Você saiu para fazer as suas compras no supermercado e de repente se viu cheia de sacolas nas mãos e com dificuldades de abrir a porta do carro. Sabia que com o sistema keyless, você nem precisa aproximar a chave para abrir ou ligar o veículo? 

Basta a chave do carro estar no seu bolso, para que você consiga entrar no carro. Essa tecnologia surgiu com o objetivo de garantir a praticidade do motorista e o conforto.

No entanto, será que vale a pena ter este tipo de sistema no automóvel? Neste post, você vai entender um pouco mais sobre o sistema keyless

Ficou interessado em aprender tudo com a Moura? 

Siga com a leitura do artigo! 

O que é o sistema keyless? 

O sistema keyless é uma tecnologia que proporciona praticidade aos motoristas. Ele dispensa o uso de chaves para destravar as portas do automóvel e o carro funcionar

Assim, tudo que você precisa, pode estar no seu bolso em um simples dispositivo.

 

Como funciona a chave de aproximação? 

A chave de aproximação é conectada aos sensores de distância que ficam nas portas do carro. Esses sensores enviam um sinal de rádio criptografado que tranca e destranca as portas pela proximidade. 

Geralmente, para você conseguir fazer o dispositivo funcionar é necessário ficar 1,5m do automóvel. Desta maneira, a chave também faz com que o veículo acione o motor por meio de um botão que fica no painel do carro. 

O sistema é seguro? 

Apesar do sistema keyless oferecer conforto e comodidade aos motoristas, há quem questione a sua segurança. 

Segundo a associação alemã de automóveis Allgemeiner Deutscher Automobil-Club (ADAC), um simples replicador de sinal de rádio com um receptor próximo ao carro pode destravá-lo e permitir que seja ligado

Desta maneira, o carro poderia ser furtado com mais facilidade, pois pessoas mal intencionadas podem aproximar do condutor e repassar o sinal da chave, que é ininterrupto. 

Assim, bastaria ter um transmissor portátil para um ladrão entrar no automóvel e dar a partida. 

É claro que tudo isso dependeria de um processo de leitura correta da criptografia das chaves, algo que não é tão simples de ser feito.

Como os motoristas receberam a tecnologia keyless?

Segundo uma pesquisa realizada na Alemanha, 76% dos motoristas acham que a chave do carro é um problema. A maioria dos condutores quer que seus automóveis sejam acionados com um smartphone. 

De acordo com os motoristas que participaram da pesquisa, os condutores com menos de 40 anos e que dirigem com frequência, já tiveram experiências negativas com as chaves convencionais. Portanto, 40% de

es preferem um aplicativo de smartphone ao invés das chaves. 

Quais carros têm chave cartão?

mulher dirigindo carro conversível mexendo no cabelo

O sistema keyless é ideal para seu conforto e agilidade

Os primeiros automóveis a aderirem a tecnologia foram os modelos de alto valor como os veículos da Mercedes-Benz, Audi e BMW. 

Hoje, a tecnologia está presente em vários modelos de fabricantes como Nissan, Ford, Honda, Toyota e Renault. Além disso, o sistema keyless já se encontra como item de série de automóveis como o Volkswagen Golf GTD. 

Para que serve o alarme keyless? 

O alarme keyless é compatível com o controle de presença. Ele monitora capô, porta-malas, ignição e portas. Também possui a tecnologia PAN, que monitora o automóvel pela Internet. 

Quais os benefícios do sistema keyless? 

Veja alguns dos principais benefícios do sistema keyless: 

  • Oferece comodidade aos motoristas 

O sistema keyless facilita a vida dos motoristas, pois basta você acionar a maçaneta para abrir a porta do automóvel ou puxar o porta-malas. Sem dúvida, é indicado para quem não quer perder tempo no trânsito. 

  • Tem praticidade com apenas um toque 

 

O que mais chama a atenção neste sistema é que você não precisa de chave para ligar o carro. Você só terá que entrar no automóvel com a chave no bolso e apertar o botão Start/Stop Engine – Ligar/Desligar motor. 

Em outros carros, você terá que apertar o botão para dar a partida. No entanto, há modelos de automóveis que você deverá pressionar o Start Engine

Quais os maiores problemas do sistema? 

Saiba os principais problemas do sistema keyless: 

  • Tem risco do carro ser arrombado 

Como já falamos no início deste artigo, os automóveis que têm a tecnologia de travamento das portas além da partida podem ser arrombados. Alguns hackers podem usar dispositivos para amplificar a potência e reconhecer as chaves do carro.

Assim, com um simples amplificador é possível buscar as chaves em uma área maior e alcançar dezenas de metros com o motorista

  • Pode custar caro para ter o sistema 

A manutenção do sistema é cara. A perda da chave, por exemplo, pode custar milhares de reais para repor. É que essas chaves vem de fábrica e possuem um código criptografado. 

Como você viu neste artigo, há vantagens e desvantagens em carros com sistema keyless. Portanto, para você ter um veículo com essa tecnologia, pense se vale a pena. E caso opte pelo sistema, não se esqueça de ter uma boa bateria automotiva para garantir o funcionamento dos sistemas elétricos e eletrônicos do seu carro. 

 

Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog e confira mais conteúdos como este!