Um veículo para funcionar corretamente depende de uma série de fatores. Sabe quando o motor de arranque funciona mas não gira o motor? Se você já passou por essa situação, então já entendeu a importância de verificar as condições dessa peça, já que ela é essencial para o bom desempenho do seu automóvel.

Mas como é possível o motor de arranque funcionar, mas não girar o motor? Se você deseja entender mais sobre esse assunto, continue com a leitura e aprenda tudo com a gente!

Por que o motor de arranque funciona mas não gira o motor?

Para entender porque o motor de arranque funciona mas não gira o motor, vamos falar um pouco sobre o que é essa peça. Esse motor de partida fica localizado próximo ao volante, sendo acionado toda vez que o automóvel é ligado.

Depois de acionado, uma primeira faísca é acesa e o combustível é injetado, de modo que o motor de arranque começa a funcionar juntamente com o motor principal. 

Mas por que você pode ter problemas no motor de arranque?

Veja algumas causas:

Problemas nas escovas

As escovas são feitas de carvão e conduzem a energia elétrica dentro do rotor. Elas funcionam como um motor elétrico, da mesma forma que os de carrinho de controle remoto, por exemplo.

As escovas têm vida útil e precisam ser trocadas. Veja se elas estão carbonizadas ou desgastadas. Uma escova com problemas perde a eficiência e prejudica o desempenho do motor de arranque. 

O ideal é que você leve o seu veículo até um especialista, para que uma pessoa com conhecimentos técnicos possa verificar as possíveis causas do problema e consertá-lo.

Problemas com o pinhão

Para saber porque o motor de arranque funciona, mas não gira o motor preste atenção ao pinhão. Ele é outro componente importante! 

Ao acionar a chave do automóvel para ligá-lo, a rotação do motor de partida deverá chegar ao motor, fazendo com que o automóvel consiga andar. No entanto, na ponta desse eixo há o pinhão.

É ele que faz o motor girar e que impulsiona o acionador. Quando há uma anomalia, você escuta um barulho, o que indica problemas entre o pinhão e o volante do motor. 

Problemas na chave magnética

A chave magnética ou automático de partida empurra e conecta o pinhão ao volante do motor. Por ser um componente elétrico, ele apresenta poucos defeitos. No entanto, para que você não tenha problemas desagradáveis, evite molhar a peça. 

Problemas no induzido

O induzido ou rotor também é outro componente que merece atenção para saber porque o motor de arranque funciona mas não gira o motor. Se o motor de partida arrasta, um dos responsáveis pode ser o desgaste deste componente, devido aos defeitos em outras peças ou mau uso. 

Assim, quando você usa o motor de partida em excesso, compromete o desempenho do automóvel.

Como identificar problema no motor de arranque ou na bateria?

Imagem de uma mecânica verificando o que causa problemas com o motor de arranque

Muitas vezes o carro possui algum problema no motor de arranque ou no motor de partida, e tomar as decisões certas nessa hora é muito importante para não piorar a situação.

Agora que você já entendeu como é possível que o motor de arranque funciona mas não gira o motor, é essencial que você também saiba identificar um problema no motor de arranque, assim como na bateria, para que na hora de uma emergência, por exemplo, você não tenha que lidar com esses imprevistos.

Motor de Arranque

Além de verificar todos os componentes do tópico anterior, você deve ver se há desgaste nas buchas do induzido. Como não há rolamentos no motor de partida, as buchas podem apresentar problemas. 

O positivo do automático também pode ter mau contato. Isso pode acontecer por falta de aperto da porca ou cabo gasto. Neste caso, verifique como está essa alimentação.

Bateria

Quando o motor de arranque funcionar mas não girar o motor, a causa pode ser a bateria automotiva, através de uma peça dando pane, por exemplo. E como você checa o problema no motor de arranque? Teste a peça como orientado pela Moura.

Quais as peças que podem causar problemas no motor de partida?

Imagem de um especialista analisando o que pode estar de errado com o motor de arranque

As peças do automóvel num estado ruim podem causar problemas no motor de partida, por isso, não corra o risco de utilizar peças com defeitos, saiba como reconhecê-las.

Algumas peças podem acelerar os problemas no motor de partida do veículo, e para se prevenir, é importante que você conheça quais são elas. Desta forma, você terá informações o suficiente para não passar apertado com a bateria do seu automóvel.

Solenoide

São dois enrolamentos feitos de cobre e unidos um ao outro. Quando estes rolamentos são energizados, eles funcionam como um ímã. Caso contrário, o motor de partida não funciona.

Núcleo de ferro acionador

Tem formato de cilindro e possui extremidades onde o garfo é encaixado. Atua de forma automática, mas quando apresenta problemas, o motor de arranque funciona mas não gira o motor. 

Garfo ou alavanca

É uma haste em forma de Y. Ela se conecta ao núcleo de ferro acionador. Se o garfo não funciona direito, ele não transfere o movimento de avanço do núcleo ao conjunto do pinhão, o que provoca problema no motor de partida.

Por que o carro não dá a partida?

Se o carro não dá a partida é sinal que a ligação do motor de arranque é defeituosa, impedindo a conexão com a bateria automotiva. Leve o automóvel a um mecânico da sua confiança para saber porque o carro não liga. 

Quando o motor de arranque funciona mas não gira o motor, você deverá substituir o motor de partida. No entanto, caso ele vire normalmente, o problema será de outros sistemas do automóvel.

Agora que você já sabe porque o motor de arranque funciona mas não gira o motor, fique atento se a bateria está arriada. Lembre-se também de adquirir baterias como a da Moura, que são de qualidade e de alta tecnologia, além de facilmente encontradas, bastando clicar no botão abaixo para agendar sua entrega:

botão que leva até o mourafacil.com