Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Junta do cabeçote: como saber se está queimada?

Baterias Moura

Junta do cabeçote: como saber se está queimada?

junta-do-cabecote
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Conhecida também como junta da colaça ou junta de cúpula, a junta do cabeçote é o revestimento que une o bloco do motor com o próprio cabeçote. A peça garante uma vedação completa entre as duas partes e evita o escape de líquidos e combustão.

Em outras palavras, a junta do cabeçote é responsável por manter o seu motor saudável. Ela assegura que a água ou o óleo não vazem e continuem lubrificando a principal peça do seu veículo. Se a junta do cabeçote estiver queimada você pode ter grandes problemas em um curto período.

Mas como saber se a junta do cabeçote está queimada? É possível andar com a junta do cabeçote queimada? É preciso fazer retífica com a junta do cabeçote queimada? Para acabar com todas as dúvidas, confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Junta do cabeçote queimada

Quando ocorre um superaquecimento do motor, que pode acontecer por diferentes motivos, a junta do cabeçote também sofre com a alta temperatura e acaba queimando. O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como:

Porém, há casos em que nenhuma dessas situações acontece, levando o motorista a acreditar que está tudo bem com a junta. Por isso, a avaliação sobre a junta do cabeçote é considerada uma das maiores dúvidas mecânicas de um veículo. 

Como saber se a junta do cabeçote está queimada?

De fato, a olho nu, não é tão simples estabelecer a real situação da junta do cabeçote. No entanto, há testes que facilitam o trabalho e trazem um resultado mais seguro. Utilizando o aparelho chamado “Testador de vazamento de compressão” você acaba de vez com a dúvida sobre como saber se a junta do cabeçote está queimada.

Aplicando o ar comprimido, a ferramenta é capaz de indicar se há escapamentos no motor, apontando o mau funcionamento da junta. Ao concluir o teste e constatar o defeito, em geral, você tem três opções para o conserto:

  • Retífica do bloco do motor;
  • Retífica do cabeçote;
  • Troca da junta.

Posso andar com a junta do cabeçote queimada?

Agora que você já sabe como identificar o defeito, a seguinte dúvida pode surgir: “Posso andar com a junta do cabeçote queimada?”.

A resposta para esse questionamento é não! A não ser que seja um caso de emergência, uma situação que traga risco para o seu bem-estar ou para os seus passageiros, você jamais deve andar com a junta do cabeçote queimada.

Com o passar do tempo, o defeito vai se agravando e acaba atingindo diretamente o motor do veículo. Além de empenar o próprio cabeçote, o adiamento do conserto pode causar o travamento do motor.

Caso o dano interno seja muito grande, você corre grande risco de tornar o reparo da junta ou do motor praticamente impossível. Portanto, é importante procurar ajuda especializada o mais rápido possível.

Preciso fazer retífica com a junta do cabeçote queimada?

Homem observando a junta do cabeçote de um carro que está com o capô aberto

Caso o defeito seja detectado rapidamente, o conserto da junta do cabeçote será mais simples e barato.

Como explicado, ao detectar o defeito na junta, você tem três opções para resolver o problema. A boa notícia é que nem sempre é preciso fazer uma retífica e gastar um dinheiro maior, comprometendo a sua rotina de trabalho.

Confira, abaixo, qual é a melhor ação em cada caso.

Quando não é preciso fazer retífica com a junta do cabeçote queimada?

Lembra quando falamos que não é recomendável andar com a junta do cabeçote queimada? Pois é justamente seguindo esta dica que você evita maiores dores de cabeça e também a necessidade de fazer a retífica do cabeçote.

Ao detectar o defeito logo no início e levar diretamente para um mecânico, os danos tendem a ser menores. Você só terá que investir em uma junta nova e no alinhamento da peça com o cabeçote que já está no carro.

Em geral, trata-se de um serviço rápido, com a montagem do bloco e a colocação da nova junta – seguidos de um teste para saber se não ficou nenhum vazamento. O custo também tende a ser bem mais baixo.

Quando é preciso fazer retífica com a junta do cabeçote queimada?

Quando você continua rodando com o carro mesmo sabendo do defeito, o problema pode atingir diretamente o cabeçote ou mesmo o motor – como já explicado. E quanto mais o tempo passa, mais difícil fica a situação.

Ao decidir parar o veículo e levar até o mecânico, a solução será a retífica do cabeçote ou do motor. Nesse caso, o serviço é muito mais demorado e complexo, demandando testes com manômetro com a finalidade de verificar se há vazamentos internos.

Além de ficar um período maior sem o seu veículo, ao fazer a retífica do cabeçote ou do motor você gastará muito mais.

O melhor caminho é sempre optar por manutenções preventivas ou preditivas e ficar atento aos sinais de defeito. Garantir o bom funcionamento da junta do cabeçote é trazer maior tranquilidade no seu dia a dia, bem como, evitar custos além do necessário. 

Agora que você já sabe a importância de manter o bom funcionamento da junta do cabeçote, é interessante escolher uma bateria de qualidade para garantir ainda mais segurança e conforto para seu veículo para você aproveitar suas viagens sem se preocupar. 

E as baterias Moura são excelentes opções, sempre com qualidade e ótima funcionalidade. Confira mais!

Peça sua bateria online


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Moura lança nova geração de baterias automotivas de alta performance

Uma nova geração de baterias automotivas tecnológicas. Líder em vendas na América do Sul e peça original de metade de...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos