Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Licenciamento de veículo: compreenda todos os detalhes!

Dicas Moura

Licenciamento de veículo: compreenda todos os detalhes!

4 min

O licenciamento de veículo é um dos documentos mais importantes do carro. É ele que vai informar se as multas e o IPVA foram quitados. 

Em outras palavras, é o licenciamento que diz se o automóvel está autorizado a andar pelas ruas da cidade. 

Quer saber como consultar o licenciamento de veículo? Vamos te explicar!

 

Ficou interessado no assunto? Siga em frente com a leitura! 

Como consultar o licenciamento de veículo? 

Se você deseja consultar o licenciamento do automóvel, você deve acessar o site do Detran em que o veículo foi registrado. Quem desejar, pode antecipar a taxa de licenciamento junto com o IPVA no início do ano. 

Depois de acessar o site, você deverá procurar a opção de Licenciamento Digital e clicar no botão. Em seguida será direcionado para a página de licenciamento de veículo. Escolha o botão com a opção “Clique aqui para verificar o procedimento”. 

Ao abrir a tela de login, entre com a sua conta ou crie uma caso não possua. Para se cadastrar, basta inserir o número do seu CPF ou CNPJ e uma senha de 8 dígitos. Depois acesse a conta e confirme alguns dados.

Depois, você receberá um código via SMS para confirmar a verificação. Em seguida, será levado até a tela final para finalizar o licenciamento de veículo. 

Para quem já pagou o documento, poderá visualizar na versão digital. Já se o pagamento estiver pendente, poderá ser feita uma solicitação de boleto de regularização

Em que mês o documento deve ser pago? 

 

Close em um cartão de crédito segurado por uma pessoa

Sempre verifique com o Detran de seu Estado a data para realizar o pagamento do licenciamento

A data para o pagamento do licenciamento de veículo depende de cada Estado e do final da placa do veículo. No entanto, proprietários de motos, micro-ônibus, ônibus, caminhão e caminhão trator deverão quitá-lo até julho, caso optem pelo pagamento da cota única do IPVA.

Já se optarem pela segunda cota do IPVA, o licenciamento deverá ser quitado até agosto deste ano. 

O Acre, por exemplo, divulgou o calendário do pagamento do Licenciamento de veículo 2021 junto com a última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O calendário completo pode ser conferido no site do Governo do Estado. 

O Detran de Alagoas também divulgou as datas de pagamento do imposto. No Estado, os automóveis com final 9 e 0 deverão ter o licenciamento quitado no dia 30 de junho de 2021. 

Para outros Estados, consulte o respectivo Detran.

 

O que é taxa de licenciamento? 

A Taxa de Licenciamento é conhecida como Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo. Ela também é conhecida pela sigla TRLAV e é utilizada para manutenções e melhorias periódicas no Detran. 

Essa taxa também garante que os dados dos motoristas estejam seguros e sejam autenticados. Portanto, o valor arrecadado com a taxa é usado para o pagamento das atividades de fiscalização que são feitas pelos órgãos estaduais responsáveis pelo trânsito de veículos. 

Quais problemas o proprietário do automóvel pode ter se andar com o licenciamento vencido? 

Há vários riscos de andar com o licenciamento de veículo atrasado. Veja os principais: 

Você pode consultar os débitos do seu IPVA aqui!

 

  • Você comete infração de trânsito

O CRLV é um documento obrigatório que você precisa emitir todos os anos. Quando você não anda com o documento em dia, você comete infração gravíssima de trânsito. Além disso, paga uma multa de R$293,47 e perde 7 pontos na carteira. 

 

  • Você é impedido de circular com o automóvel 

Além de todos os problemas com a carteira de motorista, você não poderá conduzir o automóvel até que o Licenciamento Anual do Veículo esteja quitado. Se você for notificado e se houver a autuação, poderá ter a CNH suspensa

 

  • Você perde a carteira de habilitação 

A infração é gravíssima e o acréscimo de pontos na carteira pode suspender ou até cassar o seu direito de dirigir. Dependendo da situação, você fica sem dirigir durante seis meses ou até dois anos

Portanto, fique muito atento aos problemas que podem surgir no processo de licenciamento de veículo!

 

  • Você tem o automóvel apreendido

E por fim, o seu automóvel pode ser apreendido. Além disso, você terá que arcar com custos de guincho e outros problemas que poderá ter com o seu carro.

Como você viu neste artigo, não dá para sair por aí sem o Licenciamento de Veículo, não é verdade? Para circular com tranquilidade, fique de olho nas datas de pagamento. Acesse sempre o site do Detran do seu Estado para conferir. 

 

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e saiba do que você precisa para fazer a transferência do veículo. 

Ah, não se esqueça: sempre verifique se a sua bateria automotiva está na validade. 

Se precisar trocá-la, peça uma nova bateria no Moura Fácil! 


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Dicas Moura

O que é IPVA e como pagar esse imposto?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, é uma das obrigações fiscais que todo proprietário

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos