Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Luz do ABS acesa? Saiba o que é e como resolver!

Luz do ABS acesa? Saiba o que é e como resolver!

4 min

Os freios ABS são obrigatórios para os carros vendidos ou fabricados no Brasil desde o dia 1º de janeiro de 2014, em virtude das leis estabelecidas no Inovar-Auto, programa do Governo Federal. No entanto, você sabe o significado da luz do ABS acesa? 

Entenda que esse pode ser um problema relacionado ao freio. No entanto, para que possamos tirar as suas dúvidas, leia o artigo. Nele, vamos falar tudo sobre a luz do ABS acesa. 

 

O que é o ABS? 

É um sistema eletrônico que complementa o freio e evita que você trave as rodas em uma frenagem de emergência. 

Uma curiosidade é que o nome vem da sigla inglesa Antilock Braking System, por isso no painel do carro você tem a sigla ABS identificada por uma luz do abs acesa no painel.

Qual a diferença entre o freio ABS e o normal?

A principal diferença entre os dois tipos de freio é quanto ao bombeamento do fluido das pastilhas. 

Enquanto no freio ABS, o sistema para aos poucos, no freio normal, o carro trava as rodas por completo, o que pode causar acidentes.

 

O que significa ABS no painel do up? 

Vários são os motivos para a luz do ABS acesa. Um deles é o freio de mão acionado. Também pode ser sinal de problemas no circuito elétrico do carro, perda de líquido de freio ou válvulas hidráulicas com defeito. 

Quais os problemas que podem afetar o ABS?

  • Barulho na frenagem 

É normal os freios ABS terem um ruído tradicional de destravamento da roda quando você realiza uma frenagem mais agressiva. Mas se o barulho é constante, é sinal que o sistema precisa de manutenção e que há um desgaste nas pastilhas. 

  • Trepidação ao frear 

O pedal pode tremer quando você aciona o freio. Isso acontece por causa do empenamento do disco. Além disso, as rodas podem ser responsáveis pelas trepidações. 

  • Problemas nos sistemas elétricos e eletrônicos

Outra causa da luz do ABS acesa é que os freios são alimentados pelo sistema elétrico do veículo. Portanto, podem surgir problemas nos cabos, contatos ou interferências eletromagnéticas. 

Como saber se o sistema de freio ABS está funcionando? 

foto do pedal de freio e acelerador de um carro esportivo

Atenção ao som durante a frenagem. Pode ser sinal de desgaste nas pastilhas

 

Em primeiro lugar, observe o barulho quando você pisa no freio. Se parecer com um som metálico, pode ser um desgaste nas pastilhas. Para resolver o problema, basta trocá-las. 

Além da luz do abs acesa, verifique também se o pedal do freio está duro ou se o carro puxa para um lado quando você pisa no freio. 

Caso essas duas situações ocorram, o seu sistema pode não estar funcionando direito

Como testar o sensor do ABS?

Para testar o sensor do ABS, você pode observar as luzes de controle. No caso da luz do ABS acesa, você deverá checar o sistema. Para isso, leve o automóvel à uma oficina mecânica.

Como destravar o solenóide do ABS?

Abra o parafuso do sangrador. Em seguida, use um grampo (ferramenta). Isso impedirá a sujeira na unidade hidráulica do freio e você conseguirá destravar o solenóide do ABS. 

Como desentupir o módulo ABS?

Comece pelo sangrador da roda. Pise no freio e verifique se há fluido. Depois pise no freio e verifique se há fluido. Em seguida, retire o cano de freio da unidade e pise. Você levará um pouco mais de uma hora para desentupir o módulo. 

 

Como trocar o módulo ABS? 

 

  • Levante o veículo, retire as tampas plásticas, os painéis e componentes para localizar o módulo ABS;
  • Consulte as instruções de reparo do fabricante do automóvel e remova a unidade de ABS.

 

É importante ressaltar que o módulo pode ser removido por completo ou apenas o módulo elétrico se o solenóide estiver conectado ao veículo. 

Como evitar problemas no ABS?

Veja algumas dicas para você adotar e evitar problemas com os freios do seu carro e resolver a luz do ABS acesa:

  • Faça a manutenção preventiva 

Não se esqueça que o automóvel precisa de cuidados. Sempre que você puder, faça a manutenção preventiva e peça para o mecânico olhar o sistema de freio ABS. 

  • Fique atento ao barulho ao frear 

Preste atenção ao barulho ao frear o carro. Se parecer com som metálico, leve à oficina mecânica para uma revisão. É importante sempre verificar qualquer tipo de barulho estranho em seu automóvel.

  • Troque as pastilhas de freio

Troque as pastilhas de freio caso você identifique que há problemas. Essa é a melhor maneira de evitar qualquer transtorno com o ABS.

 

Agora você entendeu o significado da luz do ABS acesa, não é mesmo? Caso note algum problema, providencie a manutenção do seu carro. Veja também como anda a bateria, pois não se esqueça o quanto ela é importante para o seu automóvel. 

Gostou do conteúdo? Acesse sempre o nosso blog para mais conteúdos como esse!  


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Destaque

O que é um carro híbrido? Quais as suas vantagens?

Se você tem dúvidas sobre o que é um carro híbrido, a primeira informação que deve saber sobre esse tipo

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos