Escolher a melhor bateria para moto não é uma tarefa fácil, afinal existem diferentes marcas e modelos presentes no mercado ciclomotivo, gerando dúvidas na hora da troca. 

Então, para decidir qual a melhor bateria para moto, primeiramente, é necessário checar a compatibilidade da peça seguindo as indicações e instruções do manual do fabricante. Mas, além disso, existem outros detalhes para se atentar.

Considerando a importância de olhar com cuidado para qual peça escolher, preparamos o conteúdo a seguir que ajudará a entender por que a melhor bateria para moto é Moura. Continue a leitura para ficar por dentro!

Como escolher uma bateria de moto?

Antes de escolher a melhor bateria para moto, é necessário atentar-se a alguns pontos, confira!

De modo geral, é importante destacar que a bateria ideal para a motocicleta dependerá do modelo do veículo. A seguir, confira os principais pontos aos quais você deve se atentar na hora de escolher a melhor bateria para moto:

1. Verifique o que está previsto no manual do fabricante

Como a escolha da melhor bateria para moto deve ser feita considerando o que está indicado no manual do proprietário, é necessário checar as informações ali contidas. Afinal, uma equipe técnica, composta por engenheiros, a partir de diversas testagens, definiu o tipo de bateria compatível para sua moto.

Para encontrar essa instrução, é necessário atentar-se para o tamanho e a capacidade nominal do componente original do fabricante. E essa é nossa próxima dica.

2. Atente-se ao tamanho e à capacidade nominal da bateria

Caso sua moto conte com itens elétricos adicionais, como faróis extras, a capacidade nominal de fábrica pode não dar mais conta da sua necessidade, sendo preciso consultar um profissional especializado no ramo para orientar qual a melhor bateria para moto nesse caso.

Mas se não houver esses itens adicionais, o padrão de fábrica sempre deve ser seguido. Dessa forma, não opte por uma peça com capacidade nominal mais elevada. Muitas pessoas tomam essa decisão acreditando que ela trará mais potência e desempenho para a moto, o que não é verdade. 

Pelo contrário, caso você escolha baterias com capacidades nominais diferentes do indicado, pode ser que isso gere uma sobrecarga nos componentes elétricos do veículo, comprometendo a sua vida útil.

Atentar-se para o tamanho da peça também é de suma importância, afinal, as baterias possuem diversos modelos e dimensões. Por isso, sempre confira os modelos compatíveis com sua motocicleta, principalmente se a compra for realizada virtualmente.

3. Confira o desempenho e a vida útil da bateria

Cada marca fornecerá uma vida útil diferente para o componente. Por esse motivo, é válido considerar o modelo que, além de ser compatível, irá durar mais. 

Além disso, é importante ter em mente qual o desempenho pretendido para sua moto, considerando o momento de arranque e a forma como a bateria preserva o sistema ligado durante os momentos de inatividade.

4. Cheque a polaridade da bateria

Enquanto um especialista realiza a troca da sua bateria, é importante entender o básico sobre o processo de instalação para garantir que o serviço está sendo feito corretamente.

Uma das partes importantes da troca de baterias é identificar o cabo positivo e negativo da peça, pois uma bateria mal instalada pode gerar curto circuito em seu veículo, podendo danificar a parte elétrica do veículo ou ainda causar um incêndio.

Apesar de a identificação parecer simples, bastando apenas verificar onde se encontra o sinal negativo (-) e o sinal positivo (+) para conectar os respectivos cabos – vermelho para corrente positiva e preto para corrente negativa -, variações nas cores podem acontecer.

Para saber mais detalhes do processo de troca de bateria e como deve ser feita a identificação correta dos pólos negativo e positivo, Moura tem um conteúdo completo sobre o assunto. Acesse-o clicando aqui.

5. Escolha sempre baterias de marcas confiáveis

Quando o assunto é bateria de qualidade, optar por marcas renomadas e de confiança, como a Moura, é uma escolha certeira. Muitas vezes, estarão disponíveis no mercado peças mais em conta, mas de procedência duvidosa. 

Nesses casos, o barato acaba saindo caro — sendo mais econômico contar com um produto mais caro na hora da compra, mas que oferece durabilidade e eficiência, como é o caso das baterias Moura. 

De modo geral, sempre preste atenção nas características do produto antes de comprá-lo, procurando se informar se a bateria é original e compatível com o modelo da sua moto.

Qual a melhor bateria para moto Bros?

A melhor bateria para moto é na Moura, confira nossas opções!

Se você está se perguntando qual a melhor marca de bateria para moto, aposte na Moura. Trazendo inovações e novidades para motocicletas VRLA/AGM, como é o caso do modelo Bros, da fabricante Honda, a Moura garante mais durabilidade, energia e performance, seja no asfalto ou fora da estrada (off road).

Sua tecnologia oferece recargas mais rápidas e melhor retenção de energia. Além de Moura garantir que 100% de suas baterias são recicladas pelo Programa Ambiental Moura (PAM).

Então, se você usa sua moto Bros cotidianamente e quer conferir arranques rápidos, com uma tecnologia de ponta e seis meses de garantia, conte com nossos serviços. Afinal, as melhores baterias para moto estão na Moura. Acesse nosso site e confira todas as opções.

Gostou do conteúdo acima? Para ler outros posts sobre o setor automotivo e ciclomotivo, acesse nosso blog!