uma oficina mecânica ou auto center mais próximo da sua casa.
Ruídos ao ligar ou desligar o motor
Já ouviu um ruído alto ao ligar o motor do automóvel? Isso pode ser um sinal que o seu motor de partida está com um defeito.
Geralmente, é um problema no rolamento, pois ele não utiliza correia. Mas, para realmente confirmar o defeito, você deverá pedir ajuda a um profissional mecânico para fazer um diagnóstico mais aprofundado da peça.
O que causa a queima do motor de partida?
Existem diferentes situações que podem causar a queima no motor de partida. Confira, abaixo, quais são elas:
Tempo de uso
Fique de olho no tempo de uso do motor de arranque. Ele pode ser a causa do motor de partida arranhando. Portanto, quanto mais partidas, maior o desgaste da peça.
Manuseio da chave
Você não deve forçar a chave do motor de partida. Ligue o veículo e deixe de acionar o sistema. Forçar a chave por muito tempo pode superaquecer e queimar alguns componentes do automóvel.
Bateria danificada
Uma bateria danificada pode afetar o arranque do automóvel e queimar o motor de partida. Portanto, fique de olho em sua bateria automotiva e veja se ela está em boas condições.
Uma dica é adquirir as baterias Moura que tem garantia e qualidade de fábrica, com a maior rede de assistência do Brasil.
Fiação
Os fios defeituosos podem queimar o motor de partida. Por isso, é importante investigar se há curto-circuito ou impurezas acumuladas nos conectores ou terminais e folgas.
Baixas temperaturas
Cidades com temperaturas baixas tornam a partida do automóvel mais difícil. Com isso, o sistema de partida pode durar menos do que deveria.
Como resolver o problema do motor de partida arranhando?

É ideal buscar ajuda de um especialista para resolver o problema de motor de partida arranhando.
A melhor dica para resolver o problema do motor de partida arranhando é você levar o seu automóvel à uma oficina mecânica. No local, o mecânico poderá testar:
A bateria
Ver a tensão, analisar os cabos e verificar se há mau contato nos fios. Também poderá limpar os terminais se tiver necessidade.
O pinhão
Acionar a chave magnética e observar se há um estalo. Isso vai indicar se o pinhão foi acionado corretamente.
Os fios
Na manutenção preventiva, você pode pedir ao profissional para observar se há falhas no isolamento dos fios do motor de partida e se há riscos de um curto-circuito.
As escovas
As escovas também deverão ser analisadas. O mecânico poderá ver se há um desgaste em cada uma delas. Esse problema também colabora para o mau funcionamento do motor de partida.
Como você pode ver, tem como resolver o problema do motor de partida arranhando, não é mesmo?
E agora que você já sabe o que fazer, lembre-se que uma boa bateria automotiva pode também garantir o funcionamento do motor de partida do seu automóvel. Portanto, para adquirir a sua, basta acessar o site do mourafácil.com:
Gostou do conteúdo? Acesse o nosso próximo post e confira porque o motor de arranque funciona, mas não gira!
Publicado em 12 de outubro de 2021